Contabilidade

Por que ter o apoio de um contador na hora de montar o plano de negócios é um diferencial?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 07/07/2023 | 10 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

    • Montar o plano de negócios é definir em detalhes o que a empresa oferece, de onde virão os recursos e como ela fará dinheiro;
    • Contar com um contador para montar esse documento é um enorme diferencial, já que ele pode ter um papel consultivo e estratégico para ajudar no desenvolvimento do negócio;
    • Com a Conta Azul Pro, todos os setores da sua empresa podem ser integrados em uma única plataforma e todas as movimentações são enviadas para a contabilidade automaticamente. Simples assim.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Sabia que o contador pode ser um grande diferencial na hora de montar o seu plano de negócios?

Esse profissional pode agregar muito mais do que ajudar no controle financeiro e garantir que a sua empresa ande em conformidade com as exigências da Receita. A figura do contador é estratégica, já que ele pode auxiliar nas tomadas de decisões e na definição de metas realistas para garantir o crescimento do negócio. 

Neste conteúdo, você verá como um bom contador pode atuar como o seu consultor e contribuir positivamente para o crescimento da empresa. Continue a leitura e entenda como aproveitar ao máximo o conhecimento desse profissional para o seu negócio decolar. Veja aqui: 

Sabia que o contador pode ser um grande diferencial na hora de montar o seu plano de negócios?

Por que o contador é um diferencial importante na montagem do plano de negócios?

Nem só de legislação tributária e fiscal vive um contador. A atuação desse profissional vai muito além de preparar folhas de pagamento, garantir que o negócio esteja sempre em dia com as exigências governamentais e em conformidade com a Receita Federal. 

Ele também exerce a função de consultor para a manutenção e o desenvolvimento da empresa, indispensável para definir os primeiros passos. A começar pela experiência desse profissional: enquanto você administra uma única empresa, o contador tem contato direto e aprofundado com dezenas delas. 

Dessa forma, tê-lo na hora da montagem do seu plano de negócios é um grande diferencial, pois ele contribuirá com conhecimentos práticos do mercado como um todo. 

É no plano de negócios que você sinaliza onde a empresa está e aonde quer chegar e, nesse momento, a figura do contador entra para apoiar na definição de ações para atender cada meta. Com isso, você consegue tornar as escolhas mais assertivas, antecipar problemas e possíveis soluções. O profissional de contabilidade irá somar na criação do plano de negócios: 

  1. Montando a previsão de custos e encargos;

  2. Auxiliando com uma visão dimensionada dos gastos totais de desenvolvimento, produção e entrega do produto ou serviço final;

  3. Complementando a análise financeira, considerando impostos e a margem de lucro esperada. 

Plano de Negócios Pronto: baixe grátis e comece a usar na sua empresa

Na prática, como o contador pode ajudar? 

Muitos fatores que contribuem para o crescimento e desenvolvimento de uma empresa devem ser analisados na elaboração do plano de negócios. É durante a criação desse planejamento que você irá entender se o modelo de negócio é viável, detectar as particularidades do mercado que pretende atuar e ampliar a perspectiva da empresa para o médio e longo prazos. 

Durante esse processo, ter um parceiro é muito importante para o sucesso do plano, por isso, inclua o seu contador de confiança no desenvolvimento dele, pois isso conta como um diferencial enorme para sua empresa que está nascendo.

Isso porque a análise desse profissional diz respeito aos custos com contratação, encargos trabalhistas, férias, 13º salário e demais benefícios. Ainda na área financeira, o contador ajuda a montar uma boa projeção de custos e ganhos tanto para garantir o andamento do negócio quanto para o crescimento da empresa. 

Ele irá mapear todas as necessidades do negócio em relação ao dinheiro, bem como os meios de atingir metas financeiras. Por ter conhecimento e autoridade técnica nas questões fiscais e tributárias, e, domínio sobre temas financeiros, esse profissional é um aliado estratégico para a sua empresa, desde a sua abertura. 

Conta Azul Pro: onde o empreendedor e o contador caminham juntos!

Como o contador pode ajudar você na hora de abrir uma empresa?

Você montou o seu plano de negócios e agora chegou o grande momento: dar início ao processo de abertura da empresa!

Abrir grandes ou pequenos negócios envolve particularidades que muitas pessoas desconhecem. Definir a divisão da participação dos sócios, o capital social e o tipo de tributação que a empresa será enquadrada são questões muito importantes que não podem ser feitas por quem não tem um conhecimento específico na área contábil.

Assim como no plano de negócios, aqui o contador passa a ser um diferencial para agilizar o processo. Isso vai desde o conhecimento contábil até a ativação de sua rede de contatos, usando-a a favor de cada cliente como você. 

Por isso, encontrar um escritório contábil compatível com as suas necessidades é um pontapé inicial importante para a construção do seu novo negócio. Veja a seguir cinco momentos em que o contador é indispensável para fazer a diferença: 

#1 Na redação do Contrato Social

O contrato social é um documento que contempla as informações básicas da empresa. Portanto, cuidado nunca é demais na hora da elaboração desse documento.

Nele, devem ser descritas todas as características do negócio, desde a formatação societária até o regime tributário precisam estar presentes. Qualquer detalhe deixado de lado pode trazer retrabalho e atrasar a abertura da empresa. 

Entre os possíveis prejuízos de um contrato social mal elaborado podemos citar:

  • Pagamento de multas por falta de adequação administrativa, jurídica ou financeira;

  • Perdas financeiras;

  • Conflitos de gestão entre os sócios.

Ninguém quer passar por isso, certo? Então, para começar a empresa com o pé direito, conte com o contador para tocar o processo do contrato social. 

Baixe grátis o nosso modelo de contrato social e adapte para o seu negócio.

#2 No registro na Junta Comercial e na Receita Federal

A Junta Comercial é um órgão de âmbito estadual responsável por registrar e validar as atividades empresariais de todo o país.

A função da Junta é armazenar, organizar e realizar registros das empresas para desempenhar suas atividades conforme a lei. Além disso, o órgão também é responsável pela abertura das empresas.

A inscrição é realizada com a análise do Documento Básico de Entrada (DBE) ou Protocolo de Transmissão da Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica (FCPJ) e, se as informações estiverem de acordo, o cadastro do CNPJ será feito. 

Vale lembrar também que, no processo de registro na Junta, também é preciso cadastrar a empresa na Receita Federal. Este cadastro armazena as informações cadastrais de empresas nas administrações tributárias do país. 

Como você viu, trata-se de um processo burocrático que exige muito conhecimento. Neste caso, a figura do contador é também essencial, garantindo que o registro na Junta seja feito corretamente e em tempo hábil. 

#3 Na obtenção do Alvará de Funcionamento

Ter um alvará de funcionamento é o que garante que a sua empresa funcione efetivamente. Ele é emitido pela prefeitura da sua cidade com o corpo de bombeiros e com os outros órgãos responsáveis pela emissão das licenças ambiental e sanitária, dependendo do tipo de negócio. 

Existem quatro tipos de alvarás que variam conforme a atividade da empresa, sendo eles:

  • Auto de Licença de Funcionamento (ALF);

  • Auto de Licença de Funcionamento Condicionado (ALF-C);

  • Alvará de Funcionamento de Local de Reunião (ALF);

  • Alvará de Autorização para Eventos Públicos e Temporários. 

Os custos para cada licença também são diferentes e nem toda empresa é obrigada a ter todas elas. Por conta disso, o contador é um diferencial para enquadrar sua empresa no alvará de funcionamento correspondente ao seu negócio. 

#4 Na emissão da Autorização de Funcionamento — AFE

Também chamada pela sigla AFE, a Autorização de Funcionamento é mais uma das etapas necessárias para regularizar a abertura de uma empresa. Trata-se de um certificado, emitido pela ANVISA, para empresas de saúde, cosméticos, farmácias, fábricas de medicamentos e matéria-prima farmacológica. 

Para emitir este documento, ANVISA considera alguns pontos, como segurança das instalações da empresa, controle de manuseio e transporte de produtos.

Não ter a AFE, segundo a Lei Nº 6.437, pode sofrer algumas penalidades, como:

  • Multas e advertências;

  • Apreensão, inutilização e interdição dos produtos.

  • Suspensão das vendas.

Contar com a ajuda do seu contador, você fica livre de todos esses problemas. 

#5 Na compra do certificado digital

O certificado digital é um documento obrigatório para boa parte das empresas. Trata-se de uma assinatura digital, que veio para substituir a papelada e garantir a segurança e autenticidade das transações eletrônicas. 

Por lei, toda empresa que emite NF-e (nota fiscal eletrônica) é obrigada a ter um certificado digital. Já as empresas do Simples Nacional precisam ter o certificado se tiverem mais de um empregado. A única exceção nesse caso é o MEI que não é obrigado a ter o certificado. 

“Qual tipo de certificado adquirir? Onde comprar? Como usar?”

O contador também pode guiá-lo neste processo, indicando o melhor tipo de certificado para adquirir, onde e como usar a assinatura digital.

Monitore o seu estoque e vendas pelo celular com o App Conta Azul de Bolso!

O contador também pode guiá-lo neste processo, indicando o melhor tipo de certificado para adquirir, onde e como usar a assinatura digital.

Encontre o contador que fará a diferença no seu plano de negócios com o apoio da Conta Azul

O contador é definitivamente um aliado estratégico. Para empreendedores como você, ter o apoio deste especialista traz a perspectiva de quem já acompanhou várias empresas na sua situação. Com isso, é possível evitar erros que outros já cometeram, antecipando os bons resultados. 

Agora chegou a hora de encontrar o contador mais adequado às suas necessidades — e a gente vai ajudar. É só acessar a nossa lista de contadores parceiros aqui! Todos desta lista foram checados por nós e podem ajudar você do plano de negócios até à gestão da empresa. 

Além dos nossos contadores parceiros, conte também com a Conta Azul Pro, plataforma de gestão online, completa e simples de usar, desenvolvida especialmente para micro e pequenas empresas.

Com o ERP da Conta Azul você faz o controle de todo o fluxo de trabalho, do financeiro à emissão de notas fiscais. O melhor de tudo é que esse sistema pode ser integrado com a Conta Azul Mais, plataforma gratuita para Contadores. Desta forma, o seu contador tem acesso automático a informações como lançamentos financeiros, baixas financeiras, pagamento de impostos e conciliação contábil.

Assim, ambos têm mais facilidade para fazer um acompanhamento de perto do negócio, obtêm resultados mais rápidos e tempo livre — onde o empreendedor pode focar em outras atividades para fazer a empresa crescer, e o contador, com todo o seu conhecimento financeiro, pode atuar como um consultor de negócios para ajudar na gestão.

Gostou da ideia? Então, clique aqui e aproveite para experimentar a Conta Azul Pro de graça, sem compromisso!

Leia mais

Leia também