Fiscal e Tributário

Problemas com o emissor gratuito do Sefaz-MA? Podemos ajudar

Marcos Perillo Marcos Perillo | Atualizado em: 24/11/2023 | 4 mins de leitura

 

B-299-B-300-B-301-campos-da-nota-fiscal-istock

Mais um capítulo da novela do fim do emissor gratuito do govern

o. Depois de meses de idas e vindas, muitos donos de negócio relatam problemas com versões antigas do emissor e dificuldades no download da versão mais recente. Neste artigo, você também vai conhecer um jeito mais seguro e sem erros para controlar e emitir notas fiscais em sua empresa. Confira.

Na ContaAzul, quando ficamos sabendo que donos de pequenas empresas estão com dificuldades, a gente corre para tentar ajudar. A emissão de NF-e de mercadoria é uma etapa central e cheia de detalhes para qualquer empresa. Para estar de acordo com a legislação, as notas fiscais não podem ter erros nem falhas.

Para entender os problemas desta semana, a história começa com a Sefaz-SP que descontinuou definitivamente seu emissor em 4 de agosto. Outros órgãos passaram a oferecer o download do emissor gratuito: Sefaz-MA e Sebrae-SP. A notícia ruim é que quem já tinha o emissor instalado descobriu que ele não funciona mais, sendo obrigado a baixar uma nova versão, atualizada.

Com isso, os servidores da Secretaria de Fazenda do Maranhão não suportassem a demanda e ficaram instáveis.

Para complicar, a página do Sebrae-SP também tem apresentado erros. Depois de acessar a documentação, com os detalhes técnicos, quem tenta baixar o software encontram esta página:

contaazul-blog-erro-sebrae-18082017

 

Certificados também com problemas

Muitas empresas também têm encontrado problemas com as cadeias certificadora com a nova raiz dos certificados digitais. As versões mais recentes do emissor do governo passaram a exigir atualização dessas cadeias certificadoras. Isso acontece porque o emissor não é online, na nuvem.

No emissor gratuito, mesmo atualizando as cadeias, o funcionamento tem apresentado problemas.

Histórico do fim do emissor gratuito

Você provavelmente já sabe, mas vale lembrar. Em 2016, a Sefaz-SP, que manteve o emissor gratuito de NF-e durante os dez anos anteriores, anunciou a descontinuação do aplicativo. Após meses de incertezas e insegurança, a Sefaz do Maranhão e, depois, o Sebrae de São Paulo, anunciaram que manteriam o funcionamento do emissor gratuito. A transição aconteceu no primeiro semestre de 2017 até que, no início de agosto, o download e o software antigos pararam de funcionar.

Com ou sem apoio do governo, quem tem um negócio precisa continuar. Muitas empresas se viram em dificuldade ao abrir o emissor da Sefaz-SP e encontrar problemas. Buscaram um novo download e se depararam com problemas, especialmente com a Sefaz-MA. O excesso de tráfego no site do órgão derrubou o serviço, conforme a própria secretaria esclarece. Embora afirme que o problema foi resolvido e que há um link alternativo para download, muitos donos de negócio estão preocupados com tanta insegurança.

Mude: NF-e mais segura, com menos erros

ContaAzul oferece emissão de nota fiscal eletrônica em uma plataforma online, que ajuda você a organizar sua empresa em um só lugar. E conectada a tudo o que você precisa, incluindo a contabilidade.

Para nota fiscal de mercadoria (compra e venda) e de serviços em mais de 400 cidades, o ContaAzul é uma solução segura e confiável para sua pequena empresa.

Se você já é cliente, pode conferir o passo a passo para a emissão aqui.

Se você ainda não é cliente, experimente agora. Ou ligue 0800 600 0920.

Leia também