O assunto precificação de serviços tira o seu sono? Não chega a ser surpresa. Afinal, definir o valor do seu trabalho nem sempre é uma tarefa fácil. Você quer ser justo com o cliente, mas não minar o seu lucro. Tem solução? Nós queremos mostrar que sim.
Precificação de serviços: um grande desafio
Pergunte a alguém que atua como prestador de serviços sobre qual o maior desafio em sua atividade. Questione também sobre uma particularidade de sua atuação que mais ele gostaria de modificar.
É possível - e até provável - que as duas respostas estejam relacionadas: precificar serviços costuma ser o obstáculo principal e receber do cliente o devido reconhecimento sobre o valor daquilo que entrega uma meta.
Essa equação não é fácil de ser solucionada, seja qual for o serviço que você preste, da consultoria à construção civil, da costura à limpeza e conservação, do turismo e hotelaria à tecnologia da informação.
Não importa em qual área atue, ao assinar um contrato ou concluir um trabalho, sempre pode restar aquela impressão de que você saiu perdendo, pois os valores pagos não condizem com a qualidade e complexidade daquilo que foi entregue.
Mas quem faz a lição de casa e relaciona todos os custos antes de botar preço no trabalho está livre de arrependimentos posteriores, certo? Nem sempre.
Talvez não contasse com prejuízos na reposição de recursos humanos e materiais, pode ser surpreendido por uma inesperada alta de preços nos insumos, como também ser vítima das circunstâncias. Afinal, imprevistos acontecem: você os previu em contrato?
Guia para precificar serviços
Para ajudá-lo na missão de precificar serviços, criamos um guia prático. Apresentamos nele uma reflexão sobre o que o pequeno empresário deve fazer para entregar mais resultados a seus clientes e mostrar que seus serviços valem mais do que os 60 minutos por hora.
Como você irá ver ao longo do manual, seja qual for o método utilizado - cobrar por hora, por taxa fixa ou utilizar outras formas de precificação -, ele só terá sucesso e resultará em ganhos ao caixa se houver planejamento, estratégia e inteligência por parte daquele que gerencia o negócio.
Você vai ver:
- Preço e sua subjetividade em serviços
- Prós e contras de precificar serviços por custos
- Prós e contras de precificar serviços pelo mercado
- Prós e contras de precificar serviços conforme o cliente
- Qual a melhor forma de precificar
- Como valorizar o benefício e não o custo.
Quer adquirir esse conhecimento? Então, não perca tempo e baixe o nosso guia. Estabelecer o valor do seu trabalho nem sempre é fácil, mas temos uma receita para ajudá-lo.
E você, como faz para estabelecer o preço pelos serviços prestados? Comente!