[Planilha] PJ ou CLT

[Planilha] PJ ou CLT

CLT significa Consolidação das Leis do Trabalho, ou seja, é a contratação habitual que conhecemos, com carteira assinada e, normalmente, oito horas de trabalho diárias.

CLT ou PJ  Confira nossa planilha e escolha a melhor opção para sua empresa Baixar a planilha agora

Vantagens

Quem é contratado desta maneira tem direito ao vale-transporte, vale-refeição, férias remuneradas de 30 dias, 13º salário, aviso prévio, FGTS, seguro desemprego, licença saúde (opcional), licença maternidade e inúmeros outros.

Desvantagens

Devido aos impostos altos que as empresas pagam quando contratam desta maneira, geralmente o funcionário fica com um salário abaixo da média em relação a um colaborador contratado por Pessoa Jurídica.

O que é contratação por PJ?

É quando uma empresa deixa o vínculo empregatício de um colaborador e passa a tratá-lo e pagá-lo como pessoa jurídica, ou seja, o funcionário passa a ser representado por uma empresa e presta serviço por meio dela, com CNPJ e emissão de notas fiscais.

Vantagens

Devido à isenção dos impostos e da burocracia, quem é contratado desta maneira geralmente ganha mais do que funcionários contratados com CLT.

Desvantagens

Quem é contratado desta maneira fica isento de benefícios como vale-transporte, vale-refeição, aviso prévio, FGTS e outros. Neste caso, quem arca com os impostos é o contratado, que deve pagar o COFINS, PIS , CSLL e ISS descontados do valor da nota fiscal emitida.

Um sistema de gestão que conecta as áreas da sua empresa: do financeiro ao comercial

Esperamos que a planilha CLT ou PJ tenha ajudado a sua empresa nesta decisão. Não se esqueça que cada caso de contratação deve ser examinado e estudado com um contador especialista no assunto. Como os impostos e os custos das empresas variam para cada estado, não existe um caminho exato para realizar este tipo de decisão.

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?