Gestão do Negócio

Planilha de produtividade: baixe um modelo grátis!

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 3 mins de leitura
Produtividade em uma pequena empresa é fazer mais com menos

Hoje, trouxemos mais um assunto que vai dar um nó na gestão de pessoas da sua empresa: produtividade.

Você já pensou em como a sua empresa pode ser mais produtiva? Para te ajudar nesta tarefa, confeccionamos uma planilha de produtividade para download grátis. Confira!

Afinal, o que significa produtividade nas empresas?

Nas empresas, ser produtivo significa priorizar iniciativas importantes que proporcionam mais resultados para a organização com menos custos, em menos tempo, consumindo menos recursos (matérias-primas e equipamentos). Em outras palavras, mais eficiência para fazer mais com menos.

Em nossa cultura, existe um mito muito forte sobre o que significa “trabalhar”. Como se produtividade fosse apenas a relação entre a quantidade de horas trabalhadas e a de tarefas executadas. Existem inúmeras pessoas que vão ao trabalho todos os dias, mas será que elas estão executando as tarefas de maneira ágil e correta?

De outro lado, também existem aquelas pessoas que sempre chegam mais cedo do trabalho ou que aparentemente nunca estão trabalhando. Será que essas pessoas não são aquelas que terminam tudo o que devem fazer na hora certa, resolvem suas responsabilidades primeiro e ficam com mais tempo livre para o lazer?

Provavelmente, na sua empresa acontecem os dois cenários, por isso devemos desmistificar de uma vez por todas que “bater o ponto” não significa cumprir diariamente suas obrigações no trabalho.

Como melhorar a produtividade na sua empresa?

Segundo Christian Barbosa, especialista em produtividade, palestrante e autor de mais de três livros sobre o assunto, muitas empresas se perdem em seu estado de urgência. Para o especialista, a falta de objetivos claros, planejamento e de dizer ‘não’, tornam todas as atividades urgentes e não sobra tempo para que os colaboradores dediquem-se às tarefas mais importantes, que trazem retorno pessoal e profissional.

Com objetivos claros, os gestores da equipe podem guiar os colaboradores de maneira mais clara e prática. Para melhorar o índice de produtividade, por exemplo, as empresas devem se avaliar e se aprimorar para ter constante evolução de seus indicadores.

Ainda segundo Christian, uma equipe produtiva é guiada por um líder exemplar, que se comunica muito bem com sua equipe e dá espaço para os colaboradores cresceram e posicionarem suas ideais.

Baixe grátis uma planilha de produtividade

Além da postura dos gestores e colaboradores, um instrumento que pode ajudar nessa missão é uma planilha de produtividade. Por meio dela, a empresa pode medir e avaliar o desempenho das suas equipes e, caso seja necessário melhorar esse quesito, encontrar soluções assertivas.

Para fazer o download do material, clique no banner abaixo e preencha os dados do formulário:

banner com link para download de planilha de produtividade

Conclusão

Espero que tenha gostado da planilha de produtividade de funcionários que disponibilizamos! Mas não esqueça: o foco da sua empresa deve ser na qualidade profissional e pessoal dos seus colaboradores e não apenas em metas e indicadores impossíveis de serem alcançados.

Leia também