Problemas com o emissor gratuito do Sefaz-MA? Podemos ajudar

 

B-299-B-300-B-301-campos-da-nota-fiscal-istock

Mais um capítulo da novela do fim do emissor gratuito do govern

o. Depois de meses de idas e vindas, muitos donos de negócio relatam problemas com versões antigas do emissor e dificuldades no download da versão mais recente. Neste artigo, você também vai conhecer um jeito mais seguro e sem erros para controlar e emitir notas fiscais em sua empresa. Confira.

Emita Notas Fiscais de sua empresa dentro de um sistema de gestão para evitar erros

Na ContaAzul, quando ficamos sabendo que donos de pequenas empresas estão com dificuldades, a gente corre para tentar ajudar. A emissão de NF-e de mercadoria é uma etapa central e cheia de detalhes para qualquer empresa. Para estar de acordo com a legislação, as notas fiscais não podem ter erros nem falhas.

Para entender os problemas desta semana, a história começa com a Sefaz-SP que descontinuou definitivamente seu emissor em 4 de agosto. Outros órgãos passaram a oferecer o download do emissor gratuito: Sefaz-MA e Sebrae-SP. A notícia ruim é que quem já tinha o emissor instalado descobriu que ele não funciona mais, sendo obrigado a baixar uma nova versão, atualizada.

Com isso, os servidores da Secretaria de Fazenda do Maranhão não suportassem a demanda e ficaram instáveis.

Para complicar, a página do Sebrae-SP também tem apresentado erros. Depois de acessar a documentação, com os detalhes técnicos, quem tenta baixar o software encontram esta página:

contaazul-blog-erro-sebrae-18082017

 

Certificados também com problemas

Muitas empresas também têm encontrado problemas com as cadeias certificadora com a nova raiz dos certificados digitais. As versões mais recentes do emissor do governo passaram a exigir atualização dessas cadeias certificadoras. Isso acontece porque o emissor não é online, na nuvem.

No emissor gratuito, mesmo atualizando as cadeias, o funcionamento tem apresentado problemas.

Histórico do fim do emissor gratuito

Você provavelmente já sabe, mas vale lembrar. Em 2016, a Sefaz-SP, que manteve o emissor gratuito de NF-e durante os dez anos anteriores, anunciou a descontinuação do aplicativo. Após meses de incertezas e insegurança, a Sefaz do Maranhão e, depois, o Sebrae de São Paulo, anunciaram que manteriam o funcionamento do emissor gratuito. A transição aconteceu no primeiro semestre de 2017 até que, no início de agosto, o download e o software antigos pararam de funcionar.

Com ou sem apoio do governo, quem tem um negócio precisa continuar. Muitas empresas se viram em dificuldade ao abrir o emissor da Sefaz-SP e encontrar problemas. Buscaram um novo download e se depararam com problemas, especialmente com a Sefaz-MA. O excesso de tráfego no site do órgão derrubou o serviço, conforme a própria secretaria esclarece. Embora afirme que o problema foi resolvido e que há um link alternativo para download, muitos donos de negócio estão preocupados com tanta insegurança.

Mude: NF-e mais segura, com menos erros

ContaAzul oferece emissão de nota fiscal eletrônica em uma plataforma online, que ajuda você a organizar sua empresa em um só lugar. E conectada a tudo o que você precisa, incluindo a contabilidade.

Para nota fiscal de mercadoria (compra e venda) e de serviços em mais de 400 cidades, o ContaAzul é uma solução segura e confiável para sua pequena empresa.

Se você já é cliente, pode conferir o passo a passo para a emissão aqui.

Se você ainda não é cliente, experimente agora. Ou ligue 0800 600 0920.

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?