Contabilidade

Pesquisa explora a relação entre empresários e contadores

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 07/07/2023 | 6 mins de leitura | ← voltar

Boa relação com o contador é fundamental

Como anda a relação com o contador na sua empresa? Essa parceria tem rendido bons frutos ou se limita ao campo burocrático? Uma pesquisa do Sebrae fez descobertas interessantes e que servem de reflexão.

O empresário e a relação com o contador

Para a realização da pesquisa Relação das MPE com os contadores, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) ouviu 6.054 micro e pequenos empresários. Entre outras questões, eles responderam de que forma os profissionais de contabilidade contribuem para o desenvolvimento de seus negócios.

Quanto ao perfil dos entrevistados, 72% utilizam serviços de empresa de contabilidade, enquanto 28% recorrem a contadores autônomos. Há, ainda, uma espécie de fidelidade, já que 69% dos empreendedores se relacionaram com um só contador ou escritório contábil.

Ao observamos as principais conclusões do estudo, fica evidente a necessidade de maior aproximação entre empreendedores e contadores. Ambos têm a ganhar nessa relação e, ao que parece, há interesse recíproco na parceria.

Vamos analisar agora alguns destaques obtidos a partir da pesquisa do Sebrae.

A parceria se limita ao básico…

Praticamente todos os empreendedores que participaram do estudo fazem uso de serviços básicos de contabilidade, como balancete, folha de pagamento, obrigações trabalhistas e tributárias. Esse tipo de demanda foi mencionado por 97% dos entrevistados.

Tal dado ajuda a entender como o contador é visto pelo empresário. Aos participantes do estudo, foi solicitado que respondessem o quanto concordam com a ideia de que os profissionais contábeis servem apenas para cumprir obrigações da empresa. De 0 a 10, variando entre a discordância ou a concordância total, a nota média foi 7,4.

… mas pode ir além

Esse modo de enxergar o contador acabou aparecendo em outras respostas do estudo. Veja que interessante: 79% dos empreendedores acreditam que o contador deveria oferecer mais recomendações para melhorar o negócio, enquanto apenas 25% disseram que já receberam esse tipo de suporte.

Da mesma forma, enquanto 23% alegaram ter o suporte do contador na gestão financeira, 73% afirmaram pensar que o profissional contábil poderia apoiar mais os cuidados com o dinheiro do negócio.

E tem ainda o planejamento tributário que, apesar de ser realizado com a participação do contador em 54% dos casos, para 84% dos empreendedores, esse é um serviço que deveria ser mais ofertado por ele.

Onde mora a oportunidade de qualificar a relação

Fica claro, a partir da análise dos principais resultados, que há interesse dos pequenos empresários brasileiros em qualificar a relação com o contador. O que talvez muitos deles não saibam é que também são responsáveis pelo baixo aproveitamento da parceria.

Se é verdade que muito ainda pode ser feito, talvez parte do que já é realizado no âmbito empresarial pelo contador venha passando despercebido. Vamos entender melhor?

O contador já faz mais do que você enxerga…

Mesmo considerando o profissional de contabilidade que se limita ao básico, esse básico já serve de apoio à gestão financeira e às melhorias do negócio.

Afinal, entre os serviços mais comuns listados pelos empreendedores, estão obrigações relacionadas ao controle dos gastos e pagamento de impostos. O que você, empresário, faz com essas informações? Como as utiliza para efetivamente fazer o seu negócio crescer? De que forma se dedica ao fluxo de caixa, por exemplo, para contribuir com o trabalho do contador?

Faça um mea culpa. Se acha que o contador faz pouco, será que você não está também contribuindo para desperdiçar o “pouco” que ele faz em vez de usar isso em benefício da empresa?

… mas pode fazer ainda mais

Ainda que possa haver uma subutilização das informações contábeis na sua empresa, é evidente que essa relação com o contador pode melhorar e isso passa, necessariamente, pela aproximação com ele.

Metade dos empresários que responderam à pesquisa do Sebrae disseram que conversam com o profissional que cuida da sua contabilidade, no máximo, duas vezes ao mês.

Na média do estudo, ficou em 4,6 o número de vezes por mês em que o contador é acionado – número puxado para cima graças às empresas de pequeno porte, onde esse contato ocorre em média 6,6 vezes/mês.

Ainda assim é pouco, muito pouco para quem deseja ter um maior suporte para melhorar o negócio. Por que não dar o primeiro passo e buscar mais o contador para ouvir opiniões e sugestões sobre demandas importantes para a sua empresa?

Hoje, 53% dizem que as informações do contador ajudam a tomar decisões no dia a dia e 68% afirmam que já as utilizaram para rever a estratégia do negócio. Ou seja, quando há uma relação com o contador mais próxima, os benefícios costumam aparecer.

E tem ainda outro ponto importante para você refletir. Segundo a pesquisa do Sebrae, 61% dos empreendedores se mostram dispostos a pagar algo a mais para o contador que prestar serviço de consultoria – para 54% deles, inclusive, há disposição em pagar até 20% a mais ao contador consultor.

Em vez de esperar que essa demanda parta do seu parceiro de negócios, por que não propor a ele esse tipo de incremento na relação? Negócio é negócio, proposta é proposta e perguntar não ofende, certo?

Outros dados da pesquisa do Sebrae

Veja agora um resumo das demais informações trazidas pelo estudo conduzido pelo Sebrae a respeito da relação entre empresários e contadores:

  • 30% utilizaram o contador para a implementação de sistemas informatizados, mas 63% acham que esse serviço poderia ser mais ofertado
  • 15% utilizaram o contador na elaboração do plano de negócios, mas 67% gostariam de ter esse suporte
  • 29% receberam do contador relatórios de desempenho e diagnóstico, mas 77% gostariam de ter esse serviço
  • 7,1 é a nota média que o empreendedor dá ao contador quanto ao seu nível de conhecimento sobre a empresa
  • 35% dos empreendedores deram uma nota entre 0 e 6 ao seu contador
  • 29% avaliaram os contadores com uma nota 9 ou 10
  • 8,3 é a nota média dada ao contador no quesito confiança
  • 7,6 é a nota média quanto à clareza e compreensão das informações recebidas do contador.

Aproxime-se do seu contador

Vimos neste artigo, a partir da análise da pesquisa do Sebrae, que a relação com o contador pode melhorar muito nas pequenas empresas brasileiras. Mas essa não é uma responsabilidade exclusiva do profissional de contabilidade.

Quando ele faz seu trabalho solitariamente e distante do empreendedor, cai consideravelmente a chance de utilizar os dados gerados em benefício do negócio, pois não se conversa sobre eles.

Consegue perceber que falta faz um maior contato com aquele que cuida das informações relacionadas a impostos e ao seu caixa?

Aceite o desafio e faça a sua parte. Converse com o contador, se aproxime dele e trabalhe ao seu lado para fazer seu negócio crescer de maneira sustentável. 

E na sua empresa, como tem percebido a relação com o contador? Comente!

Leia também