Vendas

Planilha de Vendas: controle e acompanhamento para a empresa

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 9 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • O dono de negócio que ainda não tem um controle sobre as transações da empresa pode usar uma planilha de vendas para gerenciar essas movimentações;

  • Com essa ferramenta, é possível fazer um controle de vendas efetivo, otimizando a gestão financeira;

  • Disponibilizamos modelo de planilha de vendas completa para você fazer o download gratuito!

Experimente grátis a Conta Azul!

O empreendedor que faz sua gestão financeira e o controle de vendas de forma manual está sujeito a vários desafios. Lançamentos errados e dificuldades nas projeções financeiras são alguns deles. A planilha de controle de vendas otimiza esse monitoramento.

Logo, para quem ainda está começando a aprimorar o seu controle financeiro empresarial, uma planilha de vendas é um instrumento muito útil. Outra vantagem é acompanhar melhor o desempenho dos vendedores e, assim, definir metas mais assertivas.

Além disso, com essa ferramenta é possível saber quais foram os produtos ou serviços mais e menos vendidos. O que é essencial para ajustar as promoções, campanhas de marketing e gerenciar o estoque.

Faça o download de um modelo de planilha de vendas totalmente gratuito e descubra como usá-lo .

Confira os tópicos:

Planilha de vendas

Planilha de vendas grátis: baixe a sua

Para montar um bom plano de vendas é preciso ter em mãos as informações que indiquem o caminho que a equipe deve seguir.

Com a planilha de controle de vendas, é possível ter uma visão geral dessas movimentações, saber quais são os produtos mais vendidos, os que demoram mais para sair do estoque e quando a empresa costuma vender mais ou menos. Assim, o gestor pode montar um planejamento estratégico mais eficiente.

Criar um arquivo como esse do zero leva bastante tempo. Sem contar que nem todo gestor tem habilidades com Excel. Pensando nisso, desenvolvemos um modelo de planilha de vendas para você baixar gratuitamente. Clique no banner abaixo, preencha o formulário e faça o download do material!

Banner com link para download da planilha de acompanhamento de vendas

Por que usar a planilha de controle de vendas?

A planilha de vendas Excel proporciona um controle maior sobre o desempenho comercial da sua empresa. É assim que você medirá resultados de campanhas de marketing, entenderá que produtos e serviços são pouco comprados, quais vendedores possuem melhor desempenho, entre outros dados.

Com as informações da planilha para controle de vendas, será possível tomar decisões estratégicas importantes. Entre elas: capacitação da equipe, mudança de estratégia comercial e cálculo de reposição de estoque.

Essa planilha foi criada para que você possa acompanhar e controlar, de forma fácil, o andamento das vendas ao longo do mês. Com ela, você pode verificar a meta mensal estipulada (acumulado planejado) e as vendas realizadas diariamente (realizado).

O modelo acima é uma planilha de vendas Excel, mas pode ser editado para atender suas necessidades. Ao fazer o download gratuito do arquivo, você vai encontrará: :

  • Tabela geral: aqui você registra os números
  • Acompanhamento diário: onde você visualiza um gráfico com o realizado, o planejado base e o planejado futuro
  • Acompanhamento acumulado: aqui você encontra um gráfico do realizado, da tendência e da meta.

Você vai ver que, quanto mais usar a planilha de vendas, mais rápido fica fazer esse registro. E, com o tempo, vai entender como ir um pouco além desse formato para otimizar ainda mais os seus resultados.

Como usar o modelo de planilha de vendas

Uma vez que tiver baixado a planilha de vendas Excel grátis, é hora de colocar as informações referentes à sua empresa. Com esse passo a passo, você vai ver que não é um processo complicado: 

  1. Na aba Tabela Geral você vai encontrar duas tabelas. O primeiro passo é atualizar a data referente ao mês vigente na tabela maior;
  2. Em seguida, você deve partir para a atualização da tabela menor, dos parâmetros. Nela, a única célula que deve ser preenchida é a meta, que é o valor total que você pretende alcançar com as vendas durante aquele mês;
  3. Você vai ver que depois de adicionar essas duas informações, as colunas Planejado Base, Planejado Futuro, Acumulado Planejado e Tendência a Realizar são preenchidas automaticamente.
  4. A coluna Realizado é onde você vai preencher com o valor vendido em cada dia do mês. A partir deste valor, todos os outros são recalculados;
  5. À medida que você preencher essa coluna, as linhas Total Realizado e Tendência na tabela dos parâmetros serão atualizadas;
  6. Perceba que a coluna Acumulado Realizado começa a ser alterada enquanto a Planejamento Futuro vai recalculando os valores planejados e excluindo os valores referentes ao já realizado;
  7. As outras duas abas, Acompanhamento Diário e Acompanhamento Acumulado, que contêm os gráficos, também são atualizadas automaticamente conforme a tabela geral é modificada.

É importante que você faça o apontamento das vendas diariamente, com os valores sempre exatos, incluindo todos os centavos. E, claro, acompanhe o andamento da Tendência (na tabela dos parâmetros) para saber como está em relação à meta.

Isso pode mostrar quanto esforço é necessário para chegar ao final do mês com as contas em dia. Dessa forma, um modelo de planilha de vendas causa um grande impacto econômico positivo em qualquer método de gestão financeira para empresa.

Indo além da planilha de vendas Excel 

Uma planilha de vendas é um passo muito importante para quem quer controlar e acompanhar as movimentações, fazer projeções mais assertivas e tomar decisões melhores. Mas, hoje, a tecnologia já oferece algumas opções mais rápidas e automatizadas para sua gestão financeira.

Com um sistema online de controle de vendas, você pode reunir todos os dados da sua empresa em um único lugar, conectando as áreas do negócio em uma única plataforma.

Veja alguns dos benefícios de usar um sistema ERP para ir além da planilha nas vendas:

Melhor atendimento 

O controle de vendas online auxilia a empresa a se relacionar melhor com seus clientes e oferecer um atendimento mais personalizado. Na plataforma ERP, o cadastro dos consumidores é automático, rápido e intuitivo e o contato com cada um se torna mais eficiente e rentável.

Além disso, a apresentação de propostas customizadas é bastante simples. Você pode usar o logotipo e os dados de sua empresa para que o sistema de gestão gere automaticamente um arquivo em PDF e, assim, aumentar suas chances de novos negócios.

Planilha de vendas

Profissionalização das vendas

Imagine um sistema de gestão integrada em que a venda gera automaticamente um pedido para o setor do estoque, que verifica se o produto está disponível e se há prazo e pessoal para a realização do serviço.

Fica melhor: essa mesma plataforma de vendas também pode emitir nota fiscal, se conectar com o contador, lançar os dados da transação no financeiro da empresa e fazer conciliação bancária e fluxo de caixa

Viu como uma planilha de vendas pode ser aprimorada?

Eficiência na cobrança

Com um sistema ERP online, você pode emitir e enviar boletos a seus clientes e receber pagamentos por cartão de crédito e Pix, tudo de forma fácil e rápida, com o dinheiro caindo na conta e os dados do faturamento atualizados.

Agilidade na organização

A planilha de vendas depende bastante da capacidade operacional de um colaborador ou de uma equipe.Como ela precisa ser atualizada manualmente, acaba oferecendo grande margem para erro.

Usar um sistema de gestão financeira empresarial torna esse processo de controle de vendas automático e possibilita que qualquer membro autorizado de sua equipe acesse as informações, produza relatórios e use os dados para tomar decisões assertivas.

Assim, você não corre o risco de deixar de fazer algum lançamento por causa da correria do dia a dia, e ainda pode monitorar todas as etapas do processo de compras dos seus clientes.

E essas são apenas algumas das vantagens de quem adota uma planilha de vendas e depois se dá conta de que pode ir além e automatizar todos os processos operacionais, reduzindo tempo e eliminando erros manuais.

Com a plataforma certa, você terá as condições que precisa para acompanhar o fluxo de vendas de ponta a ponta, gerenciar melhor os seus vendedores, o estoque e o financeiro.

Quer saber mais sobre como um bom sistema de gestão online impacta positivamente nas vendas e na administração da empresa? Confira aqui um conteúdo completo sobre o tema!

Leia também