Vendas

Como aumentar as vendas no Natal: veja 16 dicas

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 6 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • O Natal é uma excelente data para o comércio brasileiro, o que dá ao empreendedor grande chances de aumentar as vendas;
  • Porém, é preciso se preparar para esse período, planejando ações para áreas como marketing, atendimentos e vendas;
  • Conhecendo os números do seu negócio, você vende bem o ano inteiro. Veja como a Conta Azul Pro auxilia nisso!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Apostar em uma boa estratégia sobre como aumentar as vendas no Natal pode ser decisivo para equilibrar os resultados e começar o novo ano com esperança renovada.

Confira neste artigo as principais ações para atrair clientes nessa data especial e aumentar seu faturamento em datas sazonais.

shutterstock_1837542046

16 dicas: como aumentar as vendas de Natal

O Natal é a melhor data comemorativa para o comércio brasileiro, o que deixa você diante de uma oportunidade de aumentar suas vendas. Mas só isso não é garantia de que você vai faturar mais nesse período: é preciso se planejar. E com antecedência.

Criar estratégias para otimizar áreas como atendimento, vendas e marketing, ajudará a garantir que o seu produto ou serviço será bem divulgado e que sua empresa irá garantir uma boa experiência para o cliente

Veja abaixo as dicas que separamos para ajudar você nessa missão.

1. O cliente é a razão de tudo

Essa não poderia deixar de ser a regra número 1. Todas as ações que você incluir em sua estratégia de vendas de Natal devem ser pensadas a partir do seu cliente. Não há outro caminho para o sucesso: ou você conhece bem quem ele é, o que ele gosta e o que procura, ou prepare uma caixa de lenços para lamentar o fracasso.

2. Planeje as sazonalidades e divulgue

Natal tem todo ano, sempre na mesma data. Tão óbvio quanto isso é dizer que você tem tempo de sobra para planejar e divulgar sua campanha de vendas. Se ainda não fez nenhuma ação nesse sentido, já está perdendo tempo.

3. Vá às redes

Sem dinheiro para marketing? Sem tempo para pensar em publicidade? Use as redes sociais com bom gosto, inteligência e criatividade. Facebook e Instagram são ótimas opções de divulgação, com textos curtos e imagens. Saiba se vender. É barato e eficaz.

shutterstock_519972937

4. Agrade o cliente

Já estamos falando nele de novo. Seu cliente pode estar atrasado, deixar tudo para a última hora e chegar em um momento de loja cheia, preocupado e sem ideias. Mais do que nunca, é o momento de tranquilizá-lo e envolvê-lo na magia da data. Saber ouvi-lo é o básico, enquanto solucionar seus desejos e necessidades deve ser uma busca constante.

5. Treine sua equipe

Cá entre nós, não precisa esperar o Natal chegar para qualificar seu time de vendas, não é mesmo? Aliás, quem aposta na capacitação contínua só tem a ganhar.

6. Ofereça vale-presentes

Cliente sem nenhuma ideia, que não sabe nem por onde começar, por vezes é difícil de ajudar. Um vale-presente acaba sendo boa solução. Faça a previsão em diferentes valores e estabeleça regras bem claras para uso.

7. Cartões complementam a venda

Você certamente já ouviu falar de venda cruzada, quando o cliente é convencido a levar algo que complementa a sua compra. É o caso dos cartões de Natal. Cada vez mais estilizados, podem somar bons números ao seu faturamento.

8. Carinho até na embalagem

O espírito natalino não pode ser apenas discurso. Quer uma boa maneira de mimar seu cliente? Disponibilize embalagens diversas gratuitamente, com cores variadas e temáticas infantis e adultas.

9. Conquiste pelos olhos (e pelo coração)

Uma estratégia de marketing sensorial prevê a conquista do cliente explorando seus cinco sentidos. Mas se for focar apenas em um deles, que seja a visão. Uma decoração temática, começando por uma vitrine que salte aos olhos, é o primeiro passo. Também cada detalhe da iluminação pode ser pensado pelo viés emocional.

10. Faça promoções criativas

Há várias pequenas ações promocionais que podem integrar a sua estratégia e funcionar bem para atrair o consumidor. Sorteio de brindes, distribuição de prêmios, degustação de produtos e teatralização, com boa música e animação, são algumas das opções.

11. Sensibilize também o bolso

É claro que o preço baixo será sempre um diferencial competitivo. Mas não vale achatar a sua margem de lucro numa guerra com a concorrência. Negocie com antecedência com seus fornecedores e encontre as melhores condições para oferecer descontos.

12. Amplie o atendimento

Fim de ano é sempre uma correria – e para o seu cliente não é diferente. Então, adote os devidos cuidados para ampliar o horário de funcionamento. Pode ser a chance de fechar bons negócios.

13. Cuide da segurança

Fundamental para a realização da dica anterior, o cuidado com a segurança do estabelecimento só traz vantagens. Além de proteger seu patrimônio, agrada os clientes, que só querem se preocupar com suas compras e nada mais.

14. Contrate temporários

Quem deseja aumentar as vendas de Natal precisa não apenas de qualidade, como de quantidade. Isso significa que a contratação de funcionários temporários pode ser decisiva para garantir o bom atendimento nessa época em que muitos consumidores estão comprando ao mesmo tempo.

15. Ofereça diversas formas de pagamento

Ter um produto ou serviço excelente, um atendimento de qualidade e bons preços não é o suficiente para conseguir aumentar suas vendas. É preciso diversificar as formas de pagamento para atrair clientes e não perder vendas.

16. O estoque é decisivo

Perder uma venda por não ter o que o cliente deseja ou não saber se tem é um erro imperdoável. As áreas de vendas e estoque devem trabalhar integradas. Ser bem-sucedido no Natal depende também de muita organização.

shutterstock_1494691973

A Conta Azul Pro ajuda você a aumentar as vendas em qualquer época do ano

Este artigo trouxe 16 dicas que podem ajudá-lo a elaborar uma boa estratégia de vendas para o Natal. Algumas das recomendações são mais específicas para estabelecimentos comerciais, mas, mesmo que você tenha uma pequena indústria ou seja prestador de serviços, pode aproveitar a data para aumentar o faturamento.

Para vender bem o ano inteiro, é preciso  conhecer o seu negócio e ter acesso a dados que permitam a você ser estratégico, valorizar seus pontos forte e recalcular a rota quando necessário. E esses números podem ser facilmente obtidas com a Conta Azul Pro.

Esse ERP online concentra todos as informações sobre o seu negócio em um só lugar, integrando diversas áreas, como vendas, financeiro e estoque. Além disso, é possível automatizar várias tarefas, economizando tempo e dinheiro na sua empresa.

Você também pode emitir relatórios de vendas com poucos cliques e monitorar estoque, vendas e financeiro sem precisar estar na frente de um computador, por meio do app Conta Azul de Bolso.

Ficou interessado nas vantagens? Então experimente grátis a Conta Azul Pro e veja na prática como otimizar a sua gestão financeira!

Leia mais:

Leia também