Institucional

Pesquisa aponta que empreendedores reverteram impactos da pandemia

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 5 mins de leitura | ← voltar

Os últimos anos têm sido extremamente desafiadores para a economia mundial. Ainda assim, 2022 marcou a retomada total das atividades que foram paralisadas por causa da pandemia da Covid-19.

Assim como várias frentes, a economia brasileira também vem seguindo sua trajetória de recuperação. É o que revela o Termômetro Conta Azul, pesquisa realizada junto a donos de negócio sobre o momento e expectativas para o segundo semestre.

No contexto de retomada de atividades de 2022, com a vida “voltando ao antigo normal”, os dados da pesquisa refletem a percepção dos empreendedores. A pesquisa foi feita de forma eletrônica durante 15 dias com mais de 600 empreendedores, que utilizam o ERP de gestão financeira da fintech.

Retomada após a pandemia

Um dos principais insights que a pesquisa traz é a de que a situação atual dos empreendedores é boa. Ao serem perguntados sobre a situação atual dos seus negócios, 80% das empresas afirma ter superado os efeitos econômicos desde o início da pandemia.

Mais da metade, 55%, disse estar com o negócio ainda maior do que em 2020 e somente 19% afirmou que o negócio está menor. Em relação aos primeiros meses do ano, 60% disse ter contratado colaboradores e 53% disse não ter demitido ninguém nos últimos meses.

Quando perguntados sobre as despesas do primeiro semestre, 90% dos empreendedores afirmou ter conseguido pagar todos os débitos e somente 10% disse não ter conseguido pagar as contas.

Na pesquisa realizada no início do ano, a maioria dos respondentes também conseguiu administrar as contas do fim do ano de 2021, pagando todas as despesas (74,6%), seja com tranquilidade ou dificuldade, mas sem precisar se endividar.

Na pesquisa realizada agora na metade de 2022, ao serem perguntados se tiveram sucesso nos primeiros meses do ano, 80% afirmou que sim. No início do ano, a situação era parecida com as empresas: 84,8% dos respondentes afirmaram que tiveram sucesso no ano de 2021.

Quando questionados sobre o maior desafio atualmente, quase metade dos empreendedores disse que aumentar as vendas é a principal delas. Na última pesquisa, feita em janeiro deste ano, esse também era o principal desafio indicado pelos donos de negócio.

Para o segundo semestre, ao serem questionados se pretendiam fazer demissões, 83% disseram que não. Já em relação a previsão de contratações, mais da metade respondeu que sim, devem contratar mais funcionários.

Para Vinicius Roveda, CEO da Conta Azul, os resultados da pesquisa são sinais positivos.

“Todos os donos de negócio que responderam são clientes da Conta Azul, o que significa que possuem gestão financeira. Se estão tendo sucesso em seus negócios, é um sinal claro de que estamos no caminho certo… E continuamos em movimento, na direção de apoiar todas as fases do negócio. Nosso compromisso é continuar oferecendo uma gestão financeira cada vez mais robusta, unindo cada vez mais ERP, Banco e Contabilidade em um único e poderoso ecossistema”, disse.

Vilão chamado inflação

Apesar de um cenário otimista, o impacto da inflação é sentido em todos os setores. A inflação está diretamente ligada ao lado da oferta e alguns acontecimentos, como a pandemia e a guerra na Ucrânia, atrapalharam as cadeias produtivas.

Dos 600 donos de negócios que responderam à pesquisa, 75% afirmaram ter tido impactos negativos por causa da inflação. Com gastos mais altos, 62% repassaram os aumentos para os preços praticados. Ainda de acordo com os empreendedores, a inflação e a carga tributária são fatores que limitam o  crescimento das empresas.

O levantamento completo do Termômetro Conta Azul, com mais informações sobre a realidade dos empreendedores, dados sobre o cenário econômico brasileiro e análise de especialistas, está disponível no site da Conta Azul, neste link.

ERP em nuvem

Todos os respondentes desta pesquisa possuem uma gestão financeira automatizada. Eles são clientes da Conta Azul Pro, um ERP em nuvem criado para automatizar processos, dar previsibilidade e o controle financeiro para empreendedores.

Dos mais de 600 respondentes, 34% utiliza a Conta Azul entre 1 e 3 anos e somente 13% há menos de 1 ano. Quando questionados se acreditam que ter um ERP de gestão financeira facilita o dia a dia do empreendedor, 88% concorda que sim.

Entre as funcionalidades do ERP, a integração com os bancos foi considerada a principal, com 56% da preferência. Para 47%, o fato de a plataforma ser totalmente em nuvem, podendo ser acessada de qualquer lugar, é outra funcionalidade importante. A solução de cobranças da Conta Azul é a preferência de 28% do grupo.

Fernanda Duarte, dona de uma academia de luta e também de uma loja de roupas da modalidade, foi uma das que responderam à pesquisa do Termômetro. Assim como a maioria, ela afirmou estar com os negócios maiores que antes da pandemia e que acredita que um ERP em nuvem facilita o dia a dia.

Ela é empreendedora no interior de São Paulo e disse que o início da pandemia foi um período de desafios, mas também de oportunidades.

“Criamos um novo conceito de manter as aulas e continuar vendendo algumas roupas. Mesmo com o período fechado em 2020, conseguimos nos manter e hoje, posso dizer que crescemos ainda mais. Acredito que com o que passamos, a economia achou uma nova forma de se movimentar”, disse Fernanda.

A empresária acredita também num segundo semestre de 2022 ainda melhor. “Pelo crescimento do primeiro semestre e os dados econômicos que estamos acompanhando, a expectativa é alta e de muito crescimento até o fim de ano”, finalizou.

Leia também