Principais meios de pagamento digitais que você precisa conhecer

Sobre o que estamos falando?

  • O uso do dinheiro em espécie vem caindo bastante e a pandemia foi uma grande impulsionadora do uso dos meios de pagamento digitais. Para os clientes, comodidade, segurança e rapidez são tão importantes quanto preço baixo e qualidade;
  • Veja como os meios de pagamento digitais podem ter ajudar a vender mais pela internet, quais os 4 mais utilizados e os seus impactos no comércio eletrônico;
  • O Receba Fácil da Conta Azul agiliza os seus recebimentos, seja via Pix Cobrança, cartão de crédito e boleto bancário. Com essa novidade, você pode vender pela internet sem precisar de site e ainda oferecer parcelamentos em até 12 vezes, mesmo sem a maquininha.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Você já pagou uma compra utilizando o Pix ou QR code? Ou então, já percebeu que está cada vez mais raro sacar dinheiro para pagar algo?

É fato que os meios de pagamento digitais já fazem parte da nossa vida, principalmente pela praticidade e rapidez que oferecem. 

Durante a pandemia, o uso dessas formas de pagamento cresceram bastante, por evitarem o contato físico e reduzirem o risco de contaminação pela Covid-19.  

Para saber mais sobre esse assunto, continue a leitura e veja os seguintes tópicos:

Boa leitura!

principais-meios-de-pagamento-digitais-que-voce-precisa-conhecer


Vantagens dos meios de pagamento digitais


Você já desistiu de uma compra porque o local não aceitava cartão de crédito e/ou débito?

Ainda é muito comum encontrar estabelecimentos pelo país que trabalham apenas com o dinheiro “vivo” e não aceitam cartão de crédito, débito ou Pix.

Porém, não são poucos os comércios que já aceitam vários meios de pagamento digitais, pois eles oferecem mais comodidade, além de aumentar a segurança dos empreendedores e clientes.

Além disso, essas novas formas de pagamento podem ser documentadas com mais facilidade por todos, o que é muito importante para as micro e pequenas empresas. 

Afinal, de um lado, quando o cliente envia o Pix ou passa o cartão, essa transação fica registrada no aplicativo do seu banco; do outro, o dono do negócio também tem essa movimentação registrada. 

O resultado é um controle financeiro melhor. Conheça agora os 6 principais meios de pagamentos digitais para oferecer aos seus clientes e aumentar o seu faturamento. 

4 meios de pagamento digitais para oferecer na sua empresa 

  1. Pix Cobrança

O Pix Cobrança é uma modalidade do popular Pix, disponível apenas para pessoas jurídicas. Por meio dela, as empresas podem cobrar os seus clientes através do envio de numerações e QR code únicos para pagamentos via Pix.

No Pix Cobrança, é possível adicionar o valor da compra, data de vencimento, juros, descontos e até multas, o que é bem interessante para quem trabalha com cobranças recorrentes. Embora seja 100% gratuito para pessoas físicas, as instituições financeiras podem cobrar taxas em cima dos recebimentos via Pix Cobrança. Contudo, elas são bem menores que as tarifas do boleto bancário. 

   2. Link de pagamento


O link de pagamento, como o próprio nome já diz, é um link que contém as informações da compra que o cliente deseja realizar. Ele pode escolher a forma de pagamento, ou seja, Pix, cartão de crédito ou boleto para finalizar a transação. Podendo ser enviado pelas redes sociais, como Instagram e pelo WhatsApp, o link de pagamento facilita a rotina de quem vende pela internet sem ter um site. 

Através do Receba Fácil da Conta Azul, você pode cobrar os seus clientes através de links de pagamento. Clique aqui para entender mais! 

   3. QR Code


QR code (código de resposta rápida) é um código que pode armazenar qualquer informação, como endereço da sua empresa, cardápios e informações para pagamento de uma compra. O principal benefício do QR code é a praticidade, já que basta apenas apontar a câmera do celular ou abrir aplicativos específicos para fazer a leitura do código e realizar a ação. 

   4. Pagamento por aproximação - NFC


Os pagamentos por aproximação contam com a tecnologia chamada NFC - Near Field Communication, que significa “comunicação por campo de proximidade”. Ela permite a troca de informações entre cartões de crédito, débito, celulares e até relógios inteligentes com maquininhas de cartão. 

Sem precisar inserir senhas ou o próprio cartão, basta aproximar o dispositivo para realizar um pagamento. E, para evitar fraudes e deixar o processo mais seguro, algumas operadoras permitem o pagamento por aproximação até um determinado valor. 

O impacto dos meios de pagamento digitais no comércio 


A preferência pelo uso dos meios de pagamento digitais vêm aumentando bastante nos últimos anos. 

De acordo com dados de 2021 da pesquisa Meios de Pagamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas CNDL, que entrevistou 800 pessoas:

  • 47% delas já possuem conta em bancos digitais;

  • No dia a dia, 41% dos entrevistados afirma o usar o Pix como principal meio de pagamento e 83% desses apontam que rapidez e a praticidade são os principais motivos;

  • 59% dos ouvidos disseram que já fazem seus pagamentos por aproximação ou via carteira digital;

  • E 18% deles afirmaram usar com frequência o QR code. 

A pandemia foi uma grande impulsionadora do uso de novos meios de pagamentos digitais. Conforme o mesmo levantamento, 45% dos respondentes passaram a fazer mais pagamentos online. 

Tudo isso mostra que, além de um preço mais baixo e da qualidade, atualmente os clientes estão em busca de comodidade, rapidez e segurança na hora de pagar as suas compras, seja pela internet ou presencialmente. 

Qual é o melhor meio de pagamento digital para usar na minha empresa?


Para responder a essa pergunta, você precisa conhecer os seus clientes. 

Dessa forma, comece analisando quais são os meios de pagamento mais utilizados por eles e depois faça pesquisas para verificar quais dão preferência.

principais-meios-de-pagamento-digitais-que-voce-precisa-conhecer-2

A Conta Azul oferece vários meios de pagamento digitais!


O Receba Fácil da Conta Azul oferece vários meios de pagamentos digitais para você vender pela internet sem precisar de site!

Essa novidade da Conta Azul facilita e agiliza os seus recebimentos, sejam eles via:

  • Pix Cobrança, onde você pode gerar QR codes e numerações únicas (chaves copia e cola) para receber dos seus clientes de forma segura;

  • Boleto bancário, que permite que você receba pelos principais bancos, pagando a emissão do boleto somente após a compensação;

  • Cartão de crédito (via link), mesmo sem ter maquininha. Através do link para pagamento, o cliente pode parcelar a compra em 12 vezes e você recebe todas as parcelas antecipadamente.

Além de tudo isso, através do Receba Fácil, você pode receber lembretes automáticos com as datas de vencimento dos seus clientes. Assim, você pode cobrá-los em tempo hábil, aumentando as chances de receber em dia. 

Com o Receba Fácil, você tem controle total sobre todos os seus recebimentos e dá adeus ao estresse com a conciliação bancária, pois esse processo é feito de forma automática. 

E, o melhor de tudo, é que a Conta Azul foi feita para micro e pequenas empresas, é ideal para quem está começando, por isso, cabe no seu bolso!

Gostou? Se sim, clique aqui para experimentar todas essas facilidades da Conta Azul sem pagar nada!

Emita Notas Fiscais de sua empresa dentro de um sistema de gestão para evitar erros

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?