Qualidade de vida no trabalho nas empresas

2 Comentários Publicado:  Assunto: RH

Qualidade de vida no trabalho nas empresas

O tema qualidade de vida no trabalho nas empresas está cada vez mais relacionado à produtividade e bons resultados - o que já seria suficiente para montar um programa com tal abordagem. Mas os benefícios vão além e podem ser alcançados com ações fáceis de adotar.

Indique seu Contador  Conecte-se a seu contador via ContaAzul: economize tempo e dinheiro na gestão Quero indicar meu contador

O que é qualidade de vida no trabalho nas empresas

Se existe uma palavra que pode resumir a qualidade de vida no trabalho (QVT), ela é satisfação. Um profissional satisfeito executa as suas tarefas com maior entusiasmo, bom humor e motivação, demonstra maior comprometimento com as metas da empresa e inclinação para encontrar soluções criativas e inovadoras para desafios comuns.

A QVT, então, consiste em um conjunto de ações cujo objetivo é promover esse comportamento construtivo em pessoas que passam a maior parte dos seus dias no ambiente de trabalho. Sua missão é tornar a rotina profissional mais agradável, saudável e segura, levando o colaborador a acreditar que está no lugar certo, fazendo o que gosta.

Mas não é apenas a equipe que sai beneficiada do processo. Como consequência do maior nível de satisfação geral, é esperado que a QVT promova ganhos de rendimento individual que alcancem o coletivo, relacionando-se positivamente com os resultados.

13 benefícios da QVT nas empresas

Vamos pegar uma carona no artigo de José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) para destacar boas razões para apostar na qualidade de vida no trabalho nas empresas. Confira:

  1. Investimento no treinamento e desenvolvimento dos colaboradores
  2. Maior engajamento das equipes a partir de sua valorização
  3. Definição de áreas comuns para a integração dos funcionários
  4. Valorização de competências e habilidades dos empregados
  5. Incentivo à relacionamentos interpessoais mais positivos
  6. Estímulo ao individual e coletivo aos direitos dos trabalhadores
  7. Maior atenção à segurança e saúde dos profissionais no trabalho
  8. Elevação da produtividade individual e coletiva dos colaboradores
  9. Ganho de saúde física e emocional com projetos de ergonomia e ginástica laboral
  10. Redução nos casos de doenças provenientes do trabalho
  11. Criação de uma ambiente mais saudável para a execução das tarefas
  12. Inclusão e acessibilidade para portadores de deficiências físicas
  13. Fomento à liberdade de expressão e participação de todos.

Como implantar a QVT em pequenos negócios

Os benefícios são claros. Mas entre a teoria e a prática, nem sempre é fácil acertar na estratégia. Como uma pequena empresa, com sua estrutura enxuta, pode alcançar tão alto nível de satisfação entre aqueles que nela atuam?

Essa é uma questão que se impõe, pois raramente um negócio de pequeno porte conta com um departamento de Recursos Humanos, que é o setor encarregado de propor um programa de QVT no trabalho.

Ainda que todas as tarefas gerenciais fiquem a cargo de uma só pessoa - o dono do negócio -, não cabe ao gestor usar a dificuldade como desculpa. Com o mínimo esforço, apenas cumprindo com o que já se espera dele, estará dando um passo importante.

Estamos falando, por exemplo, do recrutamento de profissionais adequados para a função, da definição de uma política justa de salários e benefícios, além de carga horária compatível e do suprimento de necessidades básicas dos colaboradores. A insatisfação e a consequente redução na qualidade de vida no trabalho começam quando aspectos básicos como os citados são desconsiderados.

Mas não pretendemos incentivá-lo a ficar no básico. Afinal, para colher melhores resultados junto à equipe e vê-los se refletirem no desempenho da empresa, é preciso ir além. Veja agora boas ações que pode adotar em seu negócio.

1. Invista no funcionário

Pode parecer clichê, mas oferecer cursos e treinamentos aos colaboradores não é um gasto e sim um investimento. Você ganha duplamente: tem um funcionário mais motivado em razão da empresa apostar no seu desenvolvimento profissional e ele se torna mais produtivo, hábil e capaz para executar suas tarefas.

2. Garanta um ambiente saudável

Muitas vezes, a satisfação dos funcionários mora nos detalhes, em uma mesa adequada junto a uma cadeira confortável, em uma sala com conforto térmico e acústico e com boa iluminação. Ouça o que a sua equipe tem a dizer quando questionada sobre as condições de trabalho.

3. Seja flexível na jornada

Cada vez mais, o rigor no horário de trabalho vem diminuindo em nome de uma maior produtividade. Não se trata de as pessoas trabalharem menos, mas de terem flexibilidade para estabelecerem a jornada que melhor combine com a sua rotina. Isso ajuda na organização e aparece no desempenho. Vale inclusive o home-office se a atividade permitir.

4. Ofereça uma avaliação de desempenho

Um termo que cresce nas empresas é o feedback, que corresponde a uma conversa com o colaborador na qual é avaliado o seu desempenho. É importante que o diálogo seja construtivo, mostrando acertos e erros, apontando o que pode ser feito diferente para melhorar. Quando isso ocorre de forma contínua, o funcionário percebe a preocupação da empresa com ele e se sente mais seguro ao identificar se está no caminho certo.

5. Valorize os talentos

O feedback positivo, sobre o qual acabamos de falar, é também um momento de valorizar um trabalho bem executado, elogiando e engrandecendo o colaborador. Mas se permita parabenizá-lo também em frente aos colegas, pois esse reconhecimento é motivador. E não se esqueça de deixar as portas abertas para promoções na empresa, seja em termos salariais ou de funções.

Qual o nível de satisfação na sua empresa?

Você já parou para pensar em como anda a qualidade de vida entre os trabalhadores da sua empresa? Acredite: o descontentamento pode ser maior do que aparenta. No Brasil, os índices de insatisfação são preocupantes, conforme identificou pesquisa divulgada neste ano pela comunidade de carreiras Love Mondays.

Segundo o levantamento, o percentual de funcionários insatisfeitos varia entre 26% e 32% nas diferentes regiões do país, sendo que o maior índice foi registrado no Nordeste e o menor no Sul. Salvador é a cidade líder dessa espécie de ranking negativo, com 35%.

O estudo ainda revelou que, entre as profissões com maior nível de insatisfação, estão agentes (36%), funcionários da área comercial (34%), professores (34%), auxiliares (34%) e gerentes (31%).

Se você não sabe como anda a QVT na sua empresa, um instrumento eficaz para a sua medição é a chamada Pesquisa de Qualidade de Vida no Trabalho. Sua metodologia parte da análise integrada de dimensões biológicas, psicológicas, sociais e organizacionais. A partir dos resultados, o gestor pode promover ações específicas. Uma consultoria em recursos humanos pode lhe dar suporte para esse projeto.

Dê um salto de qualidade

Abordamos neste artigo a importância da qualidade de vida no trabalho, seus benefícios e também ações para elaborar a sua estratégia. Tenha a certeza de que os resultados em seu negócio dependem muito de seus controles financeiros, mas não se esqueça de que ele é feito por pessoas e que elas também precisam de cuidados de gestão.

Como dica final, recomendamos que assista ao curso online gratuito promovido pela ContaAzul sobre o tema. Certamente, será uma experiência enriquecedora para agregar conhecimentos em busca de um maior nível de satisfação para todos na sua empresa.

Qualidade de Vida no Trabalho, Cultura & Valores: vídeo

Assista a um vídeo de 57 minutos sobre qualidade de vida no trabalho, cultura e valores para uma empresa.

Abaixo, você acessa a apresentação usada no treinamento online. O sucesso de uma empresa não depende somente da gestão financeira que ela aplica. Para alcançar o sucesso a empresa precisa contar com um time que vista a camisa e foque em resultados. Quando a equipe trabalha feliz e alinhada com os valores da empresa os desafios são alcançados. Pensando nisso, preparamos um treinamento para você entender sobre Qualidade de Vida no Trabalho, Cultura & Valores.

Planilha de Folha de Pagamento  Preparamos esta planilha para auxiliar sua empresa a gerenciar todos os  funcionários Baixar a planilha agora

E no seu negócio, como anda o nível de satisfação e qualidade de vida? Comente!

 
Caroline Francini
Sobre o autor

Talent Head na ContaAzul. É formada em Psicologia pela Associação Catarinense de Ensino e pós-graduada em Gestão de Pessoas pela Faculdade Bagozzi.

MUDANDO UM POUCO DE ASSUNTO

2 Comentários
 
[Vagas Limitadas] Treinamento Online:   ContaAzul na Prática Inscreva-se Grátis  <https://universidade.contaazul.com/convite-webinar-contaazul-para-iniciantes-2017?utm_source=modal&utm_medium=cta&utm_campaign=modal-blog-controle-financeiro>
 
newsletter

Junte-se aos mais de 600 mil empreendedores inteligentes e seja o primeiro a receber as nossas novidades e dicas!