Passo a passo para emitir nota fiscal com a Conta Azul

Sobre o que estamos falando?

  • O processo de emissão de nota fiscal pode ser visto como algo difícil, complicado e burocrático. Apesar disso, é algo indispensável para qualquer tipo de empresa ;
  • A Conta Azul Pro é um ERP voltado para pequenas empresas. Uma das principais funcionalidades desse sistema é justamente facilitar a emissão de notas fiscais;
  • Entenda o passo a passo para emitir os principais tipos de nota fiscal na Conta Azul sem estresse, com poucos cliques e por um preço que cabe no seu bolso.

Experimente grátis a Conta Azul!


Para muitos, emitir nota fiscal significa perder tempo, se estressar e ainda correr o risco de retrabalho, sem contar com o armazenamento obrigatório e o envio para o cliente. Mas esse é um processo obrigatório para as empresas, com exceção dos autônomos e dos MEIs quando vendem para pessoas físicas. 

Não emitir a nota é, inclusive, considerado crime e o empreendedor pode ser acusado de sonegação fiscal. A pena varia entre pagamento de multas, apreensão de mercadorias e até reclusão de 6 meses a 1 ano.

Apesar disso, você não precisa sofrer com a emissão de notas fiscais: com a Conta Azul, é possível emitir vários tipos e com poucos cliques, reduzindo os riscos de falhas manuais!

Continue a leitura desse conteúdo para entender como funciona a emissão de nota fiscal com a Conta Azul, através dos tópicos:

Boa leitura!

Por que emitir nota fiscal com a Conta Azul no seu negócio?

A Conta Azul Pro é o ERP ideal para pequenas empresas. Trata-se de um sistema de gestão que centraliza as áreas mais importantes de um negócio, como financeiro, estoque e vendas em único local, integrando todas elas à contabilidade.

Dentre as principais funções da Conta Azul Pro, está a emissão de nota fiscal. De forma rápida e automática, é possível ter esse documento digitalizado e assim, enviá-lo ao contador. 

Caso deseje, você também pode enviar a nota fiscal ao cliente logo após a venda. Assim, além da comodidade para quem compra, a empresa também economiza com impressão.

Diferente da maioria dos sistemas oferecidos pelo governo, fazer a emissão de notas fiscais com a Conta Azul Pro é simples e rápido. E caso você tenha alguma dúvida, pode contar com a ajuda do suporte via WhatsApp, chat ou e-mail.

3 tipos de nota fiscal que você pode emitir com a Conta Azul

Existem mais de 10 tipos de notas fiscais, mas três são emitidas com mais frequência pelas pequenas empresas. Veja quais são:

Nota Fiscal de Produto (NF-e)

A Nota Fiscal de Produto (NF-e) registra a venda de produtos entre uma empresa e seu consumidor final, seja ele pessoa física ou jurídica. 

Substituta da antiga nota impressa, a NF-e pode ser enviada por e-mail ao comprador logo após a venda. As principais informações que você encontra em uma Nota Fiscal de Produto são:

  • CNPJ, Inscrição Estadual, endereço e contato da empresa;
  • Endereço, CPF ou CNPJ e número de telefone do cliente;
  • Quantidade, peso, valor unitário e total do produto;
  • Forma de pagamento;
  • Tributação. 

Nota Fiscal de Serviço (NFS-e)

Como o próprio nome já diz, a Nota Fiscal de Serviço (NFS-e) é utilizada por empresas prestadoras de serviços para registrar uma transação comercial. 

Os dados que constam na NFS-e são basicamente os mesmos da NF-e, mas no lugar das informações de produto estão as do serviço prestado.

Nota Fiscal ao Consumidor (NFC-e) 

Substituta do cupom fiscal, a NFC-e é usada para registrar a venda de mercadorias feitas também para o consumidor final. O seu uso é comum no varejo

Na NFC-e, as informações são basicamente as mesmas da NF-e, só que mais resumida. 

Todas as notas fiscais que podem ser emitidas pela Conta Azul

Passo a passo para emitir nota fiscal com a Conta Azul 

O seu dia a dia como dono de negócio não é fácil. Afinal, você é o responsável pelas atividades mais importantes da empresa, como fazer compras, organizar estoque e até preparar postagens para as redes sociais.

A Conta Azul entende bem como funciona essa rotina e criou uma forma descomplicada de emitir nota fiscal. Você pode emitir até 13 tipos de notas com o ERP.

Veja agora como emitir os principais:

Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e)

A Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica substitui o cupom fiscal e serve para registrar a venda de mercadorias ao consumidor final. 

Para emitir a NFC-e pela Conta Azul, acesse "Vendas" e depois "Frente de Caixa Online". Feito isso, irá aparecer uma tela com os seus produtos para venda. Você também pode buscá-los no campo "Pesquisar". 

Selecione o produto que deseja emitir a nota e, caso as informações não estejam completas, a aba "Detalhes" ficará em vermelho. Basta clicar e finalizar o preenchimento das informações. Clique em "Confirmar". Depois:

  • Adicione as informações do cliente e clique em "Salvar";
  • Vá em "Receber" e escolha as opções de pagamento. Você pode inserir descontos e informar o valor recebido;
  • Por fim, confira os dados e clique em "Emitir e imprimir NFC-e".

Pronto! Agora é só entregar a nota ao cliente e o processo estará finalizado.

Nota Fiscal de Produto (NF-e)

Para emitir uma Nota Fiscal de Produto com a Conta Azul Pro, acesse "Vendas”, clique em “Vendas e orçamentos" e vá em “Emitir”.

Feito isso, você verá que os dados dos clientes já cadastrados serão automaticamente preenchidos. Depois:

  • Informe se haverá frete ou não. Se sim, preencha as informações solicitadas;
  • Confira se todos os campos estão preenchidos corretamente;
  • Insira os dados fiscais dos produtos vendidos;
  • Selecione o CFOP e as informações tributárias;
  • Preencha o restante dos campos e clique em "Salvar configurações fiscais deste produto", confira os dados e depois aperte em "Salvar nota fiscal".

Agora, é só acompanhar o status da nota na página de emissão de notas fiscais. Ao ser validada, aparecerá a frase "Emitida com sucesso" ao lado da nota. 

Nota Fiscal de Serviço (NFS-e)

Antes de emitir uma Nota Fiscal de Serviço na plataforma, verifique se a prefeitura da sua cidade já é homologada pela Conta Azul.

Se sim, através do suporte, você precisa enviar o login e a senha que já utiliza para emitir notas fiscais com a Conta Azul. Isso é necessário para fazer a integração com o sistema da prefeitura. Mas, não se preocupe: a plataforma é totalmente segura!

Para emitir sua NFS-e na Conta Azul Pro, acesse “Vendas” e clique em "Nota Fiscal de Serviço". Depois:

  • Clique em "Criar nova";
  • Selecione a opção "Nota Fiscal de Serviço";
  • Preencha todos os campos da nota fiscal e, em "Serviço prestado", informe o código de serviço liberado pela prefeitura para sua empresa. Depois disso, os campos referentes aos impostos serão habilitados;
  • O campo "Informações obrigatórias do contribuinte" é automaticamente preenchido com o cálculo dos valores aproximados dos tributos;
  • Clique em "Salvar" e depois em "Emitir agora".

Quando a sua nota fiscal for validada pela prefeitura, na página de emissão de notas fiscais também aparecerá a frase "Emitida com sucesso".

Nota Fiscal de Remessa

A Nota Fiscal de Remessa, ou Nota Fiscal de Transporte, é emitida apenas para fins de prestação de contas da empresa sem ter uma venda de fato, como envio de brindes ou mercadorias aos pontos de vendas. Por isso, não é cobrada a tributação.

Para emitir uma Nota Fiscal de Remessa na Conta Azul Pro, acesse “Vendas” e clique em "Notas Fiscais de Remessa". Depois:

  • Clique em “Criar nova”;
  • Selecione a opção "Nota de Remessa";
  • No campo "Motivo da remessa", selecione uma das opções (brindes, doação, comodato etc). Ao lado, em "Operação", escolha entrada ou saída;
  • Informe os dados do destinatário para finalizar o cadastro;
  • Indique se haverá frete e preencha as informações correspondentes;
  • Insira os dados fiscais do produto;
  • Clique em "Salvar nota fiscal";
  • Na página seguinte, clique em "Transmitir nota fiscal".

Por fim, acompanhe o status da nota na página de emissão de notas fiscais. Ao ser validada, aparecerá a frase "Emitida com sucesso" ao lado. 

Vale lembrar que durante a geração da Nota Fiscal de Remessa não há movimentação financeira, somente de estoque. 

Nota Fiscal de Devolução

Quando uma mercadoria já se encontra em trânsito, não é possível cancelar a nota fiscal emitida. Mas, caso o produto chegue ao destino final e o consumidor final se recuse a receber a entrega, a empresa deve emitir a Nota Fiscal de Devolução.

Ela é usada para registrar o retorno de uma mercadoria e dar baixa no estoque, devido à negativa de recebimento por parte do destinatário.

Para emitir esse tipo de nota na Conta Azul Pro, acesse "Vendas" e clique em "Notas Fiscais de Produto". Depois:

  • Clique em “Criar nova”;
  • Selecione a opção "Nota de Devolução";
  • No campo "Devolução", informe se é uma opção de compra ou venda. Ao lado, insira a chave de acesso da Nota Fiscal de Devolução;
  • Informe os dados do fornecedor, no caso de ser uma Nota de Devolução de compra ou do cliente;
  • Indique se haverá frete e preencha as informações correspondentes;
  • Insira os dados fiscais do produto e as alíquotas;
  • Clique em "Salvar nota fiscal";
  • Na página seguinte, clique em "Transmitir nota fiscal".

Você pode acompanhar o status da nota na página de emissão de notas fiscais. Ao ser validada, aparecerá a frase "Emitida com sucesso". 

Nota Fiscal de Retorno

A Nota Fiscal de Retorno serve para registrar a saída da mercadoria de uma empresa sem ter sido feita uma venda. Ela é emitida geralmente quando a empresa recebe uma Nota Fiscal de Remessa e precisa comprovar seu retorno para o emissor. 

Um exemplo é quando o produto retorna ao estabelecimento por motivo de defeito e deve ser enviado para o conserto. 

Para emiti-la, no painel da Conta Azul Pro, acesse "Vendas" e clique em "Notas Fiscais de Produto". Depois:

  • Clique em “Criar nova;
  • Selecione a opção “Nota de Retorno”;
  • No campo "Motivo do retorno", selecione uma das opções disponíveis. Ao lado, em "Operação", escolha entrada ou saída;
  • Confira os dados do cliente e finalize o cadastro;
  • Informe se haverá frete e preencha as informações correspondentes;
  • Insira os dados fiscais do produto;
  • Clique em "Salvar nota" para enviar o documento à Sefaz.

Agora, é só acompanhar o status na página de emissão de notas fiscais. Ao ser validada, aparecerá a frase "Emitida com sucesso" ao lado da nota. 

passo-a-passo-para-emitir-nota-fiscal-com-a-conta-azul1

Emissão de nota fiscal simples e ágil é com a Conta Azul 

Com o ERP Conta Azul, você emite os principais tipos de nota fiscal com agilidade. Dê adeus à burocracia e ao estresse, pois com a Conta Azul Pro você pode:

  • Fazer a conciliação bancária e fiscal automaticamente. Assim, você ganha tempo e corre menos riscos durante a emissão;
  • Economizar com impressão e armazenamento das notas fiscais, já que elas são guardadas de forma segura e na nuvem pelo tempo recomendado pelo Fisco (5 anos ou mais);
  • Importar seus certificados A1 e A3. As empresas que usam Conta Azul Pro, inclusive, ganham 36% de desconto na aquisição do A1; 
  • Diminuir o trabalho com a digitação de informações das notas fiscais, pois basta cadastrar uma vez os dados de clientes e fornecedores para que a plataforma os registre automaticamente.

Além de tudo isso, com a Conta Azul Pro é possível monitorar todas as áreas da sua empresa de onde estiver e em tempo real:

  • Acompanhe as entradas e saídas da empresa;
  • Monitore o estoque e seja alertado quando um item atingir a quantidade mínima;
  • Emita relatórios, como a quantidade de vendas de um período, de forma simples;
  • Envie orçamentos e propostas personalizadas;
  • Faça a gestão completa dos seus contratos de prestação de serviços;
  • Receba lembretes com as datas de pagamento dos seus clientes. Assim, você pode cobrá-los em tempo hábil, o que aumenta suas chances de receber em dia.

Algumas dessas funcionalidades, como o acompanhamento das vendas e o controle de estoque, podem ser acessadas pelo celular, através do App Conta Azul de Bolso

Pensa que acabou?

Através do Receba Fácil, outra solução da Conta Azul, você pode vender pela internet mesmo sem ter site e oferecer parcelamentos em até 12 vezes, sem usar maquininha de cartão de crédito. 

Você deve estar pensando: “isso deve ser muito caro!”. A resposta é não!

A Conta Azul cabe no seu orçamento, pois foi feita para pequenas empresas como a sua!

Que tal conhecer mais sobre essas e outras facilidades da Conta Azul sem pagar nada? Clique aqui e experimente já!

Newsletter

Faça agora a gestão financeira do
seu negócio em um único lugar