Gestão de Pessoas

Práticas para garantir o bom trabalho da sua equipe

Karin Von Hartenthal Karin Von Hartenthal | Atualizado em: 07/07/2023 | 5 mins de leitura

Práticas para garantir o bom trabalho da sua equipe

Nos últimos anos ganhou força entre os departamentos de recursos humanos a palavra engajamento. Engajar, ou estar engajado, significa se comprometer com uma causa ou objetivo. Em geral, dentro das empresas, estar engajado significa que o funcionário está “vestindo a camisa” da empresa sem precisar de um incentivo material ou uma recompensa financeira.

 

Ter uma equipe envolvida parece simples. E até pode ser. Mas, muitas empresas não dão a devida atenção aos seus times de funcionários. Segundo uma pesquisa da Hay Group, empresa especializada em consultoria de gestão de negócios, apenas um terço dos empregados se sentem engajados. Outros 30%, segundo o mesmo estudo, se sentem incapazes de otimizar seu desempenho alegando barreiras impostas pelas próprias empresas.

Dessa forma, cada vez mais, os líderes precisam estar atentos e dispostos para garantir que suas equipes estejam empenhadas para realizar um bom trabalho. Abaixo, algumas práticas para garantir o bom trabalho da sua equipe que podem ajudar você e sua empresa, motivando os funcionários e gerando bons resultados:

Invista em sua equipe

Promova e incentive a participação em cursos, workshops, palestras, viagens, afinal, não só de trabalho vive uma boa equipe. Invista na formação das pessoas que tocam o dia-a-dia da sua empresa. Esta é uma dica que talvez não dê resultado em curto prazo, mas valerá muito a pena com o passar dos anos.

Também não tenha medo de perder para a concorrência um funcionário que você ajudou (e gastou dinheiro) na formação. Grandes gestores não consideram isso um custo, mas um investimento na própria empresa. Certamente os frutos terão valido mais do que um funcionário perdido.

Acompanhe e reconheça

Uma das principais reclamações dentro das empresa é a falta de reconhecimento do gestor. Um time que só recebe críticas e nunca elogios não se mostrará tão disposto ao trabalho. Portanto, saiba acompanhar o andamento do que é feito, medindo o que não está bom e reconhecendo os resultados.

Não esqueça de transmitir para sua equipe quando algum cliente elogiar sua empresa ou algum dos seus produtos. Procure também não fazer de recompensas financeiras uma constante. Aos poucos será difícil agradar seus funcionários, além de que gratificações em dinheiro podem criar competições internas que em nada somarão à empresa.

Seja transparente

Se a sua estratégia para manter o time trabalhando é oferecer algum tipo de recompensa como prêmio por desempenho, seja transparente ao fazê-lo. É comum que alguns gestores priorizem certos funcionários, seja pela afinidade ou até pela aparência. Isso acaba minando completamente o interesse do time como um todo em trabalhar pela sua empresa.

Desenvolva critérios claros de análise de desempenho. De preferência, mantenha isso em algum local onde qualquer funcionário possa consultar, como um mural ou até mesmo na intranet da empresa.

Defina um objetivo

Poucas empresas dão um objetivo ao dia-a-dia dos seus funcionários. E isso está muito além de colar cartazes nas paredes do escritório com a visão e missão da empresa. Funcionários engajados procuram por um propósito no seu trabalho. Tente deixar isso claro. Mostre para o seu time que eles fazem parte de algo maior e certamente eles ficarão mais motivados para o trabalho.

Ao contrário do que o senso comum diz, os times mais motivados e engajados são aqueles que possuem um significado para realizar o trabalho e não os que ganham mais. Dessa forma, isso não depende do tamanho ou do faturamento da sua empresa.

Estimule o espírito de equipe

Jamais estimule um clima de competição dentro da sua empresa. Apesar de que competição saudável pode ser algo positivo para o desempenho, trabalhar em equipe rende melhores frutos. Neste ponto, é preciso deixar claro que os objetivos conquistados como time são muito maiores e mais significativos do que objetivos conquistados individualmente.

Estimular a competição individual pode colocar membros do seu time uns contra os outros. O resultado disso poderá ser uma equipe infestada por fofocas, intrigas e desunião.

As práticas acima podem dar um ótimo resultado no ambiente da empresa, com seus times mais dispostos a trabalhar. Porém, é preciso que o empreendedor seja a primeira pessoa contaminada por essas práticas. Se o exemplo não vier de cima, é muito pouco provável que seu time siga qualquer uma dessas orientações. Portanto, antes de cobrar um bom trabalho da sua equipe, analise se você está dando o melhor exemplo possível. Boas equipes não são formadas à força, são formadas pela liderança correta.

Leia também