Planejamento 2022: tudo o que você precisa saber, em um só lugar!

 

 

Sobre o que estamos falando?

  • Saber aonde se quer chegar é importante, mas apenas com um bom planejamento é possível alcançar seus objetivos e os da empresa. Roy Rudnick, um dos autores do livro Mundo Por Terra, conheceu mais de 100 países viajando de carro. Ele compartilha essa experiência com a gente no primeiro episódio do Conta Azul CAst;
  • Sem planejamento, certamente eles teriam desistido. Isso também acontece com vários donos de negócios que, na tentativa de resolver os problemas do dia a dia, não se planejam a curto, médio e longo prazo;
  • É indispensável acompanhar todas as atividades definidas no planejamento. Mas fazer isso no papel se torna complicado, concorda? Conte com a Conta Azul para monitorar todos os setores da sua empresa em tempo real, de maneira simples e pagando pouco.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

Como você imagina sua empresa daqui há cinco anos? Todo empreendedor tem o sonho de ver o negócio crescer, conquistar mais clientes e ser reconhecido. Porém, somente isso não é suficiente para atingir seus objetivos. O planejamento da empresa é o que ajuda a alcançá-los de uma forma mais assertiva.

Do contrário, é possível se perder no meio do caminho e gastar mais tempo e dinheiro, dentre outras consequências. O que não é interessante nem para quem está começando a empreender, nem para os donos de negócio que já possuem anos de mercado. 

Que tal entender um pouco mais sobre o assunto e ainda conhecer a história do casal, que tem muito a ensinar sobre planejamento?

No primeiro episódio do Conta Azul CAst, conversamos sobre planejamento com o convidado Roy Rudnick, que rodou o mundo de carro com a esposa Michelle Weiss e escreveu com ela o livro Mundo por Terra, contando as suas experiências. 

Continue a leitura para aprender como iniciar o planejamento da sua empresa e descobrir como Roy e Michelle conseguiram conhecer 103 países em 2.230 dias de viagem!

Confira os seguintes tópicos:

planejamento-2022

Por que é importante ter um bom planejamento? 

Digamos que você vai fazer uma longa viagem para conhecer vários países, assim como Roy e Michelle, porém sem planejamento algum, diferente do casal. 

Para começar, você acaba gastando muito em passagens, já que não pesquisou com antecedência. A hospedagem também sai cara e longe dos locais que você queria visitar. Por não saber andar na cidade, mesmo com GPS, você gasta muito tempo para chegar aos lugares.

Sem ter feito os cálculos corretamente, seu dinheiro acaba antes do fim da viagem. O jeito é usar o cartão de crédito e o cheque especial, com taxas altas.

Ufa! Que experiência cansativa, concorda?

O mesmo acontece quando você gerencia o seu negócio sem qualquer planejamento. Além dos gastos financeiros, a sua disposição vai junto e o que era para ser o sonho de ter o próprio negócio, pode virar um pesadelo.

O planejamento empresarial corresponde a todas as ações que serão desenvolvidas para alcançar os objetivos do negócio. 

De forma prática, o planejamento para empresas:

  • Ajuda a definir prioridades, um dos principais desafios de qualquer negócio;
  • Faz com que você invista no que realmente é relevante para a empresa, evitando gastos desnecessários e contribuindo para a sua saúde financeira;
  • Prepara o seu negócio para imprevistos;
  • Apoia e direciona a sua tomada de decisão.

O ideal é que o planejamento seja desenvolvido entre dezembro e janeiro, considerando a competência de um ano. Porém, ele pode ser feito a qualquer momento, conforme as necessidades do seu negócio.

material-gratuito-1

Para te ajudar nesse caminho, temos um presente muito especial. Preencha o formulário abaixo, e baixe gratuitamente o E-book Como acertar no planejamento estratégico da sua empresa:

 

O que você pode aprender sobre planejamento no primeiro episódio do CAst?

Muitas pessoas têm o sonho de conhecer o mundo inteiro, mas nem todas pensam em fazer isso de carro. E foi exatamente essa a ideia do casal Roy Rudnick e Michelle Weiss. Ao todo, eles conheceram 103 países, cinco continentes e percorreram mais de 300 mil quilômetros em 2.230 dias.

Roy e Michelle têm muito a nos ensinar sobre planejamento, organização, adaptação e resiliência. Embora viajar fosse o sonho dos dois, viver em um carro de quatro metros quadrados, estando juntos 24 horas por dia, foi algo realmente desafiador. Além disso, eles precisaram superar alguns obstáculos, como culturas diferentes, fuso horário, problemas técnicos, burocracias e muito mais. 

Depois de rodar o mundo, eles escrevem o livro Mundo por Terra: uma fascinante volta ao mundo de carro, onde contam um pouco sobre como foi a experiência. 

A Conta Azul teve o prazer de receber Roy Rudnick no primeiro episódio do Conta Azul CAst! Confira os melhores momentos no Youtube!

story02

Por onde começar a planejar seu negócio?

Antes de iniciar o planejamento empresarial, é importante conhecer o negócio de fato. Sugerimos que, antes desse processo, você faça uma lista do que funcionou ou não para a sua empresa no ano anterior. 

Depois, faça uma análise SWOT. Ela ajudará você a avaliar o seu negócio, considerando fatos internos e externos que podem influenciar os resultados.

SWOT é a sigla em inglês para:

  • Strength (forças): correspondem a todas as características da sua empresa reconhecidas pelos clientes e que a diferenciam dos concorrentes;
  • Weakness (fraquezas): pontos fracos do seu negócio, que precisam de ajuste e interferem negativamente nos resultados; 
  • Opportunities (oportunidades): possibilidades que você pode explorar no mercado para aumentar o seu faturamento; 
  • Threats (ameaças): como o próprio nome diz, são os aspetos do mercado que podem prejudicar o seu negócio, como o surgimento de novos concorrentes.

swotAo fazer a análise SWOT, é indispensável que você consulte a sua equipe e ouça os seus clientes. Isso porque eles podem contribuir com suas opiniões, gerando oportunidades de melhoria para o seu negócio.

De posse de todas essas informações, é hora de criar o seu planejamento! E para começar, que tal contar com uma ajudinha nossa? Baixe grátis a Planilha de Planejamento Estratégico 2022 preenchendo o formulário abaixo:

 

 

Como estruturar o planejamento estratégico de uma empresa?

1. Documente todas as suas ideias

Ao visitar uma empresa, você já percebeu que determinado processo poderia ser replicado na sua? Quantas vezes, em situações atípicas, você já teve boas ideias? 

É muito importante documentá-las, além de levantar referências, sugestões e críticas em geral. Você pode fazer isso no Google Docs, compartilhando o acesso do arquivo com a sua equipe e incentivando o time a rebuscar suas ideias.

Com todo esse material reunido, na hora de fazer o planejamento estratégico da sua empresa, você considera as melhores ideias e pensa em como colocá-las em prática.

2. Reúna os dados que você precisa

Você sabe quantas vendas foram feitas pela sua empresa no ano passado? E quais são os produtos e/ou serviços mais procurados? Qual é o meio de pagamento mais utilizado por seus clientes?

Ter acesso a uma visão geral do seu negócio facilita a criação de um planejamento mais assertivo, bem como a definição de objetivos alinhados à sua realidade.

Sabendo, por exemplo, que um produto é o mais vendido e que seus clientes compram mais com cartão de crédito, você pode planejar campanhas promocionais com melhores condições de pagamento para esse item. 

Para ter acesso às informações reais do seu negócio, é indispensável ter um bom sistema de gestão. Do contrário, você levará muito tempo analisando papéis e planilhas. 

3. Analise o seu mercado de atuação

Avalie como está o seu mercado de atuação a nível regional, nacional e internacional. Veja quais são as principais novidades, o que está deixando de ser usado e como você pode aplicar todo esse conhecimento em prol do seu negócio. 

Vale lembrar que esse estudo não deve ser feito apenas uma vez por ano ou quando você fizer seu planejamento. Assim como as suas ideias, documente essas análises e compartilhe o material com seus colaboradores. 

4. Estude e ouça o seu público-alvo

Ao estudar o perfil do seu cliente ideal, você tem muito mais facilidade para criar um planejamento voltado a atender as necessidades do mercado. 

Faça pesquisas pelo Google Forms e divulgue para seus clientes, para entender as mudanças de comportamento que podem acontecer, suas preferências e sugestões de melhorias. Isso também deve virar rotina na empresa, com todas essas informações devidamente documentadas. 

https://blog.contaazul.com/planejamento-estrategico-o-que-e-como-fazer-o-seu-do-zero

5. Determine objetivos claros

O ponto de partida para o seu planejamento é a definição de objetivos claros a curto, médio e longo prazo. Esse processo facilita também na hora de definir as metas

Lembre-se que os objetivos da empresa devem ser apresentados a toda a equipe e explicados detalhadamente, o que aumenta a motivação e o engajamento, como veremos mais adiante.1

6. Estabeleça metas

As metas são os desdobramentos dos objetivos da empresa. Em outras palavras, é aonde você quer chegar com o seu negócio!

Lembre-se de que o seu planejamento precisa ser realista: nada de metas absurdas, impossíveis de serem cumpridas. Para isso, reúna e analise os dados da sua empresa e, com base nesses números, estabeleça as próximas.

Se durante o Dia das Mães você costuma vender mais, estabeleça uma meta para o aumento das vendas nesta data em 30%. Isso pode ser mais interessante do que pensar em triplicar o seu faturamento em maio, por exemplo. 

Diante de metas impossíveis de serem alcançadas, seus colaboradores podem ficar desmotivados, o que não é nada bom. Veja o porquê no próximo item!

7. Mantenha sua equipe engajada e motivada

Sua equipe é a responsável por colocar tudo que foi definido no planejamento em prática. Mas isso só é possível quando os seus colaboradores estão engajados e motivados

O primeiro passo para isso é deixar claro a importância do planejamento e do trabalho de cada um no alcance dos objetivos da empresa. Além disso, políticas de comissões, bonificações, prêmios e folgas dão a sensação de reconhecimento aos profissionais.

8. Escolha os indicadores para acompanhar

São muitos os indicadores utilizados no mercado. Você pode optar por monitorar os mais comuns, como o número de vendas e o próprio lucro em um determinado período. Dependendo do seu modelo de negócio, pode ser interessante acompanhar outras métricas, como a taxa de churn e o Retorno sobre Investimento (ROI).

Esses indicadores servem para você saber se as estratégias desenvolvidas no seu planejamento estão funcionando. E ao fazer isso, é possível identificar e resolver problemas em tempo hábil.

Leia mais sobre o assunto:

Indicadores-financeiros

9. Tenha a tecnologia como aliada

Na sua empresa os processos ainda são manuais? Emitir uma nota fiscal leva muito tempo? Fechar o caixa toma horas do seu dia?

Independente do seu ramo de atuação, a tecnologia deve ser sua maior aliada. Hoje, com tantos recursos disponíveis, é possível otimizar cada vez mais o seu tempo, oferecendo produtos e/ou serviços melhores. 

Se a tecnologia ainda não faz parte do dia a dia da sua empresa, comece entendendo o que faz um ERP e como ele transforma e facilita a gestão do seu negócio e tarefas rotineiras.

10. Registre seu plano e mãos à obra

O planejamento da sua empresa deve estar registrado e a fácil acesso para que você possa acompanhar o desempenho de tudo aquilo que foi definido. Um documento online, como o Google Docs, pode facilitar. Assim, suas informações ficam seguras na nuvem.

Se você ainda não trabalha com um planejamento estruturado, sua equipe pode apresentar algum tipo de resistência, o que é absolutamente normal. Daí a importância de sempre revisar o planejamento e reforçar a importância de cada processo para o negócio. 

Por fim, o planejamento não irá resolver todos os problemas da empresa, mas fará dela um negócio saudável. Vale lembrar que ele é mutável e deve ser ajustado sempre que necessário.  

Planejamento-2022

Agora é a hora de tirar o plano de negócios do papel!

Após conhecer todo o passo a passo para um bom planejamento, você deve estar se perguntando: por onde eu começo?

Você pode começar o seu planejamento com a nossa ajuda! Baixe grátis o nosso Modelo editável de Planejamento Anual para empresas e coloque todas as dicas em prática hoje mesmo:

 

 

 

Simplifique o planejamento da sua empresa com a Conta Azul 

Ao colocar o planejamento da sua empresa em prática, todas as atividades definidas devem ser monitoradas de perto. Porém, fazer isso no papel leva tempo e nem sempre garante que todos os registros estarão de acordo com a realidade. 

Prova disso é um caixa feito à mão: quantas você já encontrou informações divergentes? Quantas horas gastou para organizar os recebimentos de um único dia? 

O estoque é outro setor bastante afetado pelo controle manual. Sem equilíbrio, a falta ou sobra de produtos vira rotina. O resultado nesses dois casos é a perda de dinheiro. Mas com a Conta Azul, você pode dar adeus a esses e outros problemas!

O ERP Conta Azul é um sistema para gestão de empresas completo e fácil de usar. Com ele, você acompanha em tempo real os resultados de todos os setores do seu negócio. As principais vantagens são:

  • Acompanhar as vendas e emitir relatórios sempre que precisar. Com isso, é possível identificar quais são os produtos mais e menos vendidos, criando promoções cada vez melhores e mais interessantes para o seu público;
  • Receber alertas quando os itens do seu estoque atingirem as quantidades mínimas, a fim de que você não seja pego de surpresa diante de uma venda;
  • Emitir suas notas fiscais sem estresse. Diferentemente dos sistemas públicos, o ERP Conta Azul é simples de usar e bastante intuitivo;
  • Conciliação bancária e fiscal automática. Nada de se perder no histórico de lançamentos ou sair procurando quem pagou o quê;
  • Facilitar a tomada de decisão, já que todas as informações estão ao seu alcance e com poucos cliques. 

Com a Conta Azul, é fácil acompanhar se o planejamento está ou não sendo cumprido. E detalhe: você pode monitorar várias informações da sua empresa pelo próprio celular, com o App Conta Azul de Bolso.

Facilite a rotina da sua empresa com o ERP Conta Azul. Clique para experimentar todas essas funcionalidades de graça!


Presente extra!

Para que seu planejamento seja constante, conte com a Planilha de Fluxo de Caixa Mensal para controlar todas as entradas e saídas da sua empresa sem complicação. Preencha o formulário abaixo e receba em seu e-mail gratuitamente

 

 

 

Veja outros conteúdos sobre planejamento de empresas:

 

planejamento anual

principais erros

Newsletter

Faça agora a gestão financeira do
seu negócio em um único lugar