Ajudamos a pequena empresa na crise mais uma vez com a campanha #pequenagrande. Veja os resultados e aproveite o conteúdo.
Ajudar a pequena empresa na crise é uma missão primordial da Conta Azul, e acabamos de cumpri-la mais uma vez com nossa campanha #pequenagrande.
A ideia nasceu da urgência em apoiar os pequenos empreendedores e seus contadores nesse momento de crise sem precedentes.
Em pouco mais de três meses, alcançamos mais de 200 mil pessoas com nossos cursos online, ferramentas e guias exclusivos que abordam desde o controle imediato do caixa até a retomada pós-crise.
Hoje, quero dividir esses resultados com você e falar sobre as iniciativas da Conta Azul para seguir apoiando a pequena grande empresa brasileira.
Espero que a leitura inspire você a enfrentar a crise com ainda mais determinação.
Pequena empresa na crise: campanha de apoio
Apoiar a pequena empresa na crise se tornou prioridade para a Conta Azul desde o início da pandemia do coronavírus.
Afinal, acreditamos que “é a pequena empresa que faz o Brasil grande”, e nossa responsabilidade é garantir que esses negócios sigam em frente e superem essa fase difícil.
Para você ter uma ideia, as pequenas empresas representam 97% das organizações do país e geram mais da metade dos empregos, e foram as mais afetadas pela paralisação econômica.
Pensando nisso, criamos a campanha #pequenagrande em abril de 2020, com o objetivo de ajudar os empreendedores e seus contadores a saírem fortalecidos dessa crise.
Ao longo desses meses, disponibilizamos cursos online, ferramentas e guias completos ensinando a manter a saúde do caixa, captar crédito de forma consciente, negociar salários, entre outras ações práticas de curto prazo.
Além disso, convocamos os contadores heróis para salvar as pequenas empresas e ajudamos a fortalecer os escritórios contábeis com conteúdos exclusivos sobre contabilidade digital, atendimento ao cliente e gestão estratégica.
Tudo isso 100% online e gratuito, para que todos pudessem ter acesso com uma simples inscrição no site.
7 conteúdos exclusivos para ajudar a pequena empresa na crise
Durante nossa campanha, lançamos vários conteúdos exclusivos para salvar a pequena empresa na crise e guiar os empreendedores.
Lembrando que os guias, cursos e ferramentas estão disponíveis no site oficial da #pequenagrande e na Universidade Conta Azul, e você pode acessá-los na hora que quiser sem pagar nada.
Confira tudo o que oferecemos.
1. Guia de saúde do caixa
Um dos primeiros materiais que lançamos para ajudar a pequena empresa na crise foi o guia “Saúde do caixa da pequena empresa na maior crise que o mundo já viu”, disponível gratuitamente aqui.
Nele, você tem acesso a soluções rápidas e eficientes para manter o controle financeiro e preservar o caixa durante a pandemia, do nível mais básico ao avançado.
Logo, é um material voltado para ações emergenciais de curto prazo, além de prevenção aos impactos da crise.
2. Guia de retomada pós-crise
Outro material indispensável para sair fortalecido desse momento é o guia “Retomada da Pequena Empresa Pós-Crise”, que pode ser baixado aqui.
O ebook contém um passo a passo com as melhores ações de proteção de caixa, captação de empréstimos e planejamento para a recuperação do negócio depois da pandemia.
Por isso, é o material certo para quem quer se adaptar às mudanças e se preparar para o “novo normal”.
3. Formação em saúde do caixa
Muito além do guia, oferecemos uma formação online completa e gratuita sobre saúde do caixa com foco na sobrevivência à crise e controle financeiro.
São quatro cursos disponíveis no nosso site:
Curso 1: O Caixa é Rei
É ministrado pelo Gerente de Controladoria da Conta Azul Rafael Reva, com mais de 15 anos de experiência na área contábil e financeira.
Em uma única aula prática, você vai aprender a controlar e organizar o fluxo de caixa, acompanhando todas as movimentações da empresa de perto — aproveite para assistir agora.
Curso 2: Redução inteligente de custos da pequena empresa
É ministrado pelo Prof. Luiz Carlos Pereira de Souza, influenciador de negócios no mundo corporativo e diretor da Câmara Permanente de Negócios da APVD.
Se você quer aprender a reduzir custos em estoque, fornecedores, clientes, investimentos e impostos, assista agora e faça do jeito certo.
Curso 3: Empréstimos e linhas de crédito aprovadas para o pequeno negócio
É ministrado pelo Mestre e Doutor em Economia Luis Vivanco, docente de vários programas de MBA na área de Economia e Finanças.
Faça o curso agora e descubra em que momento é necessário pedir empréstimo e quais são as linhas de crédito mais atrativas para a pequena empresa na crise.
Curso 4: Oportunidades de mercado para aumentar o faturamento em meio a crise
É ministrado pelo Prof. José Eduardo Nasser, mestre em Ciências e Tecnologia da Informação e especialista em Marketing & Management Service.
Assista agora e saiba como se reinventar com as novas oportunidades do mercado.
4. Formação para a retomada pós-crise
Pensando na nova realidade do mercado e adaptação das empresas, preparamos também uma formação completa para a retomada pós-crise.
Confira os quatro cursos disponíveis:
Curso 1: Capital de Giro sem recorrer ao banco
É ministrado pelo CFO da Conta Azul Marco Perillo, que tem 30 anos de experiência na área e 20 anos de liderança em processos de reestruturação financeira.
Se você quer saber o que pode ser feito antes de pedir empréstimo e como proteger seu caixa, assista agora à aula exclusiva.
Curso 2: Estratégia de Crédito para Pequena Empresa
É ministrado por André Wetter, cofundador da fintech de crédito para a nova economia a55.
Para saber quando um empréstimo é vantajoso e como conseguir crédito com as melhores condições para a pequena empresa na crise, é só assistir aqui.
Curso 3: Plano completo para retomar as vendas durante e pós-crise
É ministrado por Renato Mendes, cofundador do fundo de investimento Organica 10.4.3 e professor de pós-graduação no Insper e PUC-RS.
Na aula online, você vai aprender a encontrar as oportunidades ocultas na crise, vender de forma criativa no pós-crise e resolver os problemas da sua empresa com o “jeito startup”.
Curso 4: Planejamento da micro e pequena empresa para retomada pós-crise
É ministrado por Amanda Morais, consultora credenciada há 8 anos pelo Sebrae na área de finanças para pequenas e médias empresas.
Se você quer aprender a reorganizar a empresa e traçar um planejamento completo para prosperar no pós-crise, esta é a aula certa.
5. Calendário fiscal
Outra ferramenta que foi indispensável para ajudar a pequena empresa na crise é nosso calendário fiscal.
Baixe aqui o calendário com as novas datas fiscais, considerando os adiamentos das medidas provisórias.
6. Calculadora trabalhista
Como forma de minimizar os impactos da crise, o governo editou a Medida Provisória nº 936, que permite reduzir a jornada e salário de colaboradores ou suspender provisoriamente o contrato de trabalho durante a pandemia.
Com a Calculadora Trabalhista da MP 936, as empresas puderam calcular os valores negociados com funcionários e os recursos do governo facilmente.
7. Calculadora de empréstimos
Para ajudar o dono de pequena empresa a descobrir o empréstimo ideal para ele, criamos a Calculadora de Empréstimos, junto a uma série de dicas sobre recursos financeiros publicadas no blog.
Com a calculadora, ele pôde calcular o valor do empréstimo, a quantidade de parcelas, o valor das parcelas e os juros. E tudo isso continua disponível para quem precisar, de forma online e gratuita.
Resultados da campanha #pequenagrande na crise
Chegamos ao fim da campanha #pequenagrande com a certeza de que cumprimos a missão de ajudar a pequena empresa na crise.
Foram mais de 3 mil horas de conteúdo, 200 mil pessoas alcançadas, 10 palestrantes e muita informação de qualidade para ajudar os donos de negócio a cortar custos de forma inteligente, postergar contas e se preparar para superar a crise.
Sem contar a preparação intensiva dos contadores para salvar seus clientes e evoluir seus escritórios — mais de 700 contadores assinaram nosso Manifesto do Contador Herói.
Como resultado, 90% dos empreendedores se sentem mais confiantes para atravessar a crise e os contadores estão prontos para apoiá-los nessa jornada.
Dessa forma, a campanha atingiu seu objetivo de manter milhares de pequenos negócios de portas abertas.
Mas é claro que não vamos parar por aí.
O encerramento da #pequenagrande é apenas o começo de uma nova fase, e vamos continuar do seu lado nos próximos desafios.
Afinal, ajudar as pequenas empresas é o que nos move desde que a Conta Azul nasceu.
Juntos, vamos vencer a crise e mostrar a força dos pequenos negócios para reerguer o Brasil.