Gestão do Negócio

Planejamento para 2017 para crescer de verdade

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 07/07/2023 | 6 mins de leitura | ← voltar

Planos para 2017

O ano vem chegando ao fim, e este é o momento ideal para refletir sobre o negócio. Além de analisar se as metas propostas foram alcançadas, é hora de fazer planos para 2017. E para preparar uma estratégia de sucesso e crescer de verdade, algumas etapas não podem ficar de fora.

Planos para 2017: construa uma estratégia vencedora

Um planejamento estratégico é como um guia para a empresa. É o instrumento que prevê o que deve ser feito para que você consiga chegar aonde deseja. Mas ele não é moldado apenas de boas ideias e precisa ser periodicamente avaliado, entendendo os pontos positivos e negativos, para que correções e melhorias sejam realizadas.

Mas por que fazer isso agora? Quando um ano chega ao segundo semestre, o panorama do próximo período costuma estar bem desenhado, com as expectativas econômicas delimitadas. Diante da redução da incerteza, elevam-se as chances de o gestor ser bem-sucedido no ajuste de sua estratégia, alinhando suas metas ao cenários interno e externo.

Quanto mais você demorar a definir seus planos para 2017, mais difícil será crescer como empresa. E como o fim do ano está próximo, não há tempo a perder. Veja quais são as principais etapas para a projeção do seu negócio.

1. Comece olhando para 2016

Uma retrospectiva do ano que vai chegando ao fim não é apenas um programa de televisão, mas um compromisso do empreendedor para começar a definir as ações prioritárias para 2017. Para essa análise, cabe se fazer algumas perguntas, buscando medir os resultados daquilo que foi colocado em prática ao longo dos últimos meses.

  • As metas estabelecidas (ou parte delas) foram concretizadas no ano?
  • Os resultados alcançados foram satisfatórios?
  • Como sua equipe se comportou e que desempenho teve ao longo do ano?
  • Sua relação com o cliente e o mercado ocorreu da forma prevista?
  • O que faria diferente daquilo que foi realizado?

Esses são exemplos de questionamentos que o gestor deve se fazer. O último deles é emblemático, pois já começa a dar uma ideia sobre o que deve integrar a estratégia para o próximo ano. É válido fazer um exercício aprofundado, listando tudo o que deu certo e o que deu errado, pois só assim poderá reforçar ou corrigir alguma ação.

2. Identifique seu potencial e suas limitações

Essa etapa é complementar à anterior. O objetivo é verificar o quão competitiva a sua empresa está no momento e o que pode ser feito para destacá-la no mercado. Se você ainda não usa a análise SWOT (em português, FOFA – Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), é uma boa oportunidade para identificar o que lhe faz crescer e o que o torna vulnerável perante os concorrentes. Se já adota a ferramenta, é chegado o momento de validar ou atualizar as informações.

3. Aprenda com a concorrência

Outro instrumento interessante para a construção de sua estratégia para 2017 atende pelo nome de benchmarking, que nada mais é do que uma comparação com a concorrência. O objetivo é observar o que o mercado tem feito diferente de você e com bons resultados, mas não para copiar ideias, e sim aprender com elas. Pode ser um passo decisivo para tornar seu negócio mais produtivo, rentável e competitivo.

4. Faça Projeções de mercado para o próximo ano

Ao chegar até aqui, você já sabe onde errou, onde acertou e o que a concorrência tem feito melhor que você. Falta projetar o comportamento do mercado para o próximo ano, pois diversos fatores externos podem afetar seus resultados. Estamos falando de perspectivas econômicas, incluindo inflação, câmbio, juros, dólar e outros indicadores, conforme a sua atividade.

Ainda que à frente de uma pequena empresa, não há como ignorar que seu planejamento pode ser engolido por todas essas questões, que são bastante voláteis. O segredo para enfrentar cenários distintos é se preparar para todos eles, dos mais catastróficos aos promissores. Isso diminui a chance de ser surpreendido.

Um exemplo: supondo que você planeje um investimento para 2017, que se viabilizará com a busca de crédito, será o próximo ano um bom momento para tomar empréstimo? A tendência indica que as taxas ficarão mais atrativas ou mais pesadas? Tenha todas as informações em mãos antes de propor suas metas.

5. Construa um orçamento

Antes de fazer qualquer plano para 2017, é preciso saber como andam e como ficarão as suas finanças. Se você é disciplinado com o fluxo de caixa, consegue visualizar se há um indicativo de lucro ou prejuízo. Esse é um passo fundamental para definir quanto, como e no que gastar no próximo ano.

Um orçamento empresarial bem construído, com uma previsão detalhada de receitas e despesas e necessidade de capital de giro, será decisivo para o estabelecimento de prioridades. Se a perspectiva é positiva, as metas se relacionarão com o crescimento. Do contrário, com propostas para sair do vermelho.

6. Defina as metas

Agora, sim, vamos estabelecer os objetivos para os próximos 12 meses. Não há segredos nessa etapa, pois você conhece o negócio melhor do que ninguém para definir aonde quer chegar e tem as informações que precisa para planejar o seu crescimento. Mas seja realista: ainda que sonhar alto seja positivo, a concretização exige pés no chão.

Como estamos falando de um planejamento anual, não proponha nada que não possa ser cumprido até dezembro de 2017. Isso não significa que objetivos ambiciosos devam ser descartados – eles apenas precisam se adequar à sua realidade.

São exemplos de possíveis metas:

  • Dobrar o número de clientes ativos
  • Aumentar o faturamento em 25%
  • Abrir uma filial em outra cidade
  • Lançar um novo produto no mercado
  • Conquistar um maior market share
  • Conseguir pagar as contas em dia
  • Reduzir custo fixo em 10%
  • Quitar empréstimos e não contratar novos.

7. Envolva a equipe

Não poderíamos encerrar a relação de etapas para a construção de um planejamento sem falar em como colocá-lo em prática. Não há a menor chance de sucesso se o time não estiver envolvido, seja ele formado por um ou 100 colaboradores. Todos devem ser informados sobre as metas e, inclusive, podem participar da sua construção, o que ajuda também a motivá-los.

Planeje para crescer em 2017

Como vimos ao longo deste artigo, um bom planejamento é chave para o crescimento da sua empresa no próximo ano. Se você ainda não se dedicou a refletir sobre o momento do negócio, aproveite as dicas para começar hoje mesmo a estabelecer suas metas.

Conforme identificou o Termômetro ContaAzul – 3ª edição, há uma expectativa positiva para 2017, com 61,2% dos pequenos empresários acreditando na melhora do cenário econômico e 34,9% planejando lançar novos produtos ou serviços. Se você também está otimista, confirme suas expectativas ao construir uma estratégia vencedora.

Como andam os seus planos para 2017? Já traçou as metas da sua empresa? Comente!

Leia também