Por que a nota fiscal eletrônica foi criada e quais as vantagens?

Sobre o que estamos falando?

  • A nota fiscal eletrônica é um documento digital, criada para facilitar o processo de registro de compra e venda e substituir impressões em papel;
  • Obrigatória desde 2005, a nota fiscal eletrônica oferece mais segurança e agilidade na rotina do empreendedor;
  • Emita as suas notas fiscais de forma simplificada e as envie automaticamente para o contador com a Conta Azul Pro! Tudo isso com poucos cliques e sem dor de cabeça.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

A nota fiscal eletrônica (NF-e) existe apenas em formato digital, é obrigatória desde 2005 e foi criada para agilizar o registro de compra e venda, sejam de serviços ou mercadorias. 

Com a NF-e, as falhas humanas no preenchimento das informações são menores e o processo de conferência em pontos fiscais é mais rápido, sem contar com a economia de papel. 

Se você, empreendedor, ainda tem dúvidas sobre o porquê da criação da NF-e e como esse documento fiscal impacta positivamente na sua empresa, continue lendo este conteúdo!

Aqui reunimos as principais informações sobre a nota fiscal eletrônica. Acompanhe os tópicos abaixo e boa leitura!

A nota fiscal eletrônica é realmente importante? 

Lá em 1970, as notas fiscais eram emitidas manualmente em papel carbono. Depois, a máquina de datilografia começou a ser usada e simplificou um pouco o processo.

No entanto, essas duas formas de emissão eram demoradas e esses documentos precisavam ser guardados fisicamente. Na década de 90, o computador ganhou espaço, mas apesar disso, ainda era necessário imprimir as notas para guardá-las. 

Falhas manuais, demora na emissão, gastos com papel e armazenamento eram alguns desafios enfrentados pelas empresas que precisavam emitir notas. 

E, no caso de quem precisava transportar mercadorias, a parada nos postos fiscais era um verdadeiro pesadelo, devido à demora na conferência dos produtos. 

Foi desde então que é possível perceber a importância da nota fiscal eletrônica. Substituir o papel e agilizar as fiscalizações através de informações resumidas, o DANFE. 

Assim, esse documento deve ser visto não apenas como um processo burocrático e sim, como algo facilitador na rotina do seu negócio. 

Você sabe qual é a diferença entre DANFE e NFe?

O que é a nota fiscal eletrônica?

A nota fiscal eletrônica é um documento fiscal que comprova a venda de produtos ou serviços. Ela também pode ser usada para registrar o transporte interestadual de mercadorias. 

Ao todo, existem 5 tipos de NF-e. São eles:

  • A própria NF-e, utilizada por empresas que comercializam produtos;

  • Nota fiscal de serviços eletrônica (NFS-e), obrigatória para empresas prestadoras de serviço;

  • Conhecimento de transporte eletrônico (CT-e), que registra o transporte entre estados de mercadorias;

  • Nota fiscal do consumidor eletrônica (NFC-e), substituta do cupom fiscal;

  • Nota fiscal avulsa eletrônica (NFA-e), emitida por empreendedores que não possuem CNPJ aberto.

Para emitir suas notas fiscais eletrônicas, você deve buscar um sistema emissor e estar com seu certificado digital em dia. Atualmente, existem:

  • Os emissores do governo, mais complicados de usar e podem passar por constante manutenção e ficarem indisponíveis;

  • Os sistemas de gestão pagos e que também emitem as notas fiscais. Com essas plataformas, você pode gerenciar a empresa e cumprir com essa obrigação fiscal. 

A Conta Azul Pro é uma plataforma de gestão que permite a emissão de mais de dez tipos de notas fiscais. Clique aqui para fazer um teste grátis!

As 3 principais vantagens da nota fiscal eletrônica 

 

1. Economia 

Segundo matéria da Veja, em 2014, a NF-e eliminou mais de 40 bilhões de papéis. Uma enorme economia, concorda?

Com isso, os custos com armazenamento e impressão também são menores, principalmente quando você utiliza uma plataforma de gestão com emissor de NF-e. 

2. Ganho de tempo

Com a NF-e, todos envolvidos no processo de compra e venda ganham tempo:

  • As empresas emitem esse documento fiscal com mais facilidade, com menos propensão a falhas manuais; 

  • Os clientes recebem a NF-e por e-mail, com todas as informações que necessitam para comprovar a compra ou trocar a mercadoria, caso necessário; 

  • Os fornecedores ficam menos tempo presos em postos fiscais, agilizando o recebimento de produtos. 

3. Conformidade com a Receita

Como mencionamos, a emissão da NF-e é obrigatória. Do contrário, as empresas podem sofrer sanções, além de ter a sua imagem comprometida. No próximo tópico, confira o que acontece com quem não emite as notas fiscais de uma forma geral. 

As empresas podem deixar de emitir notas fiscais eletrônicas?

As empresas que não emitem as notas fiscais podem ser acusadas do crime de sonegação fiscal. Conforme a gravidade e a reincidência, as penalidades podem variar entre:

  • Pagamento de multa, que pode chegar até a 100% do valor dos produtos vendidos ou serviços prestados não registrados;

  • Apreensão de mercadorias e suspensão das atividades;

  • Prisão, que pode variar entre 6 meses e 5 anos. 

Vale lembrar que, ao omitir e/ou informar dados divergentes a empresa também poderá ser penalizada. 

Diante disso, perceba que é indispensável cumprir com essa obrigação fiscal. E, para facilitar o processo, você deve buscar por alternativas para controle das suas rotinas financeiras e fiscais. 

Como já falamos, uma plataforma de gestão consegue resolver esse problema, oferecendo para o empreendedor as condições necessárias para gerenciar a empresa de forma efetiva, sem se perder nos prazos.

Carta de correção de nota fiscal eletrônica: o que é e como fazer.

Quem deve emitir a nota fiscal eletrônica?

De modo geral, todas as empresas devem emitir as notas fiscais eletrônicas:

  • Microempresas — ME;

  • Empresas de Pequeno Porte — EPP;

  • Empresas do Simples Nacional, Lucro Real e Presumido. 

A única exceção é o MEI, quando vende para pessoas jurídicas, desde que o cliente não exija esse documento fiscal. 

Se você, dono do negócio  está com dúvidas se a sua empresa deve ou não emitir as notas fiscais, faça uma consulta no site da Fazenda. Prestadores de serviços devem procurar a prefeitura da cidade para conferir a obrigatoriedade. 

Isso porque existem algumas especificidades em relação à NF-e e é extremamente  importante que você confirme se precisa ou não emitir essa nota.

Como facilitar a emissão de nota fiscal eletrônica?

Se para você, empreendedor, a emissão de notas fiscais ainda é um desafio? Sente que os sistemas oferecidos pelo governo são complicados de usar? Ou então, acaba levando muito tempo para finalizar o processo?

Não é porque a emissão de notas fiscais é importante que precisa ser algo tão trabalhoso e tomar horas do seu dia. Afinal, você tem muitas outras atividades para dar conta do seu negócio, como acompanhar as vendas, o desempenho dos colaboradores e a operação da sua empresa, por exemplo.

A boa notícia é que, com a Conta Azul Pro, você pode gerenciar o seu negócio e emitir as suas notas fiscais de uma forma simples, rápida e segura!

A Conta Azul Pro é uma plataforma de gestão que integra todos os setores da sua empresa em um único local. Do estoque ao financeiro, tudo é conectado.

Vendeu? A baixa do produto ou serviço é dada automaticamente no estoque. Pagou uma conta? Essa informação é registrada no financeiro. Emitiu uma nota? O envio para o contador também é automático.

Outras vantagens da Conta Azul Pro são:

  • Envio por e-mail para os clientes da NF-e e do DANFE; 

  • Emissão simplificada de mais de 10 tipos de notas fiscais;

  • Compra do certificado digital A1 com 36% de desconto;

  • Cadastro de produtos, serviços, clientes e fornecedores. Com isso, não precisa digitar as informações todas as vezes que for emitir as notas fiscais, reduzindo os erros manuais, fazendo você economizar tempo e dinheiro;

  • Acompanhamento das vendas e do estoque em tempo real, com recebimento de alertas quando os seus produtos e/ou insumos atingem as quantidades mínimas;

  • Conciliação das vendas e fiscal automáticas. Assim, é possível ter uma visão clara de todas as entradas e saídas da empresa; 

  • Monitoramento pelo celular do estoque e das vendas, através do App Conta Azul de Bolso;

  • Geração de relatórios fáceis de entender e muito mais!

A Conta Azul Pro tem tudo o que você precisa para gerenciar a sua empresa e emitir as suas notas fiscais com segurança. 

Modernize a gestão da sua empresa com quem entende do assunto: venha testar a Conta Azul Pro agora mesmo, sem compromisso e sem pagar nada! 

Leia mais

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

Cadastre-se em nossa Newsletter:*