Podcast para empreendedores: os 5 melhores episódios da Conta Azul

Sobre o que estamos falando?

  • O empreendedorismo vem crescendo no Brasil, principalmente por conta das mudanças ocasionadas pela pandemia.
  • A Conta Azul preparou um podcast para empreendedores e aqui listamos 5 episódios que mesclam informações úteis para quem está enfrentando esse desafio.
  • Abordamos desde como crescer o seu negócio com venture capital, até histórias de sucesso, que mostram na prática o caminho e o que você pode aprender com elas.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

 

Que tal aprender mais com o nosso podcast para empreendedores

O empreendedorismo tem crescido muito, principalmente em função da pandemia. Com as dificuldades econômicas desse período, muitas pessoas tiveram que se reinventar e a saída foi investir em uma ideia para gerar renda.

Mas, independentemente do momento da economia, o empreendedorismo é sempre um caminho interessante. Muitos começam um negócio sem saber como administrá-lo e isso é normal mesmo. Porém é preciso se informar muito sobre esse assunto para tocar um negócio com sucesso. Uma opção é se atualizar com blogs ou aproveitar palestras para se inspirar. 

E, pensando em inspiração, a Conta Azul disponibilizou um conteúdo especial para você que está buscando conhecimento. Confira abaixo os 5 melhores episódios do nosso podcast para empreendedores da Conta Azul, com informações importantes para você entender o cenário de empreendedorismo no Brasil!

Vamos lá?!

podcast-para-empreendedores-os-melhores-episodios-da-conta-azul-2

5 episódios do podcast para empreendedores da Conta Azul 

O podcast para empreendedores da Conta Azul é dividido em episódios que vão te ajudar a entender desde como fazer seu negócio crescer, até algumas questões burocráticas, como a formalização e as oportunidades que você tem para trabalhar a parte financeira.

Veja a seguir um pouco sobre cada um deles:

  • “Como crescer seu negócio com Venture Capital”: Esse termo é bem conhecido no mercado, mas muitas pessoas ainda  não sabem o que é. Por isso, o primeiro episódio esclarece como aproveitá-lo da melhor forma, quem pode fazer esse investimento e características para conquistar incentivadores, além de comentar o cenário de empreendedorismo.

  • “O que é Open Banking e quais mudanças ele acarreta?”: Neste episódio é explicado o que é Open Banking, que em resumo, é uma nova forma de os bancos tratarem os dados dos clientes e permitirem portabilidade de serviços e produtos entre eles. Um empreendedor que esteja por dentro dessas mudanças tem mais liberdade para optar por produtos bancários ajustados às suas necessidades ou com taxas melhores e que ajudem seu negócio a crescer.

  • “Atendimento ao cliente: um dos responsáveis pelo sucesso do seu negócio”: Este episódio aborda sobre como o atendimento ao cliente pode ser um diferencial para o negócio e mostra como tudo é importante para atender bem quem compra de você, desde os cuidados no primeiro contato até completar todo o ciclo de vendas.

  • “Histórias de Dessucesso - Vinicius Roveda (Conta Azul)”: Neste episódio, o próprio fundador da Conta Azul, Vinicius Roveda, compartilha as dificuldades que teve durante sua trajetória e como conseguiu superá-las. Esse espaço chamado “histórias de dessucesso” serve para comentar não só o lado bom que envolve o empreendedorismo, mas também os desafios, passando uma visão dessa realidade.

  • “Histórias de Dessucesso - Camila Vidal (Moving Girls)”: No último episódio, quem compartilha suas experiências é  Camila Vidal, empreendedora do Moving Girls, uma plataforma destinada a outras  empreendedoras, com conteúdos e aulas sobre técnicas para melhorar sua empresa. Camila conta que sempre teve vontade de ter seu próprio negócio, mas antes de virar só empreendedora, conciliava essa atividade com um emprego. Hoje, à frente da Moving Girls, ela conta tudo o que passou até transformar essa ideia em um grande resultado.

 

Panorama do empreendedorismo no Brasil

Agora que você já conheceu alguns episódios do podcast para empreendedores da Conta Azul, é importante saber que o empreendedorismo no Brasil não para de crescer.

Empreender traz ótimas oportunidades, mas, como você pode ter notado, têm também alguns desafios que precisam ser vencidos. Segundo um relatório do Banco Mundial, estamos na 125ª posição entre 190 países no quesito burocracia e tempo para abrir um negócio. Em média, demora-se por aqui mais de 100 dias para isso.

Mas, apesar disso, o setor é promissor. Segundo divulgações do Serasa Experian, um levantamento mostrou que na soma de todos os portes de empresa, por exemplo, foram abertos 370.581 negócios em janeiro de 2021, aumento de 15,6% em relação ao ano anterior.

Quais os principais desafios enfrentados pelos empreendedores?

No meio do caminho, há algumas questões a lidar. Veja as principais delas:

Impostos, taxas e contribuições

Toda empresa precisa pagar impostos. Desafios de contabilidade começam desde a definição do porte e tipo de empresa, até entendimento e recolhimento das alíquotas adequadas.

Ter um bom controle contábil ajuda a não perder prazos e a não cometer erros.

Formalização

A formalização é outro ponto que pode gerar dúvidas e ser mais burocrático, mas é um passo necessário para crescer. Negócios formalizados geram maior credibilidade no mercado e conseguem fazer investimento com mais facilidade.

Acesso ao crédito

Esse ponto está ligado ao anterior. Nem todos os empreendedores possuem capital suficiente para investir sem recorrer a um empréstimo. Por isso, se a empresa não estiver formalizada, o acesso ao crédito pode ser mais difícil.

Gestão 

Por fim, fazer a gestão do negócio é o grande desafio. Também aprimora-se o de vendas e a organização tanto financeira quanto contábil, para saúde do negócio. 

podcast-para-empreendedores-os-melhores-episodios-da-conta-azul-3

 

A Conta Azul te ajuda a ser um empreendedor de sucesso

A Conta Azul facilita o seu dia a dia para você empreender com sucesso, com soluções de tecnologia sob medida para o seu negócio. 

Simplifique suas tarefas diárias  e acompanhe o seu fluxo de caixa diário e estoque em tempo real, garantindo muito mais eficiência na gestão integral da sua empresa. Além disso, é possível agendar rotinas contábeis e focar na gestão das equipes e de clientes, controlar as baixas em seu estoque e ter uma visão rápida de quantidades e necessidade de reposição.


Por funcionar 100% em nuvem, você consegue acompanhar essas informações de onde estiver, basta estar conectado à internet. Imagine que você tenha um funcionário que administre a sua loja por você. Mesmo trabalhando de casa, dá para você saber tudo o que está acontecendo e conversar com a sua equipe para dar a orientação que ela precisar.

Ou seja, você consegue acompanhar a situação do seu negócio mesmo que não fique sempre lá, além de poder analisar melhor os dados do seu negócio para entender como melhorá-lo.

Gostou de conhecer o  podcast para empreendedores da Conta Azul e se atualizar  sobre a situação do empreendedorismo no Brasil? Que tal experimentar grátis a Conta Azul e simplificar sua rotina e gestão, para empreender com mais segurança e eficiência?

 

 

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?