Como fazer o planejamento financeiro da sua agência de marketing

Descubra como fazer o planejamento financeiro para uma agência de marketing com este guia prático. Veja passo a passo.

Quer saber como se faz o planejamento financeiro para uma agência de marketing?

Então, tenha certeza de que você já está no caminho certo, pois é sinal de que compreende a importância dessa atividade na gestão da empresa.

Esse tipo de planejamento consiste em fazer projeções com base em informações financeiras do negócio para se preparar a diferentes cenários, planejar o crescimento e fazer investimentos.

O planejamento financeiro para uma agência de marketing é importante também porque as relações de compra e venda são feitas geralmente no modelo B2B: de uma empresa para outra.

Então, você não pode perder tempo.

Realizar o planejamento financeiro deve ser uma atividade contínua para garantir que a sua agência sobreviva, ganhe corpo e cresça cada vez mais.

Só que não é uma tarefa tão simples de aplicar na prática, não é mesmo?

Para facilitar esse trabalho, criamos um guia de planejamento financeiro para uma agência de marketing.

Neste artigo, saiba o que é planejamento financeiro, importância e um passo a passo para implementar com sucesso no seu negócio. Preparado?

O que é planejamento financeiro para uma agência de marketing

O planejamento financeiro consiste em fazer previsões sobre as finanças da empresa em um determinado período de tempo, incluindo receitas e despesas.

"O planejamento financeiros compreende a estruturação de ações e dimensionamento de recursos financeiros com vistas à operacionalização de projetos gerenciais, sendo condição essencial à conquista do sucesso empresarial", conceitua Yumara Lúcia Vasconcelos, no livro Planejamento financeiro (Iesde Brasil).

A ideia do planejamento é identificar quanto a agência vai ganhar e gastar, seja nos próximos três meses, seja nos próximos três anos, para garantir um crescimento sem dívidas.

Em outras palavras, é uma forma de ter pleno controle sobre as finanças, de maneira a estabelecer metas possíveis de alcançar e para sustentar o negócio no longo prazo.

Também tenha em mente que o planejamento financeiro serve como uma ferramenta de gestão para apoiar a tomada de decisão em relação a investimentos, custos, processos e contratação de profissionais de marketing.

Ele também funciona como uma garantia de que a agência sempre manterá as contas em dia e, de preferência, com capital de giro para investimentos.

Não importa se você já tem uma agência consolidada no mercado ou está apenas começando.

Fazer um planejamento financeiro sólido é uma etapa essencial para ter sucesso  — e esse processo deve ser feito continuamente, sempre com o objetivo de melhorar a situação financeira da agência.

Importância do planejamento financeiro para uma agência de marketing

É preciso reconhecer a importância do planejamento financeiro para uma agência de marketing.

Afinal, essas agências geralmente operam no modelo B2B (business to business). Ou seja: elas vendem para outras empresas, e não para o consumidor final. 

Só que vendas B2B são mais complexas, levam mais tempo e possuem ticket médio elevado.

Sabe o que isso quer dizer na prática?

Que não há novos clientes entrando na empresa todos os dias, mesmo que os seus clientes atuais façam pagamentos mensais.

Considerando esse fator, você deve ter um controle financeiro rigoroso para garantir que terá dinheiro suficiente para pagar as contas com os clientes que você possui no momento.

Então, em suma, dá para afirmar que o planejamento financeiro para uma agência de marketing é fundamental para garantir a saúde financeira do negócio. 

Também é o planejamento que gera segurança para os gestores na hora de reduzir custos ou ampliar os investimentos, por exemplo, de curto a longo prazo. 

Esse controle também permite projetar a jornada de crescimento da agência, sem comprometer o orçamento ou criar dívidas que não serão pagas posteriormente.

Dito de outra forma, é uma estratégia para garantir que a empresa não gaste mais do fatura.

Passo a passo para fazer o planejamento financeiro da agência de marketing

Agora que você está familiarizado com o conceito de planejamento financeiro e sabe como ele se aplica a uma agência de marketing, é hora de saber como colocá-lo em prática. 

Abaixo, criamos um passo a passo facilitado com sete etapas para você não errar nessa hora. Vamos às dicas. 

1. Controle o fluxo de caixa

Um controle rigoroso de fluxo de caixa é primordial para que você conheça a situação financeira da agência. 

Para isso, registre todas as entradas e saídas, monitorando despesas e ganhos.

Dessa forma, você sempre sabe quanto dinheiro tem disponível no caixa e ainda consegue criar uma base de dados que servirão para fazer projeções financeiras para a empresa.

"A projeção do fluxo de caixa (orçamento estimado) é o dado individual mais importante para controlar sua empresa", afirma David H. Bangs Jr., em Guia prático: administração financeira (Editora NBL).

De acordo com o autor, trata-se de uma forma para controlar gargalos que prejudicam a empresa financeiramente, como ocasionais gastos desnecessários ou contratações inadequadas que, juntos, têm grandes impactos negativos. 

2. Crie uma base de dados

Planejamento é uma atividade que deve ser realizada continuamente.

A dica é criar um histórico de dados financeiros, incluindo movimentações no fluxo de caixa, relatórios contábeis e investimentos.

Assim, quanto mais tempo passa, melhores serão as projeções financeiras, porque elas serão embasadas em uma fonte com volume de informações.

Lembre-se disto: criar um histórico é uma forma de garantir um planejamento financeiro assertivo e eficiente.

3. Trace metas e monitore indicadores financeiros

Uma atividade importante do planejamento é a criação de metas para o crescimento da empresa que norteiam as movimentações financeiras da agência.

Elas precisam ser realistas e específicas  — esses fatores ajudam no seu alcance.

Uma meta pode ser aumentar a equipe em 25% no prazo de um ano. Ou ainda comprar equipamentos de filmagem para produzir conteúdo para clientes, por exemplo.

Percebe como são objetivos que impactam diretamente no orçamento da agência?

Só que não adianta traçar metas sem monitorar indicadores financeiros.

Afinal, esses dados informam se você está caminhando na direção certa, rumo ao alcance das metas, ou se é preciso fazer alterações.

Aqui a ideia é criar relatórios com indicadores financeiros, como lucratividade, taxa de inadimplência, receitas, despesas e saldo disponível, por exemplo.

4. Faça projeções financeiras considerando diferentes cenários

O planejamento financeiro envolve criar projeções financeiras com base nos dados do fluxo de caixa.

A partir da análise das informações financeiras, faça diferentes projeções para a empresa.

Nesse processo, considere cenários otimistas, realistas e pessimistas.

Faça projeções de receita, custos relacionados a serviços, despesas administrativas e relativas a vendas e contratação de profissionais. 

Elabore planos de ação para cada um desses cenários  — dessa forma, você está preparado para qualquer situação e pode agir rapidamente. 

5. Separe contas pessoais das contas da agência

Um dos principais erros de gestão que comprometem a saúde financeira e a lucratividade dos negócios é misturar contas pessoais e empresariais.

Acredite, essa atitude pode fazer com que sua agência de marketing vá à falência.

Por isso, a dica é definir um pró-labore: uma remuneração fixa mensal que funcionará como um salário para gestor.

Mesmo que sua empresa tenha lucrado um valor satisfatório, retire apenas o dinheiro do pró-labore, deixando o restante na conta da empresa para aumentar capital de giro. 

Também não use dinheiro da agência para pagar despesas pessoais.

Tenha contas bancárias separadas para ficar longe dessa tentação e manter uma distinção clara entre vida pessoal e negócios.

6. Adote uma plataforma de gestão

Se você ainda não utiliza uma plataforma de gestão na sua agência, é hora de contratar esse serviço.

Esse tipo de ferramenta automatiza tarefas de pouco valor agregado e que demandam horas de trabalho minucioso.

Uma solução como a Conta Azul, por exemplo, facilita processos como o registro da venda, a emissão da nota fiscal, a conciliação bancária, o planejamento de contas a pagar e receber e a criação de relatórios sobre o fluxo de caixa e panorama financeiro da agência.

E essas informações ficam na nuvem, garantindo a segurança dos dados e permitindo o acesso a eles por meio da internet, independentemente de onde você estiver.

Com a automatização, a gestão tem acesso a vários benefícios, como o aumento de produtividade e a eliminação de erros e retrabalho.

No dia a dia do planejamento financeiro, isso significa que você ganha mais tempo para se dedicar a funções estratégicas.

7. Conte com a ajuda de um bom contador

O contador é um parceiro de negócios que informa sobre todos os requisitos legais da empresa e dá as orientações necessárias para lidar com as finanças.

Hoje esse profissional atua mais como um consultor, ajudando na tomada de decisão das empresas, independentemente de ser uma agência de marketing ou companhia de outro segmento do mercado. 

Em outras palavras, ter a parceria de um bom contador é contar com um profissional que atua em nível estratégico

Por fim, com essas dicas em mente, você já deve ter uma nova compreensão sobre a importância do planejamento financeiro para uma agência de marketing, não é mesmo?

Então, é hora de colocar o passo a passo em prática e fazer com que seu negócio cresça de maneira sustentável e lucrativa.

Experimente a plataforma de gestão da Conta Azul para ter todo esse processo facilitado. 

Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe nos comentários abaixo.

Um sistema de gestão que conecta as áreas da sua empresa: do financeiro ao comercial

Aproveite para contar de que forma você pretende fazer o planejamento financeiro da sua agência e quais resultados espera a partir dessa gestão.

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online  para você organizar sua empresa   <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>