PPT gratuito: modelo de planner financeiro

Sobre o que estamos falando?

  • Cuidar do dinheiro é fundamental para o crescimento e saúde financeira de qualquer negócio. Além disso, com uma gestão das finanças, o empreendedor consegue precificar melhor os produtos/serviços e aproveitar oportunidades no mercado;
  • Uma das ferramentas que ajuda na gestão da empresa é a utilização do planner financeiro. Com ele, é possível ver com clareza a real situação das finanças do negócio, organizá-las e até reduzir custos;
  • A Conta Azul Pro é uma plataforma de gestão completa, online e fácil de usar que também ajuda empreendedores de todos os lugares do Brasil, na gestão financeira. Em apenas poucos cliques, é possível controlar o fluxo de caixa, as vendas, o estoque e realizar a emissão de notas fiscais!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Lucrar com algum negócio é o objetivo de qualquer empreendedor. O que acontece é que, para ver o faturamento da sua empresa aumentando, é preciso fazer uma boa gestão financeira controlando entradas, saídas, vendas, capital de giro e investimentos. 

Se para o empreendedor todos esses processos ainda são novos, existe uma ferramenta que pode ajudar bastante a organizar as finanças do negócio, chamada de planner financeiro. 

Neste conteúdo, vamos ensinar a como cuidar do dinheiro da sua empresa. Também desenvolvemos um modelo de planner financeiro para baixar gratuitamente. Boa leitura!

Aqui, você vai conferir os seguintes tópicos:

Uma estratégia indispensável: o planner financeiro 

O sonho de adquirir o próprio negócio é muito comum, seja pela vontade de empreender ou até mesmo pela necessidade de ter uma renda. Porém, oferecer produtos e/ou serviços de qualidade, um excelente atendimento e uma boa presença nas redes sociais não são suficientes para o sucesso da sua empresa. 

Um dos segredos para prosperar enquanto empreendedor está na boa gestão e o planner financeiro é uma das ferramentas que pode ajudar você neste processo.

O planner financeiro é um tipo de agenda, seja física ou virtual, onde é possível organizar as suas finanças, sejam elas empresariais ou pessoais. Nele, é possível listar todos os custos fixos e variáveis, entradas, saídas, metas do negócio e investimentos.

Outra vantagem é que todos os valores podem ser separados conforme a frequência de vendas do seu negócio: diária, semanal ou até mensal. 

O planner financeiro pode ser o primeiro passo para quem está começando a cuidar da gestão financeira de uma empresa. No próximo tópico, entenda porque cuidar do dinheiro é tão importante. 

Como fazer um planejamento financeiro empresarial: dicas e passo a passo.

Por que o controle financeiro é tão importante? 

Toda e qualquer empresa, mesmo aquelas que não visam o lucro, como as filantrópicas e ONGs — Organizações Não Governamentais, necessitam de recursos financeiros para funcionar. 

Daí a importância de uma boa gestão financeira, que significa ter controle total sobre a movimentação do dinheiro no negócio. Afinal, cuidando das finanças da empresa, o empreendedor consegue:

  • Definir melhor os preços dos produtos e/ou serviços;

  • Montar uma reserva financeira para imprevistos;

  • Planejar o futuro do negócio, bem como os investimentos; 

  • Tomar decisões que envolvem o dinheiro de forma assertiva;

  • Viver em paz, sem tantas dores de cabeça e com as contas em dia. 

Sim, com uma empresa bem organizada financeiramente, você tem mais tranquilidade para gerenciar o negócio. Isso porque um controle financeiro eficiente permite que seja possível cumprir com todas as suas obrigações — fiscais, trabalhistas e tributárias. 

Do contrário, ou seja, não saber de onde veio e para onde vai o dinheiro do seu negócio, traz inúmeros prejuízos para a sua empresa. Continue lendo e confira os principais. 

Faça a gestão financeira do seu negócio com quem entende do assunto: experimente grátis a Conta Azul Pro! 

5 riscos de uma má gestão financeira

Sabia que a má gestão financeira pode ser uma das principais causas do fechamento das empresas? Para você ter uma ideia, uma pesquisa do Sebrae divulgada pelo Economia SC mostrou que 30% dos Microempreendedores Individuais — MEI, fecham nos primeiros 5 anos devido à falta de controle financeiro.

As consequências da falta de uma boa gestão financeira são cruéis para qualquer negócio. Prepare o coração e descubra quais são os principais. 

1. Falta de visibilidade para investimento

Sem controle financeiro, não há clareza sobre o quanto se ganha e muito menos do que se gasta. Sendo assim, como você vai saber se pode ou não investir no negócio? Vamos a um exemplo prático: 

Imagine uma loja de roupas online, sem gestão financeira e que recebe muitas reclamações sobre a demora no atendimento. A dona dessa empresa está preocupada já que está perdendo clientes por causa disso. 

No entanto, a ausência de organização das finanças a deixa de mãos atadas, no sentido de dificultar o investimento na contratação de mais funcionários, que poderiam atender e resolver este problema. 

Saiba como fazer o planejamento financeiro empresarial para crescer.

2. Funcionários podem promover ações legais

A falta de organização financeira pode fazer com que a sua empresa, mesmo com altos faturamentos, não consiga cumprir com as obrigações trabalhistas no prazo correto, como pagamento de férias, décimo terceiro, etc. 

Com isso, sem receber o que lhes é de direito, os funcionários podem entrar com ações trabalhistas na justiça contra sua empresa. O resultado? Além de pagar as multas, a imagem do negócio fica prejudicada. 

3. Juros e multas devido atrasos de pagamentos

Você já pagou multas e juros por atrasos nos pagamentos? Sabia que, a longo prazo, isso pode gerar grandes prejuízos para a empresa?

Ao pagar as multas e os juros por atraso você está literalmente jogando dinheiro fora. Isso poderia ser evitado com uma gestão financeira eficiente, controle de datas e prazos de pagamento. 

4. Cálculos de produto ou serviço incorretos

Aqui vem outra pergunta: como você sabe que os preços dos seus produtos ou serviços estão realmente corretos?

O controle financeiro é fundamental para você fazer a sua precificação corretamente. Ao conhecer os seus custos, é possível calcular a margem de lucro de forma justa e que seja compatível com o que é praticado no mercado. 

Outro benefício da gestão financeira é poder fazer promoções e oferecer descontos mais eficientes, sem prejuízos. 

5. Pode falir uma empresa

Sim, a falta de controle financeiro pode levar a sua empresa à falência, mesmo que você fature bem. Porém, isso não ocorre da noite para o dia: tudo começa com o atraso de uma conta, o primeiro empréstimo para pagar dívidas e até com um investimento que não foi bem calculado. 

Você não quer ver o seu sonho falhar e enfrentar várias pessoas te cobrando, certo? Então, comece a organizar seu financeiro a partir de agora! 

Controle financeiro empresarial: qual a importância e como gerenciar

Implementando um planner financeiro, na prática!

Existem vários tipos de planners financeiros, como:

  • Planner financeiro básico: com uma estrutura simples que é possível registrar as entradas e saídas da empresa — o fluxo de caixa;

  • Planner financeiro completo: além do fluxo de caixa, você consegue sinalizar as metas financeiras e investimento para o seu negócio;

  • Planner financeiro voltado para os objetivos: como o próprio nome já diz, o foco são os objetivos da empresa. 

Apesar das diferenças na estrutura, todos eles possuem a mesma função: facilitar o controle das finanças do negócio.

Para ajudar você a iniciar a gestão financeira da sua empresa, desenvolvemos um modelo de planner financeiro gratuito! Para baixar, é só preencher o formulário e aguardar, em poucos minutos para o material chegar no seu e-mail. 

 

Uma proposta de valor: conheça a Conta Azul Pro

Uma empresa saudável financeiramente é crucial para aumentar o faturamento e expandir. Trabalhar com as contas em dia, sabendo quanto de dinheiro se tem em caixa também é muito mais fácil, concorda?

Além do planner financeiro, existe outra ferramenta que pode ajudar você a cuidar das finanças da empresa de uma forma descomplicada: a Conta Azul Pro!

Trata-se de uma plataforma de gestão completa, online e fácil de usar, feita para o empreendedor que está começando agora ou para quem já está no mercado há mais tempo.

Com essa ferramenta, todos os setores da empresa são integrados em um único lugar. Dessa forma, assim que uma venda acontece, é dada baixa no estoque, registrada nas vendas e enviada para o contador automaticamente. 

Então, nada de se perder nas entradas e saídas ou no extrato bancário da empresa!

Outras vantagens da Conta Azul Pro são:

  • Monitoramento das vendas e do estoque em tempo real. Inclusive, você pode receber notificações quando os itens atingem as quantidades mínimas; 

  • Emissão de mais de dez tipos de notas fiscais de forma simplificada e integração com contador, sem a necessidade de impressão e malotes;

  • Acompanhamento das vendas, do estoque e envio de propostas personalizadas pelo celular, com o App Conta Azul de Bolso;

  • Geração de relatórios de todos os setores, o que é fundamental para uma análise aprofundada da situação do seu negócio; 

  • Conciliação de vendas, bancária e fiscal automática.

Para facilitar ainda mais a sua gestão financeira, você também pode contar com outra solução da Conta Azul, o Receba Fácil, que simplifica os seus recebimentos via:

  • Pix cobrança, que permite o envio de códigos copia e cola ou QR code;

  • Cartão de crédito, através do link de pagamento, onde você pode parcelar as vendas em até 12 vezes e receber todas as prestações de uma só vez;

  • Boleto, com pagamento de uma pequena taxa após a compensação.

A gestão financeira da sua empresa pode ser simples: clique para experimentar todas as facilidades da Conta Azul Pro sem pagar nada!

Leia mais

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

Cadastre-se em nossa Newsletter:*