O que fazer e o que NÃO fazer ao tomar um empréstimo

Veja tudo sobre o que você deve e pode fazer com o dinheiro do seu empréstimo. Veja ainda, o que você NÃO pode fazer ao tomar um empréstimo.

Após todo o processo de análise de crédito, envio de documentos e assinatura de contrato, você vê o dinheiro emprestado cair na sua conta.

Esse momento pode ser o passo que você precisava dar em rumo à independência financeira ou o começo de um grande problema.

A grande diferença está em como você opta por se comportar diante da quantia recebida.

Uma pesquisa feita em 2019 pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC Brasil revelou o empréstimo pessoal como principal causa de inadimplência no Brasil.

Isso não significa que quem toma um empréstimo está fadado às dívidas. Na verdade, isso alerta para o perigo de fazer qualquer transação financeira sem um plano robusto e muito bem pensado.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo explicando o que fazer e o que não fazer ao tomar um empréstimo.

Para garantir que o dinheiro será usado para o que foi planejado e não se torne uma dívida ainda maior.

ContaAzul é um sistema de gestão com controle de fluxo de caixa para sua empresa

Consegui um empréstimo, e agora?

Agora que você está com o dinheiro na mão, qual é o primeiro passo a ser dado? Veja agora:

1. Lembre sempre o motivo do empréstimo
Você certamente tomou o empréstimo com uma finalidade específica.

Seja para quitar dívidas, pagar uma viagem ou investir em um novo negócio, certifique-se de que você tem um plano que coloque esse objetivo como principal.

2. Se organize para pagar
Avalie qual o método de pagamento mais fácil, rápido e acessível para você e busque se organizar o mais rápido possível para inseri-lo em sua rotina mensal.

Você pode, por exemplo, optar pelo débito automático, assim garante que a parcela seja paga todos os meses, mesmo que você se esqueça.

Só tome cuidado para sempre ter o saldo disponível para o pagamento, evitando que o banco cobre juros no valor que fica negativo.

Outra opção é deixar alarmes e lembretes automáticos no seu calendário ou até mesmo no alarme do celular.

Lembre-se sempre que o não pagamento das parcelas do empréstimo pode ser fatal para sua saúde financeira.

3. Considere adiantar parcelas
A grande maioria das financeiras aceita o pagamento adiantado de parcelas e esta pode ser um ótima ideia para economizar ao pagar seu empréstimo de volta.

Para isso, basta consultar com a financeira e recalcular o valor a ser pago.

Você pode ter feito pequenos trabalhos para conseguir uma renda extra, conseguir um aumento no trabalho ou simplesmente economizar o suficiente na renda mensal e se ver em uma situação financeira melhor do que quando tomou o empréstimo.

Nessas horas, é sempre melhor se livrar do compromisso.


Experimente o ContaAzul  Cuide da gestão financeira da sua empresa com o ContaAzul Experimente grátis

4. Não crie novas dívidas
Uma vez feito o empréstimo, é interessante passar a redobrar o policiamento com os gastos, principalmente com compras não planejadas.

Uma vez que você assume a responsabilidade de um empréstimo, concluir o pagamento deve ser sua prioridade.

Para isso, evite ao máximo realizar qualquer compra antes de realmente ponderar a necessidade e pesquisar alternativas.

Além disso, evite usar o dinheiro do empréstimo para eventuais gastos do dia a dia, por menores que sejam.

Uma dica é manter essa quantia em uma conta separada, assim você evitar cair na tentação de usar no cartão sem perceber.

5. Não incorpore o dinheiro do empréstimo a sua renda
Não pense no dinheiro recebido pelo empréstimo como um aumento na sua renda mensal.

Empréstimo são linhas de crédito, então o valor recebido deverá ser pago eventualmente - ele não é “a mais”.

É compreensível que ter uma quantia muito maior do que se está acostumado à disposição pode ser bastante tentador.

Por isso, é importante se lembrar constantemente que de esse dinheiro tem uma finalidade específica e deve ser usado responsavelmente para tal.

6. Se organize para ter uma reserva
Se você não ainda não fez isso antes de tomar o empréstimo, faça o quanto antes.

Se você acabou de receber a quantia desejada, comece já a estudar as possibilidades que você tem de alimentar uma reserva.

Idealmente, a reserva deve receber de 5% a 10% da renda mensal total, garantindo que você e sua família não corram o risco de atrasar parcelas e se enrolar com juros.

Imprevistos acontecem e todo mundo está sujeito a encontrar empecilhos no caminho e se ver em situações difíceis - e isso vale para quem está ou não pagando um empréstimo.

É importante, então, estar consciente desse risco e agir de forma responsável desde o começo.

7. Aproveite o momento
Se você fez um empréstimo para pagar dívidas que estavam crescendo com juros, você pode agora dormir tranquilo (sabendo que tem um plano para pagar o valor tomado e uma reserva estratégica) sem se preocupar com isso.

Você pode ter feito o empréstimo para pagar um curso. Nesse momento, celebre o investimento em si mesmo que você está fazendo e aproveite ao máximo para aprender essa nova habilidade tão desejada.

O mesmo vale se o empréstimo foi feito para uma viagem, pagar um casamento, reformar a casa ou começar um negócio.

Controle o financeiro com um sistema integrado para sua empresa

Como dissemos no começo, todo empréstimo deve ser feito com uma finalidade específica e de muita importância para você.

Receber esse empréstimo significa estar no caminho para o que quer que você sempre quis fazer, e esse é um momento a ser celebrado - com muita responsabilidade.

Por fim, a chave de um empréstimo bem sucedido é um bom planejamento do começo ao fim.

Pensando nisso, sugerimos que continue lendo e aprendendo sobre controle financeiro.

Nunca foi tão fácil conseguir uma linha de crédito no Brasil e esse fato deve sempre significar mais pessoas realizando sonhos.

 

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online  para você organizar sua empresa   <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>