Gestão do Negócio

Pequenas empresas devem contratar um contador?

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 07/07/2023 | 3 mins de leitura

Pequenas empresas devem contratar um contador?

Muito além da paixão e do desafio empreendedor, abrir uma empresa no Brasil significa assumir um compromisso fiscal e tributário com as unidades federais, estaduais e municipais que circundam o processo administrativo empresarial.

Neste contexto, muitas vezes o empreendedor enxerga o contador apenas como um profissional que irá garantir o cumprimento legal das obrigações fiscais e apurar impostos, fato que pode levar a empresa a limitar a atuação deste incrível profissional.

Mas afinal de contas, as pequenas empresas devem mesmo contratar um contatador?

Se você quer alguém apenas para cuidar dos impostos da sua empresa, a resposta é não. Uma assessoria contábil pode dar conta tranquilamente deste serviço. Mas, se você busca alguém que enxergue suas finanças de uma forma estratégica, pensando em todas as questões gerenciais, tributárias e contábeis, a resposta é: sim, com toda a certeza!

Um contador de primeira na equipe da sua empresa pode ir muito além dos impostos, pode lhe ajudar com:

  • Estoque: orientando se há excesso ou sobra para facilitar na captação e retenção do capital de giro. Analisando e comparando preços e taxas dos fornecedores para melhorar a aquisição do estoque;
  • Precificação: calculando todas as despesas fixas, variáveis, aplicando taxas de juros e planejando o lucro necessário, o contador pode lhe apontar um preço justo para vender seus serviços e produtos;
  • Fluxo de caixa: analisando a entrada e saída do capital da empresa e prevendo quais são os lucros e as despesas futuras em determinado período de tempo;
  • Crédito: preparando todos os documentos necessários da empresa para obtenção de crédito e avaliando as vantagens e desvantagens de determinadas linhas de crédito do mercado.

São inúmeras as vantagens de se contratar um contador para pequenas empresas, muitas delas se manifestam na contabilidade gerencial. Vamos nos aprofundar no assunto em um próximo artigo.

Leia também