Transações Recorrentes

Por que o boleto recorrente otimiza as cobranças da empresa?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 6 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • O uso de boletos recorrentes é uma excelente alternativa para empreendedores que trabalham com prestação de serviços, seja por contrato ou em modelo de assinatura; 
  • Este processo facilita a rotina do dono do negócio e ajuda na organização dos recebimentos. Porém, é preciso contar com a apoio da tecnologia para evitar falhas, como esquecer de cobrar os clientes na data correta; 
  • Evite esses e outros erros manuais gerenciando a empresa com a Conta Azul Pro: plataforma de gestão completa, online e que otimiza o processo de cobranças recorrentes.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Os boletos recorrentes facilitam a cobrança das empresas em geral, principalmente as prestadoras de serviços. Isso porque, seja por contrato ou nos modelos de assinatura, basta definir o valor, a data para pagamento e enviar a conta ao cliente. 

Quando feito de forma automática, este processo facilita a rotina do empreendedor, que pode contar com uma previsibilidade financeira maior. Outra vantagem é que o envio de boletos recorrentes também contribui para a redução da inadimplência. 

O que não acontece quando os boletos são enviados um a um, sem data fixa para cobrança: além de ser um processo trabalhoso, os riscos de erros são enormes. 

Continue lendo para entender mais sobre o envio de boletos recorrentes e como aplicar essa forma de pagamento na sua empresa. Boa leitura! 

Os boletos recorrentes são tipos de cobranças automáticas emitidas geralmente por prestadoras de serviço.

O que é boleto recorrente? 

Os boletos recorrentes são tipos de cobranças automáticas emitidas geralmente por prestadoras de serviço, como escritórios de contabilidade e plataformas de streaming, como a Netflix. 

As cobranças recorrentes são realizadas em períodos determinados (mensal, anual, trimestral), conforme alinhado em contrato. Dessa forma, na data de pagamento do serviço, o cliente já recebe a conta automaticamente. 

Isso significa que a cobrança recorrente dispensa a autorização a cada pagamento. E, caso a conta não seja paga, o serviço também é cancelado.

Além do boleto, uma cobrança recorrente também pode ser feita via:

  • Pix, onde a empresa gera o recebimento via Pix Cobrança;

  • Cartão de crédito, cujo valor do serviço é cobrado na fatura.

No próximo tópico, conheça as principais vantagens do boleto corrente para as cobranças da sua empresa.

Por que utilizar esse tipo de cobrança?

 

1. Economia de tempo

Ao invés de cobrar um a um os clientes, seja por ligação, e-mail ou mensagens (SMS ou WhatsApp), com os boletos recorrentes o empreendedor seleciona uma data para pagamento e emissão da cobrança. 

Dessa forma, o seu trabalho será apenas conferir se o pagamento foi realizado. Isso resulta em menos tempo gasto com uma atividade rotineira e operacional, que nem agrega tanto valor aos serviços oferecidos. 

2. Menor risco de inadimplência

Quando a empresa é pequena e o volume de serviços prestados é menor, enviar as cobranças recorrentes é mais simples. Mas, à medida que conquista mais clientes, esse processo fica mais complexo. E, por conta disso, garantir os recebimentos em dia é quase sempre um desafio.

Com os boletos recorrentes, cada cliente recebe a cobrança com tempo hábil para fazer o pagamento de forma automática, sem que você precise entrar em contato.

Tudo isso, além de evitar o desgaste na relação com o cliente, ajuda a reduzir os índices de inadimplência. 

3. Previsibilidade financeira

Para qualquer empresa, saber quanto está previsto para entrar no caixa é indispensável. Do contrário, o empreendedor fica às cegas, sem ter como se planejar e até investir no negócio. 

É claro que um ou outro atraso pode ocorrer, mas, com os boletos recorrentes, o dono consegue pelo menos ter uma ideia de quanto dinheiro entrará no caixa e quando.

4. Praticidade para empresa e cliente

Quando a empresa emite os boletos recorrentes, como já falamos, o dever do financeiro é apenas aguardar que os pagamentos sejam computados. Já para o cliente, a maior vantagem é não precisar solicitar a cobrança.

Toda essa praticidade é reconhecida por quem consome os serviços, contribuindo para a retenção da clientela, assunto do próximo tópico. 

5. Retenção de clientes

Os boletos recorrentes tornam o processo de cobrança mais fácil e mais ágil, o que é essencial para melhorar a experiência dos clientes e fidelizá-los

Outra vantagem é evitar o pagamento de multas por parte daqueles clientes que esquecem sempre de realizar os pagamentos nas datas de vencimento. Esse aspecto, inclusive, pode ser explorado pela empresa como um diferencial competitivo. 

O envio de boletos recorrentes facilita a rotina do empreendedor.

Otimize o envio de boletos do seu negócio com a Conta Azul Pro

O envio de boletos recorrentes facilita a rotina do empreendedor, mas desde que a tecnologia esteja presente neste processo. Dessa forma, ao invés de parar por horas nos dias dos recebimentos e sair enviando as cobranças, o cliente recebe as contas automaticamente. 

Para isso, conte com a Conta Azul Pro, plataforma de gestão integrada, completa onde uma das funcionalidades é a gestão de contratos, que permite o controle das vendas recorrentes e geração de cobranças automáticas. Além disso, é possível também configurar que a plataforma para emitir e enviar a Nota Fiscal de Serviço (NFS-e). 

O ERP online integra e centraliza os setores da empresa, como estoque, vendas, financeiro e contabilidade em um único local. Cada lançamento é atualizado automaticamente e em tempo real em todas as frentes do negócio. 

A cada venda ou recebimento, a baixa é dada no estoque, financeiro e essa informação é enviada para a contabilidade. Tudo sem precisar conferir nada. 

E, para você trabalhar com pagamentos recorrentes, pode contar com a solução de cobranças da Conta Azul, que automatiza esse processo. Na prática, é só inserir o contrato, configurar data de vencimento, valor e tipo de pagamento (Pix, cartão de crédito ou boleto)

Pronto: na data indicada, o cliente receberá a cobrança, simples assim!

O melhor de tudo é que, além do boleto recorrente, também é possível emitir e enviar a nota fiscal para o cliente, com a cobrança. 

Outras vantagens da Conta Azul Pro são:

  • Monitoramento das vendas e o estoque em tempo real e até pelo celular, através do App Conta Azul de Bolso;

  • Conciliação automática fiscal e de vendas;

  • Emissão de relatórios detalhados e fáceis de entender;

  • Cadastro de fornecedores, clientes e parceiros. 

Modernize a sua empresa com a Conta Azul Pro! Clique aqui para testar todas essas facilidades de graça, sem compromisso! 

Leia mais 

Leia também