O que é pesquisa de mercado e como ganhar competitividade com ela

A pesquisa de mercado é uma poderosa ferramenta para aumentar sua competitividade. Veja como fazer e aplicar na sua empresa.

A pesquisa de mercado é uma ferramenta essencial do marketing, que traz as principais respostas para as perguntas do empreendedor.

Ela está cada vez mais acessível para micro e pequenas empresas e pode ser usada para descobrir intenções de compra, estudar o perfil do seu público-alvo e analisar a concorrência, por exemplo.

Tudo começa com uma dúvida ou hipótese que precisa ser confirmada para traçar o planejamento do seu negócio. 

Vamos aprender juntos a elaborar uma pesquisa de mercado e obter os insights que sua empresa precisa?

A partir de agora, você vai saber:

Leia até o fim e saiba como aumentar sua competitividade com as pesquisas. 

O que é pesquisa de mercado?

Pesquisa de mercado é um instrumento de marketing que permite validar hipóteses e obter insights sobre um segmento específico ou público-alvo. 

Ela é aplicada por meio de questionários e formulários que coletam a opinião dos consumidores.

Dessa forma, o gestor responsável consegue obter dados quantitativos e/ou qualitativos para embasar a tomada de decisão, em vez de se basear apenas em “achismos” ou pesquisas já existentes.

Nas pesquisas quantitativas, a empresa gera dados estatísticos para encontrar as respostas que procura, enquanto as qualitativas geram padrões e insumos sobre o perfil dos clientes e intenções de compra.

Um exemplo básico de pesquisa de mercado é o estudo que você realiza antes de abrir uma empresa para verificar se realmente há interesse pelo produto da parte do seu público-alvo. 

De modo geral, essas ferramentas revelam do que o consumidor precisa e quais são suas necessidades, mas também podem ser utilizadas para analisar a concorrência e detectar tendências.

Toda vez que você tiver uma dúvida sobre um fator de mercado que será decisivo para o seu planejamento estratégico, será preciso conduzir uma pesquisa desse tipo. 

Planilha de Planejamento Financeiro  Preparamos uma planilha exclusiva para você fazer o planejamento financeiro da  sua empresa. Faça Download Grátis   

Pesquisa ou estudo de mercado: qual a diferença?

Os termos pesquisa e estudo de mercado são muito utilizados como sinônimos, mas existem diferenças importantes entre eles.

Uma pesquisa é um exame mais direcionado, geralmente feito com um público-alvo específico, que tem como objetivo validar hipóteses e ideias que a empresa tem sobre seu segmento ou produto/serviço. 

Já o estudo é uma análise de mercado mais ampla, que leva em conta o cenário macroeconômico, concorrência, impactos socioambientais, tendências do setor, entre outros fatores decisivos para a inserção do negócio no mercado.

A pesquisa pode ser usada a qualquer momento para responder a uma dúvida estratégica do gestor, enquanto o estudo de mercado é mais comum no início do negócio, quando é preciso mapear todo o segmento em detalhes. 

Além disso, o estudo não precisa envolver, necessariamente, questionários diretos, pois sua metodologia é abrangente e pode se basear em artigos científicos, whitepapers, dados de consultorias, notícias, entrevistas e outros formatos. 

Qual a importância da pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é a forma mais confiável de obter dados concretos e informações estratégicas sobre a área de atuação e o público-alvo da empresa.

Se todos os empreendedores fizessem pesquisas antes de tomar decisões, a taxa de sucesso dos negócios seria muito maior. 

Afinal, nada como ir direto à fonte e coletar opiniões de seus consumidores, revelando seus hábitos, dores, necessidades e expectativas em relação à oferta da empresa.

Por mais que você tenha uma ideia sobre o que seu público pensa, você só terá certeza se aplicar questionários em uma determinada amostra e comprovar sua tese.

Muitas vezes, o gestor se surpreende com o resultado da pesquisa e precisa rever seus planos.

Assim, um simples formulário pode fazer toda a diferença na exatidão do seu planejamento e direcionar seus esforços para a estratégia certa

Não à toa, as empresas de pesquisa de mercado já movimentam mais de 73 bilhões de dólares ao redor do mundo, segundo uma pesquisa publicada em 2021 no Statista. 

Hoje, mesmo as pequenas empresas podem contratar uma pesquisa por um valor acessível ou conduzi-la internamente sem grandes dificuldades. 

Tipos de pesquisa de mercado

Existem vários tipos de pesquisas de mercado que podem ser feitas no seu negócio.

Agora, vamos conhecer as principais para a sua estratégia.

Intenção de compra

Uma das pesquisas de mercado mais comuns em qualquer negócio é a de intenção de compra.

Seu objetivo é descobrir se o público-alvo compraria um produto ou serviço que sua empresa pretende oferecer ou está desenvolvendo. 

Para isso, basta escolher uma amostra que represente seu cliente ideal e elaborar formulários, perguntando se as pessoas comprariam, quanto pagariam, com que frequência consumiriam o produto ou serviço, entre outras informações. 

Crie relatórios empresariais em poucos cliques  DRE, relatórios de vendas ou serviços e fluxo de caixa. Tudo na Conta Azul Pro. Experimente grátis  Não precisa de cartão, nem de cadastros complexos

Análise da concorrência

A análise da concorrência é um tipo de pesquisa que revela quem são os principais players do mercado e com quem você está disputando seus clientes.

Nesse caso, você deve perguntar aos seus consumidores o que eles acham dos seus concorrentes e quais diferenciais enxergam em seus produtos e serviços. 

Você ainda pode complementar a pesquisa com um estudo das estratégias da concorrência para descobrir o que está realmente funcionando no segmento. 

Market share (fatia de mercado)

A pesquisa de market share revela qual fatia do mercado sua empresa detém para guiar seu posicionamento.

Você pode se basear nos benchmarks (índices de referência) do seu setor e também confirmar a impressão que seus consumidores têm sobre cada uma das marcas listadas. 

Buyer personas

As buyer personas são personagens semifictícios que representam seu cliente ideal com base em dados reais de perfil e hábitos de consumo.

Funciona assim: em vez de mirar em um público-alvo genérico como “homens de 20 a 40 anos moradores de São Paulo com renda familiar média”, você pode se aprofundar no perfil do seu público-alvo e criar representações mais completas.

O resultado seria algo como “Luiz, 30 anos, analista de marketing, morador da Vila Madalena, com renda média de R$ 10 mil, que concilia seu emprego em uma agência com a pós em Data Driven Marketing e tem como objetivo alcançar a independência financeira”.

Para conseguir dados tão detalhados, você deve fazer uma pesquisa de mercado direcionada ao perfil, hábitos, necessidades e interesses dos seus consumidores. 

Tendências de mercado

Outra pesquisa de mercado comum é aquela utilizada para identificar as principais tendências do setor.

Para isso, você pode incluir no questionário perguntas sobre novos hábitos de consumo, tecnologias e mudanças na percepção do consumidor. 

Também é importante mapear produtos e serviços de concorrentes que ameaçam substituir os seus e perguntar ao público sobre essas soluções. 

Como fazer pesquisa de mercado: dicas e etapas

Para fazer uma boa pesquisa de mercado, você precisa seguir etapas e reunir alguns dados.

Veja como fazer na prática, passo a passo.

1. Defina seu problema de pesquisa e objetivos

Toda pesquisa de mercado deve começar a partir de um questionamento que será seu problema de pesquisa.

Veja alguns exemplos:

  • Meus clientes fariam o upgrade para o novo plano premium? 
  • Eles pagariam R$ x nessa versão aprimorada do produto? 
  • Minhas vendas aumentariam se eu oferecesse pagamento recorrente com cartão de crédito?

A partir da questão central, defina seus objetivos para começar a elaborar a pesquisa. 

2. Encontre seu público-alvo

Uma pesquisa só faz sentido se for direcionada a um público-alvo específico. 

Afinal, você terá uma amostra limitada para enviar os formulários, e precisa segmentar ao máximo as pessoas que vão receber as perguntas.

Então, escolha com cuidado os clientes em potencial, clientes atuais, fornecedores ou qualquer outro público que queira pesquisar. 

Planilha de Cadastro de Clientes  Preparamos uma planilha exclusiva para você cadastrar os clientes da sua  empresa. Faça Download Grátis   

3. Escolha um método de pesquisa

Existem vários métodos de pesquisa que você pode escolher para analisar seu público-alvo.

Para começar, você pode combinar dados primários (coletados por você) com dados secundários (já existentes e coletados de outras fontes). 

Depois, é possível fazer pesquisas qualitativas ou quantitativas.

As qualitativas não envolvem números e podem ser feitas por meio de entrevistas, testes, cliente oculto, formulários com perguntas abertas, testes de degustação e outros meios que coletam opiniões subjetivas das pessoas.

Já as quantitativas coletam estatísticas e dados, e a forma mais prática de fazê-las é por meio de questionários físicos ou digitais com perguntas padronizadas e de múltipla escolha. 

4. Determine a amostra

A amostra é o tamanho do público que será pesquisado.

Ela deve ser definida com base na representatividade, de acordo com a quantidade de pessoas que seus recursos permitem atingir.

No caso da pesquisa quantitativa, é importante ter uma porcentagem mínima do universo do público para aumentar a precisão dos resultados e reduzir a margem de erro.

5. Elabore questionários e roteiros

Com os métodos de pesquisa definidos, o próximo passo é elaborar seus questionários e roteiros de entrevista.

Você pode usar nossas ideias de questionário de pesquisa de mercado para se inspirar. 

Na internet, você encontra diversas ferramentas de formulários, como Google Forms e Survey Monkey

6. Aplique a pesquisa

Com tudo pronto e revisado, você já pode partir para a prática e aplicar sua pesquisa.

Isso pode significar ir a campo, enviar questionários por e-mail e em redes sociais ou telefonar para entrevistar clientes, dependendo do método. 

7. Faça a tabulação dos dados

Depois da aplicação, a próxima fase é a tabulação dos dados, que nada mais é do que a organização e apresentação das informações em tabelas e gráficos. 

Existem vários softwares que facilitam esse trabalho, principalmente no caso das pesquisas quantitativas, que contam com muitos dados.

Então, você deve se reunir com a equipe para analisar os resultados e transformar esses insights em decisões certeiras para o seu negócio. 

Ideias de perguntas para pesquisa de mercado

Se você está começando no universo das pesquisas de mercado, aqui vão algumas sugestões de perguntas para adaptar ao seu formulário:

  • Qual a primeira marca que vem à sua cabeça quando pensa no produto X?
  • Você consome esse serviço quando: 
    • Precisa de uma distração
    • Quer passar algum tempo com um familiar/companheiro
    • Quer ficar por dentro das tendências
  • Você pagaria R$ X a mais para ter recomendações personalizadas de conteúdo na plataforma? 
  • De 1 a 5, classifique o quão importantes são os critérios abaixo na sua experiência com o serviço (1 para menos importante e 5 para mais importante):
    • Cobrança automática
    • Facilidade de uso
    • Flexibilidade de horários
    • Preço acessível
    • Atendimento 24 horas.
  • De 1 a 3, classifique o quão importantes são as opções abaixo na sua experiência com o serviço de entregas (1 para menos importante e 3 para mais importante):
    • Entrega expressa (mesmo dia)
    • Entrega agendada
    • Retirada na loja.

Como a Conta Azul pode ajudar você a ganhar mercado

Se você quer ganhar mercado e expandir seu negócio, a Conta Azul pode ajudar com inteligência e tecnologia

Nosso ERP para pequenas empresas 100% na nuvem possui todos os recursos para gerenciar suas finanças, vendas, contratos, estoque, compras e todas as áreas essenciais do seu negócio. 

Com ele, você terá uma visão completa da empresa de ponta a ponta, com destaque para as ferramentas de automatização do controle financeiro e vendas recorrentes. 

Se é de informação estratégica que você precisa, a Conta Azul tem uma seção exclusiva de relatórios gerenciais, que mostram seus produtos mais vendidos, receitas, custos, histórico de clientes e muito mais. 

Controle sua empresa de ponta a ponta  Gestão financeira, notas fiscais, boletos e relatórios. Tudo isso na Conta Azul Pro. Experimente grátis  Não precisa de cartão, nem de cadastros complexos

E então, está pronto para aplicar a pesquisa de mercado no seu negócio?

Comente se gostou das dicas e qual dúvida pretende esclarecer com o estudo. 

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?