Prestação de Serviços

Monte uma proposta comercial de prestação de serviços clara e objetiva

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 6 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Baixe grátis um modelo de apresentação comercial de produtos ou serviços;
  • Uma boa proposta comercial de prestação de serviços deve conter todos os detalhes do trabalho que será realizado, como cronograma, escopo, termo de confidencialidade e uma forte argumentação;
  • Você também deve caprichar na apresentação visual, utilizando imagens, gráficos e até mesmo um glossário, para possíveis dúvidas.

Experimente grátis a Conta Azul!

Para conquistar clientes, uma empresa prestadora de serviços precisa comprovar seu valor, mostrar que pode ser útil e de que forma consegue ajudar seu cliente na obtenção de melhores resultados. Nessa hora, uma ferramenta fundamental é a proposta comercial de prestação de serviços. Para conquistar clientes, uma empresa prestadora de serviços precisa comprovar seu valor, mostrar que pode ser útil e de que forma consegue ajudar seu cliente na obtenção de melhores resultados. Nessa hora, uma ferramenta fundamental é a proposta comercial de prestação de serviços.

Esse documento contém todos os detalhes do trabalho que será realizado, como cronograma, escopo, termos de confidencialidade e uma forte argumentação.

A proposta comercial é, portanto, a porta de entrada para chegar ao cliente, o primeiro contato que você terá para convencê-lo de que a sua solução é a melhor. Sendo assim, tudo precisa estar bem claro, objetivo e de fácil compreensão, pois é neste momento que a outra parte vai avaliar se vale a pena investir em seus serviços. Então, quanto menos dúvidas ficarem, melhor.

Já pensou em trabalhar com receitas recorrentes na sua empresa?

Cadastre o seu e-mail gratuitamente para conhecer o método de trabalho simples e mais utilizado para aumentar a vendas e gerar mais lucros.

O que está em jogo também é a qualidade da apresentação, assim como a capacidade de argumentação e síntese. Dessa forma, além de se preocupar com conteúdo, é importante prestar atenção no formato, que pode ser um dos elementos decisivos na hora da escolha.

Como queremos ajudar você a aumentar a sua base de clientes e, consequentemente, conquistar resultados cada vez melhores, preparamos uma lista de itens que não podem faltar na sua proposta comercial. Confira!

Apresentação visual do documento

Antes de mais nada, deixe sua proposta comercial visualmente atrativa. Prepare uma capa estilizada e personalizada, além de outros detalhes gráficos que podem causar um impacto inicial positivo. Se você não tiver muita certeza de como fazer isso, avalie a contratação de um designer para fazer este trabalho.

Índice

Para facilitar a leitura do documento, elabore um índice e insira a numeração das páginas de forma que o cliente consiga encontrar facilmente todos os pontos.

Introdução

A intenção aqui é dar ao cliente uma ideia do que será o serviço. Apresente a proposta de maneira geral, dando uma noção sobre o potencial do seu trabalho e as possibilidades que ele pode oferecer. Esse item é extremamente importante porque precisa instigar o leitor e e motivá-lo a ler o documento até o fim.

Argumentação

Depois de introduzir brevemente a proposta comercial e o potencial dela, é hora de partir para a argumentação. Explique de maneira objetiva o motivo pelo qual o cliente precisa do seu serviço e como ele vai se beneficiar ao escolher sua empresa. Nesse momento é necessário dar destaque aos pontos mais importantes e que melhor representam seu trabalho.

Escopo do trabalho

Agora que está claro o seu argumento, detalhe as características do serviço, descrevendo tudo o que será feito e como as tarefas serão realizadas. Sabe aquela frase “isso não está no meu escopo”? Então, na proposta comercial você já pode deixar tudo bem definido e, assim, evitar que o cliente crie expectativas erradas ou tenha um entendimento das atividades inclusas diferente do proposto.

Cronograma

Em quanto tempo o serviço será entregue? Detalhe isso no cronograma, com a indicação do tempo necessário para a conclusão de cada projeto. Neste item há um ponto de atenção importante. Não diminua os prazos para conquistar o cliente. Isso pode causar dois problemas. Um deles, se você conseguir entregar tudo na data certa, é causar uma falsa impressão sobre as suas possibilidades. O outro é atrasar e acabar desgastando a relação.

Investimento

Nesta etapa, fale sobre o investimento que deverá ser feito no serviço. Aqui também vale a dica do item anterior: seja coerente na hora de estipular o preço, buscando um número que seja bom para as duas partes. Não comprometa o caixa da empresa, pois isso pode custar caro mais tarde. Da mesma forma, não sugira um valor acima da médica do mercado, porque acabará espantando o cliente.

Termo de confidencialidade

Durante esse processo, assegure-se de que as informações inseridas na proposta comercial não cheguem a algum concorrente e acabem prejudicando seu negócio. Para isso, inclua um termo de confidencialidade. Assim, o cliente não poderá divulgar o valor e o escopo do seu serviço.

Informações sobre a sua empresa

Para finalizar, escreva um pouco sobre sua empresa, abordando histórico, base de clientes, sócios e parceiros. Esta etapa tem a função de dar mais seriedade, confiança e credibilidade para a proposta comercial.

Dicas para a apresentação da proposta comercial de prestação de serviços

Quando se tratar de uma proposta comercial de alto valor, evite enviar o documento por e-mail ou utilizar recursos como o Skype. Nesses casos, o ideal é negociar pessoalmente sempre que possível. O contato mais próximo garante mais segurança e comprometimento no processo.

Outra sugestão é detalhar a proposta com o uso de imagens, gráficos e até mesmo um glossário para o cliente tirar suas dúvidas sozinho, sem a necessidade de entrar em contato com você novamente.

Pensando no futuro, um bom investimento é criar um departamento comercial específico para cuidar apenas dos processos de venda, apresentação e acompanhamento de propostas comerciais.

Com essa lista e as sugestões que apresentamos, você conseguirá montar uma proposta comercial convincente e que poderá proporcionar muitas oportunidades de negócio. Mas é importante ressaltar que o trabalho não termina aqui. É essencial que todos os itens sejam cumpridos rigorosamente e com qualidade. Para continuarmos o debate, deixe suas impressões em relação ao texto!

Leia também