Quem é Alexandre Costa? 6 lições para aprender com a Cacau Show

Sobre o que estamos falando?

  • A história de sucesso de Alexandre Costa, fundador e CEO da Cacau Show, começou aos 17 anos e hoje é fonte de inspiração para quem deseja montar o próprio negócio ou melhorar a gestão da sua empresa;
  • A Cacau Show é um exemplo a ser seguido de gestão com foco em crescimento e bons resultados. A sua empresa pode seguir o mesmo caminho! Com o auxílio da Conta Azul, você tem um controle financeiro, de estoque e de dados sempre atualizado.

Experimente grátis a Conta Azul!

Você é dono de um pequeno negócio e gosta de se espelhar nas histórias dos maiores empreendedores do país? Hoje nós vamos contar um pouco sobre a trajetória e evolução de Alexandre Costa, CEO e fundador da Cacau Show.

A trajetória do Alê pode ser parecida com a sua e de tantos outros profissionais: uma história que começou cedo, com pouco recurso, mas que se transformou com planejamento, controle financeiro e muita força de vontade. 

A Cacau Show é a quarta maior rede de franquias do Brasil, conforme a Associação Brasileira de Franquias (ABF). Hoje, são mais de 2.700 lojas espalhadas pelo país, entre franquias e lojas próprias. Além disso, ela é também a maior rede de chocolates finos do mundo.

Se você quer crescer como o Alê, mas não sabe por onde começar, continue a leitura e veja os seguintes tópicos:

Quem é Alexandre Costa da Cacau Show?

Filho de comerciantes, desde criança Alexandre acompanhava a mãe nas vendas de chocolate, o que o colocou nesse mercado bem cedo. 

Ainda no final dos anos 80, sua mãe desistiu da venda, mas Alexandre retomou o negócio por conta própria aos 17 anos. Em pouco tempo, o empreendedor atingiu a marca de 2 mil encomendas na Páscoa. 

A fábrica parceira não deu conta da demanda, mas ele não desistiu. Alê pegou dinheiro emprestado, comprou o material para produção e realizou suas entregas. Depois de perceber que realmente poderia crescer e se diferenciar nessa área, buscou estudar e fazer cursos voltados para a produção de chocolates, a fim de aprimorar sua técnica.

Quem vê o enorme sucesso de Alexandre Costa, nem imagina que a trajetória começou do zero, assim como diversos brasileiros. Porém, seu diferencial foi acreditar na qualidade e na consistência do modelo de negócios, o que fez da Cacau Show uma marca gigante no setor alimentício.

Cacau Show: a maior rede de chocolates finos do mundo

Com espírito empreendedor, Alê Costa identificou a oportunidade de crescimento em um mercado carente de produtos de qualidade e com bom custo-benefício. Assim, ele usou o lucro dos ovos de páscoa para fundar a Cacau Show em 1988. 

Tudo começou ainda com encomendas, sem loja física. As vendas eram realizadas em padarias, supermercados e por representantes de vendas. Apenas em 2001 a primeira loja foi inaugurada.

Mostrando que persistência é seu carro chefe, em 2008, 20 anos após a fundação da marca, a Cacau Show atingiu o recorde de mil lojas físicas, tornando-se a maior rede de doces finos do país.

A marca atua em quatro formatos:

  • Loja Convencional: com conceito moderno de varejo, oferece todos os produtos;
  • Loja Smart: loja conceito em grandes cidades, que visa ser um ponto de encontro para clientes;
  • Loja Container: ponto de venda menor, mas que oferece boa parte dos produtos e exige o investimento inicial mais baixo para quem deseja ser franqueado;
  • Quiosque: ponto de venda com atendimento rápido e estrutura reduzida.

Além das vendas em lojas físicas, a Cacau Show ainda trabalha com revendedores, lojas temporárias e atendimento para grandes eventos. 

6 lições de empreendedorismo para aprender com Alexandre Costa 

Nesse ponto, você já percebeu que Alexandre Costa é um dos empreendedores brasileiros de mais sucesso. Portanto, avaliar sua trajetória e aprender com os seus passos é uma verdadeira aula de como fazer negócios.

Por isso, separamos as lições mais importantes que Alê nos ensinou. Confira:

Invista em um nicho

Alê Costa percebeu que havia um espaço inexplorado no mercado de chocolates: os produtos eram industrializados e com baixa qualidade ou então eram bons, mas caros.

Entre os dois extremos, ele encontrou seu lugar, criando chocolates artesanais de ótima qualidade e com valor acessível. Ao escolher o nicho de atuação, Alê conseguiu crescer e desenvolver sua marca.

Como aplicar na sua realidade?

Ao definir o nicho, você tem a oportunidade de encontrar um posicionamento diferente, contemplando algo que os concorrentes ainda não oferecem. Essa é uma ótima forma de ganhar destaque. 

Seja persistente 

Motivos não faltaram para o CEO da Cacau Show desistir, certo? Se ele tivesse abandonado seu sonho, hoje não estaríamos desfrutando das delícias que sua marca oferece. 

A persistência e a criação de metas foram ingredientes do seu sucesso, afinal, obstáculos sempre vão aparecer, mas devem ser encarados como um “tempero que ressalta o sabor das conquistas”, como o próprio Alê gosta de afirmar.

Como aplicar na sua realidade?

Não desista! Sabemos que nem sempre os desafios são fáceis, mas se você acredita no seu negócio, busque ajuda, estude o seu mercado e lembre da história da Cacau Show, que deu a volta por cima mesmo após um período de dificuldades.

Fortaleça o relacionamento com o cliente 

Os clientes são a razão da existência de um negócio, por isso, devem estar sempre em primeiro plano. 

O fato de vender chocolates porta a porta fez com que Alexandre tivesse um contato mais próximo com os consumidores. Com isso, ele percebeu a importância de conhecer o que eles pensam e o que gostam.

Como aplicar na sua realidade?

Dentre todas as lições de empreendedorismo, uma das mais importantes é saber ouvir o seu público-alvo, entender quando eles estão insatisfeitos e saber corrigir problemas. Sem essa troca é impossível crescer. Mantenha sempre o canal aberto para aqueles que confiam e consomem seus produtos ou serviços. 

Metas não são fixas 

Metas são importantes na hora de elaborar o planejamento estratégico. Foi com o apoio delas que Alexandre conseguiu manter o foco e saber onde queria chegar. Entretanto, a flexibilidade com os objetivos é importante para continuar avançando. 

Como aplicar na sua realidade?

Trace metas realistas, faça um bom planejamento, mas não se torne um escravo dele. Pense que imprevistos e mudanças podem acontecer, e se isso acontecer, as metas também precisam de ajustes. 

Invista na experiência

Consumir um produto é bom, mas vivenciar uma experiência de compra inesquecível é melhor ainda. O mercado está mudando, e oferecer mais do que simples produtos não é mais um diferencial, é algo já esperado por seus clientes. 

A Cacau Show, além de vender chocolates de alta qualidade, ensina aos consumidores sobre a história do cacau, as diferenças entre cada tipo de chocolate, como harmonizar os sabores e ter uma experiência completa com o produto.

Além de conquistar clientes, a empresa transmite conhecimento a outras pessoas e mostra que não é preciso ser um especialista de chocolate para entender sobre o assunto. 

Como aplicar na sua realidade?

Se você fosse seu próprio cliente, como gostaria de ser tratado? O que você gostaria que a empresa te oferecesse, além de produtos? Pensando assim, você identifica o que é possível fazer para proporcionar uma ótima experiência ao consumidor.

Planejamento é essencial

Após ficar sem fornecedor e se virar para produzir os 2 mil ovos de páscoa, Alê aprendeu a lição mais valiosa dos negócios: planejamento. Para não passar mais por essa situação, ele se especializou, fez cursos no exterior, aprendendo com pessoas experientes e, principalmente, colocou em prática tudo que aprendeu. 

Como aplicar na sua realidade?

Planejamento não é só controle de produção e manter o olho em um cronograma. Planejar envolve conhecimento, preparo, busca por inovação e muito mais.

Se planejar para produzir mais em datas comemorativas e poupar em épocas de vendas mais baixas são exemplos de como seu negócio pode organizar o fluxo de trabalho e superar desafios. 

Que tal aprender um pouco mais sobre como começar um negócio? Leia também:

quem-e-alexandre-costa-6-licoes-para-aprender-com-a-cacau-show1

Assim como o Alê, planeje-se para crescer!

A Cacau Show se tornou a maior rede de chocolates finos do mundo devido à persistência de Alê, sua inovação e por saber onde queria chegar. Tudo isso envolve resiliência, conhecimento e um bom planejamento dos negócios.

Sua empresa pode contar com um parceiro nessas etapas. O ERP Conta Azul é um sistema de gestão que facilita e une em um só lugar tudo aquilo que você precisa no dia a dia: controle financeiro, gestão fiscal e tributária, organização contábil, gestão do estoque e muito mais. 

O sistema oferece para sua empresa facilidades como:

  • Fim do uso de diversas planilhas e anotações para controle de resultados e informações importantes;
  • Possibilidade de reduzir imprevistos com estoque, fluxo de caixa, controle contábil e gestão de vendas;
  • Simplicidade na hora de emitir relatórios de desempenho e de resultados dos principais setores da empresa;
  • Agilidade para gerenciar contatos de clientes e fazer vendas em tempo real.

Além da opção para computador, você pode fazer todas as suas consultas pelo celular, através do App Conta Azul De Bolso. Assim, você acompanha sua empresa independentemente de onde estiver, seja na fila do banco, no supermercado ou no caminho de volta pra casa.

Dê o primeiro passo e trace seu caminho para alcançar o sucesso como o Alexandre Costa da Cacau Show. Clique aqui e experimente a Conta Azul sem pagar nada!

Newsletter

Faça agora a gestão financeira do
seu negócio em um único lugar