Passo a passo para montar um orçamento online

Sobre o que estamos falando?

  • Orçamento online é um documento em PDF elaborado pelo vendedor ou prestador de serviços para o cliente, possuindo diversas informações como a descrição dos produtos e os preços;
  • Esse documento é essencial para formalizar os dados sobre os produtos ou serviços, garantindo a segurança da negociação;
  • Com o ERP da Conta Azul é possível criar orçamentos online de forma fácil, rápida e personalizada. Oferecendo informações claras e organizadas ao cliente!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Montar um orçamento online pode ser algo desafiador para os empreendedores  que ainda não estão acostumados  com essa modernidade. Está com dúvidas na hora de fazer um orçamento de maneira digital? Então confira o texto na íntegra e fique por dentro dessa inovação que veio para facilitar a vida dos donos de negócio.

Neste post, você vai conferir:

passo-a-passo-pra-montar-um-orcamento-online

Entenda o conceito do que é um orçamento online

Um orçamento online costuma ser um documento em PDF elaborado pelo prestador de serviços ou vendedor para um possível consumidor. Dessa forma, faz parte do sistema de vendas e é o último ponto antes do fechamento do negócio.

Esse tipo de orçamento é composto por diversas informações e tem  como objetivo estabelecer, de maneira online, quais serão os serviços ou produtos oferecidos ao consumidor e seus respectivos valores. Vale ressaltar que os modelos podem variar dependendo de cada demanda.

Além disso, esse documento pode conter outras informações que dependem da particularidade do que está sendo oferecido. Como por exemplo: detalhes do produto, valores de peças, quantidade de matéria-prima, entre outros.

Portanto, mesmo compartilhando algumas informações que são padrões, orçamentos e propostas online podem ser bem diferentes, dependendo do caso. 

Por que é importante montar orçamento online?

Se você tem um negócio próprio, muito provavelmente já precisou montar orçamentos para seus clientes ou solicitá-los aos seus fornecedores. Afinal, é essencial formalizar determinadas informações sobre produtos e serviços para garantir a segurança de qualquer negociação.  

O orçamento tradicional, feito no papel, sempre foi utilizado por grande parte das empresas, porém, hoje já não é a melhor opção disponível. 

Com o avanço da tecnologia, o orçamento online ganhou ainda mais força, não somente por ser fácil de criar, mas por garantir rapidez na troca de informações, agilizando o processo de venda. 

Além disso, por ser um documento digital, pode ser enviado através de diversas plataformas, incluindo as redes sociais, onde seus clientes provavelmente passam grande parte do tempo. 

Por isso, montar um orçamento online pode ser algo muito favorável para as empresas que desejam obter sucesso no meio digital.

Vale lembrar que, por conta da pandemia, muitas pessoas passaram a utilizar serviços virtuais, e com certeza, continuarão fiéis a isso no futuro. Se você oferece esse tipo de serviço, é imprescindível adotar o orçamento online.  

Independentemente do segmento da sua empresa, o orçamento online pode te ajudar em diversos aspectos, colaborando também para melhorar a percepção do atendimento por parte dos clientes.  

Como fazer orçamento personalizado

O principal objetivo de um orçamento é registrar previamente a negociação realizada entre o vendedor e o possível cliente. É através dele que ambas as partes podem ter uma visão maior sobre a viabilidade da venda.

Para facilitar a visualização, separamos aqui, algumas dicas de como montar um orçamento online da melhor maneira possível, confira:

Organize os produtos ou serviços e suas informações adicionais

Priorize manter as informações sobre os seus produtos ou serviços de maneira organizada no orçamento. Até porque, um orçamento desorganizado gera dificuldade para o cliente compreender o que realmente está sendo cobrado, podendo causar afastamento e rejeição da proposta.

Coloque os dados da sua empresa

Apresente os dados da sua empresa para que o cliente possa verificar a veracidade da oferta. Coloque informações como nome do vendedor responsável, CNPJ e contato, por exemplo.

Verifique se todas as informações estão claras

Lembre-se que apesar do consumidor estar solicitando o seu serviço ou produto, nem sempre ele está inteirado sobre as especificidades. Portanto, é muito importante que você ofereça descrições claras sobre tudo o que está presente no orçamento.

Tente visualizar a demanda do cliente e priorize informações que ele possa compreender. Assim, além de impedir mal entendidos, você ainda ganha a confiança do consumidor.

passo-a-passo-pra-montar-um-orcamento-online-2

Benefícios ao utilizar a Conta Azul para gestão de orçamento

Através da nossa plataforma, empreendedores e profissionais de contabilidade podem gerir toda a operação com muita rapidez e eficiência.

Para que você possa compreender melhor, separamos aqui, os dois pontos principais que o nosso serviço pode ajudar o seu negócio, confira:

Facilidade para criar e personalizar

Você sabia que a  Conta Azul oferece uma ferramenta de automatização, que possibilita a criação do seu orçamento de maneira fácil e prática?

São disponibilizados os seguintes campos:

  • Cliente;
  • Status de negociação;
  • Contrato: aqui o usuário pode dizer se a contratação terá um contrato ou não;
  • Introdução: espaço para que você possa fazer um breve descritivo da sua empresa e dos produtos ou serviços que oferece;
  • Data do orçamento, ou seja, quando foi realizado; 
  • Validade do orçamento: até  quando o cliente poderá garantir  o mesmo preço e condição do produto ou serviço;
  • Previsão de entrega: em quanto tempo você entregará os produtos ou prestará o serviço;
  • Qual é o produto ou serviço em questão;
  • Detalhes do item;
  • Quantidade;
  • Valor por item;
  • Valor total;
  • Desconto;
  • Frete.

Alguns desses campos são obrigatórios na hora de montar o orçamento online, como por exemplo, cliente, data do orçamento, validade do orçamento, produto/serviço, quantidade e valor.

Mas se você deseja que o seu orçamento fique completo e mais fácil de entender, insira o máximo de informações possível.

Economia de tempo no processo da venda

Além das automatizações que a plataforma oferece, vale destacar que o empreendedor  ainda pode editar o status de um orçamento, ou seja, atualizar qual a situação do documento, se ele já foi aceito, recusado, etc. Tudo pensado para garantir eficiência e economia de tempo e esforço no seu processo de venda! 

Com o orçamento salvo, você consegue:

  • Editar
  • Imprimir: para baixar em PDF e enviar ao seu cliente;
  • Clonar: copiar o orçamento com as mesmas informações já salvas;
  • Criar venda: transformar o orçamento em venda;
  • Enviar por e-mail: enviar para o cliente de maneira rápida e segura.

Portanto, ao utilizar a plataforma da Conta Azul para montar um orçamento online, você ganha  mais agilidade no dia a dia, e ainda oferece ao seu cliente informações mais claras e organizadas.

É o cenário ideal para donos de negócios que trabalham constantemente com orçamentos. 

Se você ficou interessado, o que acha de testar gratuitamente a Conta Azul para entender na prática como podemos colaborar com a sua empresa? 

Você tem uma empresa?  Controle sua gestão em um único lugar: finanças, vendas, notas fiscais e muito  mais. Conheça a Conta Azul Pro. Experimente grátis  Não precisa de cartão, nem de cadastros complexos

 

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?