Controle Financeiro

Planilha de Contas a pagar em sua empresa

Marcos Perillo Marcos Perillo | Atualizado em: 26/01/2024 | 6 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • Uma planilha de contas a pagar permite que o gestor monitore seus compromissos financeiros a vencer, tendo assim um controle financeiro empresarial maior
  • Com uma ferramenta de controle de contas a pagar, a gestão financeira fica mais organizada, evitando atrasos, juros e multas;
  • As contas a pagar e receber são dois valores que o empreendedor não pode perder de vista. Por isso, desenvolvemos uma planilha de contas a pagar de Excel grátis para download, confira!

Experimente grátis a Conta Azul!

Atrasar as contas traz consequências indesejáveis para o dono de negócio. Afinal, ninguém deseja enfrentar juros, multas e outras penalidades. Para evitar tudo isso, um modelo de planilha de contas a pagar ajuda o empreendedor que está no processo de organização dos processos financeiros.

Contudo a planilha de contas a pagar de Excel depende do dono do negócio ou algum colaborador alimentando com dados, lendo as análises e tomando as decisões necessárias. Isso além, claro, de quitar as contas a pagar.

Por isso, trouxemos abaixo uma planilha de contas a pagar para baixar grátis. Assim, fica muito mais fácil monitorar todos os valores que entram e saem da sua empresa. Continue lendo e faça o download gratuito do seu modelo!

[Planilha] Contas a pagar em sua empresa

Por que eu preciso de uma planilha de contas a pagar?

Perder o controle de contas a pagar e receber prejudica a gestão financeira de empresas. Sem saber o quê, quanto e quando será pago, o empreendedor não consegue ter clareza da movimentação do dinheiro do negócio nem consegue tomar decisões assertivas.

Ter uma planilha de controle de contas a pagar será bastante útil, pois por meio dela é possível fazer todo o registro dos lançamentos financeiros, facilitando a análise e a identificação de gargalos em tempo hábil.

Um exemplo é uma conta que está perto de vencer e ainda não se tem dinheiro em caixa para quitá-la. Embora seja uma situação desafiadora, é melhor saber o quanto antes do que no dia do vencimento, pois assim você pode pensar em alguma alternativa para evitar o pagamento de multas e juros.

Ou então, caso você tenha uma previsão dos valores a receber e as contas a pagar em determinado período, pode evitar fazer uma nova dívida ou investimento enquanto não tem caixa suficiente.

Uma planilha de contas a pagar e a receber também otimiza o planejamento financeiro. Digamos que você percebeu que é necessário contratar mais pessoas para o atendimento, mas ainda não tem dinheiro suficiente. Com a visão das contas, é possível se planejar para suprir essa demanda.

Vantagens do controle de contas a pagar 

Já falamos sobre alguns dos benefícios de uma planilha de contas a pagar. Abaixo, separamos outras vantagens que vão além de apenas registrar os lançamentos e acompanhar datas de vencimento:

  • Evita atrasos, reduzindo juros e multas;
  • Melhora a previsibilidade financeira, permitindo o planejamento adequado dos recursos;
  • Permite antecipar e tomar decisões estratégicas com base nas datas de vencimento das contas;
  • Proporciona maior organização e facilidade na gestão financeira empresarial.
  • Minimiza o risco de pagamentos duplicados;
  • Auxilia na negociação com fornecedores, aproveitando melhores condições e descontos;
  • Possibilita a identificação de despesas desnecessárias, possibilitando ajustes no orçamento;
  • Facilita o acompanhamento do fluxo de caixa, evitando surpresas e mantendo o equilíbrio financeiro;
  • Contribui para a construção de uma boa reputação comercial, cumprindo compromissos financeiros de forma pontual;
  • Aumenta a confiança dos parceiros comerciais e instituições financeiras;
  • Aprimora o controle financeiro como um todo, promovendo uma visão mais ampla e estratégica das finanças da empresa.

Baixe grátis o modelo de planilha de contas a pagar 

A gestão financeira da sua empresa pode ser mais simples com o nosso modelo de planilha de contas a pagar grátis. Aproveite agora essa ferramenta eficiente para organizar e honrar seus compromissos!

Com esse recurso, você terá mais controle, previsibilidade e poderá tomar decisões estratégicas para o sucesso do seu negócio. Não perca tempo, faça o download agora e simplifique o gerenciamento das suas contas a pagar:

banner com link para download de planilha de contas a pagar

Dívidas em atraso: o que fazer se eu perder o controle das contas a pagar?

Quando não se tem o controle financeiro organizado, seja usando uma planilha ou outro tipo de recurso, é fácil se perder nas contas e deixar algumas dívidas atrasarem. Se esse é o seu caso, trazemos algumas dicas para ajudá-lo a lidar com esse cenário.

A principal delas é: cuidado ao parcelar as dívidas, pois é importante ficar atento aos juros simples e compostos que incidirão sobre o valor devido. O que pode parecer uma opção acessível inicialmente, pode se transformar em uma bola de neve financeira.

Em vez disso, uma estratégia recomendada é tentar negociar o pagamento da dívida à vista, pois nesses casos é possível obter descontos significativos, que podem chegar a 50% ou até mesmo 80% das multas de atraso.

Outro ponto importante de ressaltar é que recorrer a um empréstimo para quitar dívidas não é uma medida aconselhável, a menos que seja realmente a última alternativa a ser considerada.

Como já mencionamos, organizar as contas a pagar e a receber em uma planilha ajuda a evitar que sua empresa chegue a uma situação como a descrita acima. Só que é preciso entender um ponto: por melhor que uma planilha seja, ela tem seus limites.

Conforme aumenta a escala das suas vendas, ela não dá mais conta. E na hora de passar dados entre as várias planilhas de controle financeiro da empresa podem ocorrer erros.

É por isso que o ideal é você estudar a possibilidade de usar um sistema ERP. Trata-se de uma plataforma de gestão que irá integrar e automatizar toda a organização financeira da sua empresa, assim como estoque, negociações, notas fiscais e muito mais.

Clique aqui para entender na prática como este recurso é capaz de agilizar a sua rotina, evitar erros e prejuízos financeiros!

Leia também