Dicas para montar uma proposta de parceria eficiente!

Sobre o que estamos falando?

  • É essencial você,  empreendedor, saiba fazer uma proposta de parceria eficiente, pois um dia precisará se unir a uma outra empresa para aproveitar novas oportunidades ;
  • Uma boa parceria entre empresas resulta em mais força para enfrentar qualquer desafio, além de maiores chances de conquistar novos clientes;
  • Para montar uma proposta de parceria, você deve analisar sua empresa, estudar e definir seu público-alvo, entender os objetivos da parceria, formalizar os acordos e por fim, divulgar nas redes sociais.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

No mundo dos negócios, é essencial que as empresas possam se unir para alavancar seus resultados. Por isso, é importante saber como elaborar uma proposta de parceria eficiente - e também irrecusável.  

Para entender como montar uma boa proposta e atrair parceiros estratégicos para o seu negócio, confira as dicas que preparamos para você. Boa leitura!

Empreendedores apertando as nãos após firmarem parceria

O que é proposta de parceria?

A proposta de parceria é o que ocorre quando duas ou mais empresas unem os seus serviços com o objetivo de crescerem juntas. Um exemplo pode ser a soma de esforços entre fornecedores de matéria-prima e indústrias. 

Nesse contexto, a proposta de parceria é justamente o "convite", ou seja, o documento que uma empresa envia à outra, no intuito de serem companheiras de mercado.

Nela, todos os benefícios da união precisam estar descritos de maneira clara, pois isso ajudará a empresa convidada a analisar a proposta. 

Podem existir parcerias entre empresas concorrentes?

Sim! Da mesma forma que negócios complementares se unem para ganhar força, os concorrentes podem ser parceiros e dominar uma fatia maior do mercado consumidor. 

 

Quais os benefícios das parcerias entre empresas?

Os principais benefícios de uma parceria comercial são:

  • Melhoria dos produtos e/ou serviços oferecidos;
  • Empresas mais fortes comercialmente, com a possibilidade de superar os desafios de forma mais confiante;
  • Chances de conquistar novos clientes e, até mesmo, outros mercados;
  • Acesso à novas tecnologias, expertises e conhecimento.  

Como resultado de tudo isso, é possível ver o aumento dos lucros da empresa.

 

05 dicas para uma proposta de parceria eficiente

Agora que você já sabe o que é uma proposta de parceria e quais são seus benefícios, vamos para as dicas de como fazê-la de maneira eficaz. Confira!

Analise sua empresa

O primeiro passo para a elaboração de uma boa proposta de parceria é analisar o seu negócio com um olhar crítico, a fim de reconhecer seus pontos positivos e negativos. 

Essa análise mais profunda e realista da sua empresa permite encontrar as suas forças e fraquezas, o que contribui para o desenvolvimento de uma proposta atrativa.

E, com isso, também se torna mais fácil criar um bom discurso diante dos possíveis questionamentos da empresa convidada.

Até porque, antes de firmar uma parceria, os gestores costumam pesquisar e analisar a outra companhia. Afinal, a partir do momento em que elas estiverem juntas, o nome e a reputação de uma estarão atrelados a outra.

Estude e defina seu público-alvo

Quem é seu consumidor e como ele se comporta? Por que ele compra de você - e não do concorrente? 

Quanto mais você conhece o seu público-alvo, melhor entenderá quais são suas dores e as soluções que ele espera receber de empresas como a sua. 

Dessa forma, é possível desenvolver estratégias de colaboração mais assertivas, uma vez que o resultado da união pode ser atraente para quem mais importa: o cliente!

Quer um exemplo? Digamos que você é dono de uma empresa que organiza corridas de rua. Ao estudar o seu público a fundo, você conclui que os corredores gostam de atrelar essa prática saudável à sustentabilidade.

Sabendo disso, realizar a parceria com uma empresa que recicle todo o lixo gerado nas provas, ou que faça a compensação do gás carbônico, pode ser mais atraente. 

Proposta de parceria sendo firmada por dois empreendedores

Entenda seus objetivos com a parceria

Ao pensar em uma proposta de parceria, é necessário ter um objetivo específico.

Em outras palavras, o que ela pode gerar de benefícios para as partes? Quais são as suas funções? Como uma pode ajudar a outra?

Ter clareza disso é muito importante para prospectar parceiros e ainda garantir a melhor percepção por parte dos clientes.

Formalize os acordos 

Sabe aquela frase “ninguém sabe o dia de amanhã?”. No mercado, se blindar através de um contrato bem estruturado oferece segurança para ambas as partes. Além disso, também é sinônimo de menos dores de cabeça caso a parceira chegue ao fim.

Portanto, nunca deixe de formalizar todos os acordos comerciais, mesmo com parceiros de negócio que você conheça bem e tenha confiança.

Divulgue a parceria nas redes sociais 

Ao fechar a parceria, faça com que seus clientes fiquem sabendo! É importante divulgar tanto no momento do acordo, quanto durante a colaboração.

Além de ser uma novidade que pode atrair novos consumidores, a parceria é algo que agrega à visão da marca também. Isso porque o público vê com bons olhos duas ou mais empresas juntas, trabalhando em prol de uma melhor experiência. 

Conheça o Programa de Parceria da Conta Azul!

Se você é um profissional da área de contabilidade que quer crescer no mercado, que tal conhecer o programa de parceria da Conta Azul?

Com ele, você consegue mensurar qual é o nível de maturidade digital da sua empresa. Além disso, pode traçar o melhor caminho rumo à transformação do seu negócio.  

O mais incrível é que os profissionais, ao se tornarem parceiros, passam a ter acesso a uma plataforma exclusiva, podendo migrar para a nuvem e aproveitar diversos recursos.

Com a Conta Azul, você nunca estará sozinho! Em nosso programa de parceria, você conta com o apoio de uma consultoria personalizada, com diversos especialistas.  

Clique aqui para conhecer as facilidades e conquistar mais clientes para o seu negócio!

Você tem uma empresa?  Controle sua gestão em um único lugar: finanças, vendas, notas fiscais e muito  mais. Conheça a Conta Azul Pro. Experimente grátis  Não precisa de cartão, nem de cadastros complexos

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?