Gestão do Negócio

[Planilha] PJ ou CLT

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 3 mins de leitura

Está querendo abrir uma empresa, mas está na dúvida se vale mais a pena financeiramente ser CLT ou PJ? Então faça o download da planilha que fizemos para ajudar você nessa decisão.

No material, você poderá comparar o custo de receber como um funcionário registrado pela CLT com o de ser um empreendedor que opta pelo pró-labore (ou seja, como costumamos ouvir, um PJ, ou pessoa jurídica).

Tenha uma boa leitura!

O que é contratação CLT?

CLT significa Consolidação das Leis do Trabalho, ou seja, é a contratação habitual que conhecemos, com carteira assinada e, normalmente, oito horas de trabalho diárias.

Vantagens

Quem é contratado desta maneira tem direito ao vale-transporte, vale-refeição, férias remuneradas de 30 dias, 13º salário, aviso prévio, FGTS, seguro desemprego, licença saúde (opcional), licença maternidade e inúmeros outros.

Desvantagens

Devido aos impostos altos que as empresas pagam quando contratam desta maneira, geralmente o funcionário fica com um salário abaixo da média em relação a um colaborador contratado por Pessoa Jurídica.

O que é contratação PJ?

É quando uma empresa deixa o vínculo empregatício de um colaborador e passa a tratá-lo e pagá-lo como pessoa jurídica, ou seja, o funcionário passa a ser representado por uma empresa e presta serviço por meio dela, com CNPJ e emissão de notas fiscais.

Vantagens

Devido à isenção dos impostos e da burocracia, quem é contratado desta maneira geralmente ganha mais do que funcionários contratados com CLT.

Desvantagens

Quem é contratado desta maneira fica isento de benefícios como vale-transporte, vale-refeição, aviso prévio, FGTS e outros. Neste caso, quem arca com os impostos é o contratado, que deve pagar o COFINS, PIS , CSLL e ISS descontados do valor da nota fiscal emitida.

Planilha: CLT ou PJ

Para ajudar você nesta decisão, elaboramos uma planilha CLT ou PJ. Não se esqueça que cada caso de contratação deve ser examinado e estudado com um contador especialista no assunto.

Como os impostos e os custos das empresas variam para cada estado, não existe um caminho exato para realizar este tipo de decisão.

Clique no banner abaixo e preencha os dados para receber o link para download no seu e-mail.

Leia também