Gestão do Negócio

Quanto custa um ERP? Descubra aqui!

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 31/01/2024 | 8 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Existem muitas dúvidas sobre quanto custa um ERP por conta da grande variedade de sistemas integrados de gestão empresarial disponíveis no mercado;
  • Implantação, treinamentos dos envolvidos e número de acessos influenciam no valor cobrado;
  • Se você quer uma plataforma de gestão integrada de alto custo-benefício para fazer o controle financeiro da sua empresa, conheça a Conta Azul Pro: faça o teste grátis agora!

Experimente grátis a Conta Azul!

Entender quanto custa um ERP é o passo seguinte para quem já reconhece a importância de ter um sistema de gestão empresarial completo. Como qualquer plataforma, há investimentos envolvidos na contratação.

Uma boa ferramenta de gestão empresarial possui funcionalidades que vão além do controle financeiro. Logo, os critérios de preço são amplos e conhecer as médias de valores já ajuda muito na sua procura.

Nós pesquisamos quais são os principais valores referenciais na contratação de um sistema ERP e apresentamos os resultados abaixo. Também mostramos quais são os aspectos que você deve considerar na avaliação do custo-benefício dessa ferramenta.

Faça uma boa leitura!

Confira os tópicos:

Quanto custa um ERP

Em média, você sabe quanto custa um ERP?

Com um ERP, é possível fazer os controles financeiros de uma empresa, sem contar com o gerenciamento dos demais setores, como estoque.

Bom, se você acha que um ERP é algo muito caro e está além das suas possibilidades, saiba que é possível encontrar no mercado sistemas com valor mensal a partir de R$ 30, podendo variar até aproximadamente R$ 500. 

Algumas empresas costumam oferecer descontos, inclusive, para pagamentos semestrais ou anuais. O que não pode ser ignorado é que muitos ERPs também oferecem boas soluções complementares para serem adquiridas à parte.

Por exemplo, qual a solução de cobrança que você utiliza hoje em dia? Está satisfeito com as taxas? Pois é, alguns sistemas ERP online possuem alternativas com tarifas inferiores às praticadas no mercado. Isso em contar com a possibilidade de integrar os dados. A solução de cobranças da Conta Azul é uma delas.

Porém, além da mensalidade de um sistema de gestão empresarial, outros gastos também podem ser considerados. Continue lendo e veja quais são.

Principais custos de um ERP

Os custos envolvidos na contratação de um sistema integrado de gestão empresarial podem variar de acordo com a empresa que o oferece. Geralmente, esse produto é disponibilizado por meio de planos: quanto maior o valor, a mais funcionalidades o empreendedor tem acesso.

Confira abaixo a lista com os 6 principais custos de um ERP:

Personalização

O melhor ERP é aquele que atende, por completo, as necessidades do seu negócio. Porém, nem sempre é possível encontrar um sistema pronto, que contemple tudo o que você precisa.  

A saída acaba sendo a personalização ou customização do sistema, que diz respeito às alterações feitas no ERP para se adequar às necessidades da sua empresa. 

Acontece que essas modificações têm custo e, dependendo do que for solicitado, nem sempre é tão barato. A Conta Azul Pro auxilia nesse ponto por meio das integrações com outras plataformas administrativas e operacionais.

Número de acessos ou licenças de uso

Para que um colaborador use o ERP, é necessário que o gestor forneça um acesso ou licença e isso também influencia no preço cobrado. 

A lógica é bastante simples: quanto mais acessos, mais cara pode ficar a assinatura do ERP. A dica é dar prioridade a quem vai ter realmente um contato mais próximo com o sistema, como os colaboradores dos setores financeiro, vendas e estoque, por exemplo.

Ah, algo que precisa ser mencionado junto ao número é o controle de acesso. A Conta Azul Pro oferece usuários ilimitados e sem problemas de segurança. É possível criar logins diferenciados para cada colaborador, limitando o que cada um pode visualizar.

Implantação na empresa

A implantação de um ERP é muito importante para garantir o sucesso do uso do sistema na empresa. 

Algumas etapas deste processo incluem instalação, quando a plataforma não é online, migração de dados, ou seja, passar todas as informações do negócio para o ERP, e treinamentos.

E, dependendo da empresa que irá fornecer o ERP, custos com a implantação podem ser cobrados à parte.

Treinamento da equipe

Como falamos, alguns ERPs do mercado cobram pelos treinamentos. Geralmente, o valor é definido pela quantidade de colaboradores.

Além disso, você também precisa considerar nos seus custos o valor das horas dos seus funcionários que irão participar do treinamento, já que eles vão estar deixando de fazer outra atividade na empresa.

Contudo, atenção: isso jamais deve ser visto como um gasto e sim, como um investimento no seu negócio!

Vale lembrar também que alguns ERPs oferecem treinamento gratuito, como a Conta Azul. Clique aqui e confira.

Acompanhamento do suporte

Por melhor que seja o ERP que o dono do negócio escolheu, é essencial ter um bom suporte.

Afinal, mesmo que não ocorram problemas no sistema, dúvidas podem surgir no dia a dia e nada melhor do que ter o apoio de um técnico especializado. Entretanto, em alguns casos, o suporte também não está incluso no valor da mensalidade do ERP.

Atualizações do sistema

Com o passar do tempo, boa parte das empresas que oferecem ERPs vão aprimorando o sistema. Isso é chamado de atualização, o que também pode ser cobrado, em alguns casos. Um bom sistema de ERP online terá atualizações frequentes de funcionalidade e segurança para o dono de negócio.

ERP gratuito vale a pena?

ERPs gratuitos valem muito a pena em duas situações. A primeira delas é para quem está estudando administração e áreas afins.

Nesse caso, o estudante precisa de um acesso constante a uma plataforma. Por usar uma empresa fictícia para estudo, não precisa se preocupar com eficiência ou segurança. Pode estudar gestão estratégica e locação de recursos a vontade.

A segunda é para quem gosta de empreender e está começando a entender como a tecnologia ajuda na gestão financeira e geral.

No entanto, os ERPs gratuitos possuem poucas funções, e nem sempre é possível integrar os dados dos setores. Então, para um gerenciamento completo do seu negócio, você precisa contar com uma ferramenta mais completa, principalmente se a sua empresa já tiver um volume alto de vendas.

Nesse caso, podemos dizer que um ERP gratuito não vale a pena para o empreendedor.

Quanto custa um ERP

Procurando um ERP com melhor custo-benefício? Então conheça a Conta Azul Pro!

A Conta Azul Pro é uma plataforma de gestão integrada e completa, que oferece funcionalidades que vão além do planejamento e controle financeiro de uma empresa: gestão de estoque e monitoramento das vendas pelo celular são algumas delas.

Confira algumas das vantagens em usar a Conta Azul Pro:

  • Personalização: envio de propostas, orçamentos e contratos personalizados, se você trabalha com prestação de serviços;
  • Acesso: distribua logins para diversos colaboradores com limite de permissões. Ou seja, você pode escolher quem vê o que;
  • Implantação: conte com toda a Equipe Azul no auxílio da implantação da plataforma e na migração de dados;
  • Treinamento da Equipe: a Conta Azul Pro oferece treinamento e suportes gratuitos;
  • Atualizações do sistema: nossa plataforma de gestão integrada recebe novas funcionalidades com grande frequência e todas elas são gratuitas.

Ainda, você consegue:

  • Economizar tempo com tarefas feitas manualmente, como a conciliação fiscal e bancária;
  • Emitir relatórios importantes de forma simples;
  • Eliminar riscos de falhas humanas, como lançamentos errados no caixa;
  • Ter as informações da sua empresa guardadas em um sistema seguro;
  • Receber lembretes automáticos dos vencimentos dos seus clientes para cobrá-los em tempo hábil;
  • Acessar todas essas informações de onde estiver, pois o ERP da Conta Azul é online e precisa apenas de internet para funcionar.

Teste agora a Conta Azul Pro: o custo? Nenhum, é grátis!

Leia mais

Leia também