Quem é Caito Maia? 7 aprendizados com o criador da Chilli Beans

Sobre o que estamos falando?

  • Criador da maior marca de óculos da América Latina, Caito Maia fundou a Chilli Beans e é investidor no programa Shark Tank Brasil;
  • Entre as maiores lições, conhecer quem é Caito Maia é descobrir sobre a busca constante por novas oportunidades, o investimento em bons profissionais, a atração do público através de boas histórias e o investimento em tecnologia;
  • Quanto à tecnologia, você também pode otimizar a sua gestão e trilhar o próprio caminho de sucesso. Com a Conta Azul Pro, é possível integrar todos os setores do negócio, facilitar as demandas diárias e tomar decisões mais assertivas.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Você sabe quem é Caito Maia? Um dos empresários mais influentes do Brasil, proprietário e idealizador da maior marca de óculos da América Latina, a Chilli Beans. Mas muitos podem reconhecê-lo como um dos investidores do programa Shark Tank Brasil.

Empresas são que nem óculos: não importa quão bonito seja, nem todos caem bem em você. Por isso, a história de Caito Maia passa por fracassos e sucessos. Ele não deixou a falha com a Blue Velvet embaçar a visão do futuro e enxergou sucesso em uma nova empreitada.

Ao estudar quem é Caito Maia e qual é a história do “tubarão mais fofo” do Shark Tank Brasil, pode-se tirar 7 lições importantíssimas. Mas não precisa sair daqui para conhecer mais sobre essa trajetória, pois trouxemos todas essas informações abaixo. Descubra a história de sucesso de um empreendedor com estilo! 😎

Confira os tópicos:


Reprodução Instagram @caitomaiaoficial

Quem é Caito Maia? 

Nascido no município de Cotia (SP) em 1969, Caito Maia, na verdade, se chama Antonio Caio Gomes Pereira Filho. Nós o conhecemos por um apelido da juventude, como ele conta em entrevista ao Museu da Pessoa.

Desde novo, a personalidade do empresário mescla o perfil centrado da mãe e o comportamento espirituoso do pai, que era músico e professor de piano, inspirando-o na paixão pelas canções.

Quando jovem, Caito queria estudar música nos Estados Unidos, mas os pais não tinham condições financeiras para isso. Com grande foco desde cedo, ele guardou dinheiro por conta própria e viveu o sonho no Exterior. 

Enquanto estudava na faculdade de Berkeley, ele foi garçom, lavou pratos e fez diversos bicos. O foco dele até então era a banda de rock Las Ticas Tienen Fuego, que chegou a ser indicada para um prêmio da MTV em 1996.

O problema é que a música não era uma boa alternativa para a saúde financeira e, percebendo isso, Caito resolveu fazer dinheiro com vendas. Ele se mudou para a Califórnia e comprou 200 óculos de um camelô. 

As peças eram diferentes dos modelos até então vendidos no Brasil, que seguiam apenas um determinado padrão. Quando começou a trazer os produtos para cá, ele oferecia opções únicas e diferenciadas para as pessoas e vendia todo o estoque.

Após algumas idas e vindas (e muitos óculos vendidos), Caito decidiu criar a marca Blue Velvet. O problema é que não havia um bom controle de fluxo de caixa e, depois do atraso no pagamento de alguns clientes, ela faliu.

Mesmo com a falência da primeira empresa, Caito sabia que os conhecimentos adquiridos com a experiência eram muito valiosos. Com resiliência, ele colocou a gestão financeira em dia, recuperou-se e criou a marca que hoje é uma das maiores referências em óculos no Brasil: a Chilli Beans.

Aprenda a criar nomes de marcas como a Chilli Beans.

Entenda a história por trás da Chilli Beans 

A veia empreendedora define muito quem é Caito Maia. O fato do primeiro negócio ter falhado o fez refletir sobre os próprios erros e até buscar mais conhecimentos sobre controle financeiro empresarial. 

O recomeço partiu do estoque que sobrou da Blue Velvet. Ele decidiu vender os óculos em um evento itinerante de São Paulo, chamado Mercado Mundo Mix, que era focado no comércio de roupas e acessórios. 

A exemplo do que já acontecia antes, os modelos diferenciados e repletos de estilo venderam muito bem. Com o sucesso do estande, ele decidiu dar vida à nova empresa com um nome que ele já havia idealizado para um futuro empreendimento, a Chilli Beans.

Inspirada no prato típico da culinária tex-mex — fusão da cozinha mexicana e estadunidense —, a marca foi criada em 1997. Ela faz referência à paixão de Caito pelos sabores picantes que consumia nos EUA e tem tudo a ver com a irreverência dos produtos. 

Com novos ares e muito aprendizado acumulado, a Chilli Beans começou a expansão. Em 2000, Caito abriu o primeiro quiosque em um shopping. Em seguida, começou a franquia e a expandiu rapidamente.

Aprender com os próprios erros, ter resiliência para recomeçar e acreditar nas próprias ideias são alguns dos aprendizados que podemos ter ao entender quem é Caito Maia. Não é à toa que hoje ele é um dos investidores do Shark Tank Brasil.

Aprenda a encontrar oportunidades no mercado online.

Quais são os resultados atuais dessa jornada?

Do início da expansão até hoje, a Chilli Beans conta com mais de 800 pontos de venda espalhados no Brasil e em países como Chile, Estados Unidos, Tailândia, México, Colômbia, Portugal, Kuwait, Peru e Israel, segundo o portal de franqueados da empresa. 

Além disso, a marca lança mais de 10 modelos de óculos todas as semanas. Com o tempo, ela passou a comercializar outras mercadorias. Atualmente o catálogo conta também com bolsas, mochilas e relógios.

Entre os principais reconhecimentos conquistados pela empresa ao longo da história, se destacam: 

  • Uma das 1000 melhores franquias do Brasil para se investir, pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios; 

  • Melhor loja de inovação do mundo em 2012, segundo o Retail Design Institute;

  • Melhor franquia brasileira em 2015, pela Associação Brasileira de Franquias;

  • Excelência em Franchising 2017;

  • Top 25 Franchising Brasileiro 2017;

  • 19º Prêmio Lojista Alshop 2017;

  • Prêmio Alshop Lojista pela excelência nos produtos.

Para entender o sucesso de Caito Maia, a fortuna acumulada por ele é um bom ponto de partida. Hoje em dia, estima-se que o lucro anual da Chilli Beans seja de cerca de R$ 700 milhões.

Esses dados são do portal Suno, que mostra que a empresa tem um plano de crescimento para atingir o faturamento de R$ 1 bilhão nos próximos anos, com mais de 1,2 mil franqueados ao redor do mundo. 

Entenda como é calculada a margem de lucro de uma empresa.

7 aprendizados de Caito Maia para você se inspirar! 

Entender quem é Caito Maia e de onde ele veio é uma ótima inspiração para buscar resultados cada vez maiores no próprio negócio.

Se você deseja empreender melhor, acompanhe os aprendizados que listamos abaixo, retirados de uma mentoria feita por Caito no evento brMalls Partners 2020.

1. Busque sempre por novas oportunidades 

Com o fechamento das lojas na pandemia, Caito enxergou uma oportunidade. Ele adiantou melhorias no site da Chilli Beans planejadas para os dois anos seguintes. Com isso, os negócios digitais cresceram 450% e seguiram expandindo mesmo após a reabertura dos pontos físicos.

2. Seja próximo do seu time

Mesmo com profissionais espalhados no Brasil e no mundo, Caito acredita que deve estar próximo da equipe para que ela se mantenha motivada. Isso é feito através de uma rede de mais de 180 supervisores, contratados em parceria entre ele e os franqueados.

3. Invista na sua própria cultura organizacional

Por mais que a Chilli Beans tenha os próprios valores, ela está em inúmeras regiões e em diferentes países. Por isso, ela procura adaptar os pilares às culturas locais, sendo que cada franqueado pode adequar abordagens e comunicação de forma regional.

4. Defina metas alcançáveis para a equipe

Caito Maia investe muito em estratégias para aumentar as vendas da marca, mas elas devem ser alcançáveis para a equipe. O melhor jeito de engajar os funcionários, segundo Caito, é “respeitar as pessoas do jeito que elas são”.

5. Contrate profissionais de diferentes perfis

Prezar por times plurais é uma tendência de negócio. Para Caito, isso é importante porque permite atender aos diferentes perfis do público. Contratando desde os estilos mais modernos, até os mais clássicos, ele garante que a marca seja para todos.

6. Atraia seu público contando histórias

Negócios lucrativos são aqueles que criam experiências. Seja ao contar a história de um produto no site ou ao lançar uma linha da Marvel Comics na live de um canal nerd, a Chilli Beans procura criar identificação e conquistar a admiração das pessoas. Isso é branding.

7. Extraia o melhor da tecnologia 

A exemplo do e-commerce, Caito sempre extrai o melhor da tecnologia. Sempre atento ao CRM, ele sabe tudo sobre a performance diária da empresa, comportamento dos clientes, produtos mais vendidos, taxas de conversão, resultados das franquias, e assim por diante.


Reprodução Instagram @caitomaiaoficial

Inspire-se em histórias de sucesso e conte com uma gestão inteligente

Histórias como a do Caito ajudam a perceber como paixão e investimento na marca dão propósito para uma empresa. E é isso que a impulsiona na jornada do sucesso. Porém, o coração sozinho não traz a vitória. Também é preciso cérebro e boa gestão.

Se a Conta Azul Pro fosse um livro, teria várias trajetórias épicas para contar. E você pode ser o herói da próxima. Afinal, é uma plataforma de gestão integrada que dá ao empreendedor o domínio sobre todos os dados e processos do negócio.

Um bom exemplo é o Mailton Gomes, empreendedor de sucesso, que conta a história de como o Receba Fácil e a Conta Azul Pro o ajudaram a economizar dias de trabalho

Após conhecê-la, não perca tempo! Faça agora mesmo o teste grátis da Conta Azul Pro.

Leia mais:

Newsletter

Faça agora a gestão financeira do
seu negócio em um único lugar