Gestão do Negócio

14 palestras de empreendedorismo para inspirar seu 2020

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 07/07/2023 | 8 mins de leitura | ← voltar

Está em busca de palestras de empreendedorismo para aprender com profissionais que têm experiência no mercado? Iniciar 2020 cheio de inspiração e insights é o primeiro passo para planejar a criação de um negócio ou montar uma estratégia de crescimento para sua empresa.

Está em busca de palestras de empreendedorismo para aprender com profissionais que têm experiência no mercado?

Excelente escolha. Iniciar 2020 cheio de inspiração e insights é o primeiro passo para planejar a criação de um negócio ou montar uma estratégia de crescimento para sua empresa.

Assim, assistir a palestras de empreendedorismo é uma maneira mais leve de aprender e de incluir mais motivação na sua rotina profissional.

Gostou da ideia?

Então, siga com a leitura. Neste artigo, selecionamos 14 palestras inspiradoras: 10 de empreendedores brasileiros e 4 de empreendedores estrangeiros. Aproveite 😉

Palestras de empreendedorismo mostram caminho para chegar lá

As palestras de empreendedorismo são ferramentas excelentes para buscar inspiração, conhecimento e insights para o seu negócio.

Uma das vantagens é aprender lições com pessoas experientes, que já passaram por inúmeros desafios no mercado e alcançaram o sucesso com seus negócios.

A partir das falas desses empreendedores, você observa as estratégias utilizadas por eles para crescer no mercado e gerenciar a empresa.

Lições sobre inovação, competitividade e gestão são algumas temáticas geralmente abordadas em palestras e bate-papos.

Além disso, ao assistir a esse tipo de conteúdo, você pode se inspirar nas trajetórias deles para criar o seu próprio caminho de sucesso no empreendedorismo.

Não se trata de encontrar respostas prontas, e sim de se espelhar em grandes profissionais, conhecer as formas utilizadas por eles para enfrentar desafios e suas dicas para ter sucesso.

Sabe por que a busca por inspiração é importante?

Em um artigo para a Harvard Business Review, Scott Barry Kaufman, diretor científico do Imagination Institute no Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvânia dá a resposta.

“A inspiração nos desperta para novas possibilidades, permitindo-nos transcender nossas experiências e limitações comuns”.

Segundo ele, a inspiração também leva uma pessoa de um estado de apatia para um estado de possibilidades, transformando sua maneira de perceber as próprias capacidades.

10 palestras de empreendedorismo de empreendedores brasileiros

Na lista abaixo, selecionamos dez palestras de empreendedorismo de profissionais que se destacam no mercado brasileiro para você se inspirar.

Vamos nessa?

1. Jorge Paulo Lemann

Referência em empreendedorismo no Brasil, Jorge Paulo Lemann é dono de grandes empresas, como a AB Inbev e a Kraft Heinz.

Uma de suas palestras de destaque foi realizada em 2015 no evento Day 1, da Endeavor. Trata-se do principal evento de histórias de empreendedorismo no Brasil.

A palestra foi intitulada como “O que não se aprende em Harvard”.

Durante sua fala, Lemann aborda a importância dos erros para o empreendedor e sobre como manter um alto nível de motivação mesmo quando as coisas não dão certo.

“Nunca é uma linha reta para chegar lá. É sempre uma linha de altos e baixos. Sempre se aprende muito com os erros”.

2. Thiago Salles

Diretor da Ernst&Young Terco para gerenciamento de riscos, Thiago Salles fala sobre como lidar com os riscos de maneira adequada e como monitorar os riscos da empresa em uma palestra promovida pela Endeavor.

Durante a conversa, o empreendedor apresenta métodos e ferramentas para que os gestores tenham uma boa performance em relação aos riscos nos negócios.

3. Luiza Helena Trajano

Outra referência brasileira em empreendedorismo é Luiza Helena Trajano, que transformou a loja fundada pelos tios em uma das principais varejistas nacional: a Magazine Luiza.

Em uma palestra para o evento Segredos da Audiência 2019 Ao Vivo, realizado no Teatro Bradesco, em São Paulo, ela deu dicas de sucesso e falou sobre estratégias da Magazine Luiza, como a humanização da assistente virtual Lu, que é referência no Brasil.

4. Janete Vaz e Sandra Costa

As bioquímicas Janete Vaz e Sandra Costa tornaram-se sócias ao fundar o Laboratório Sabin de Análises Clínicas em 1984. Hoje o laboratório é uma referência na área, tendo começado com apenas três funcionários.

Em uma palestra para o Day 1 da Endeavor, intitulada como “Tire seus sonhos da gaveta!“, as empreendedoras falam sobre suas trajetórias no empreendedorismo e a importância do atendimento humanizado.

5. Nathalia Arcuri

Nathalia Arcuri é jornalista, coach financeira e empresária.

Atualmente, ela ensina as pessoas a gerenciar as finanças pessoais por meio do canal Me Poupe! no YouTube e é uma das principais referências quando o assunto é desmistificar conceitos de economia.

Em uma palestra para as conferências TEdx do Colégio Dante Alighieri, Nathalia aborda os fatores que estão por trás de mentes endividadas e dá dicas práticas para que o empreendedor tenha uma vida financeira equilibrada.

6. Ana Fontes

Ana Fontes é exemplo de profissional que largou o emprego em que estava infeliz para empreender.

Ela é fundadora da Rede Mulher Empreendedora, maior rede de apoio ao empreendedorismo feminino que oferece serviços como parcerias de divulgação, elaboração de programas de capacitação e consultoria de diversidade.

Em uma palestra na Feira do Empreendedor 2016, do Sebrae, Ana fala sobre os desafios e oportunidades de mulheres que empreendem.

7. Flávio Augusto da Silva

Outra palestra que pode servir de inspiração é a de Flávio Augusto da Silva no Day 1 da Endeavor. O empreendedor é fundador da escola de inglês Wise Up. Na época da criação, ele tinha apenas 23 anos.

Na palestra, ele fala sobre a sua trajetória e sobre o poder do “nós”. Ou seja: o valor da motivação coletiva, que favorece o indivíduo.

8. Zica Assis

Heloísa Helena Assis, conhecida como Zica Assis, é fundadora do Instituto Beleza Natural, maior rede especializada em cabelos crespos e cacheados do Brasil, que oferece produtos e serviços inovadores.

Em uma palestra para o evento Mega Experiencia Endeavor 2018, da Endeavor Uruguai, Zica aborda o desenvolvimento de seu negócio e serviços, servindo como fonte de inspiração.

9. Paola Carosella

Paola Carosella é uma das juradas do programa televisivo Masterchef Brasil e dona do restaurante Arturito e do café La Guapa, ambos em São Paulo.

Em uma palestra para o Day 1 da Endeavor, “Os sonhos que eu tenho não têm limite“, realizada em 2017, ela compartilha sua jornada de descoberta como empreendedora depois de alguns fracassos e de vários sonhos que construiu como profissional.

10. Mairo Vergara

Professor de inglês que se destacou no Brasil por meio da criação de conteúdo digital, Mairo Vergara deu uma palestra para um evento da Hotmart em 2018 em que abordou suas estratégias de vendas.

São três macetes: melhorar o produto constantemente, escolher apenas uma estratégia de marketing e agregar valor para a marca com conteúdo gratuito.

4 palestras de empreendedorismo de empreendedores estrangeiros

Agora que você já viu algumas palestras de empreendedores brasileiros, que tal conferir algumas falas relevantes de profissionais estrangeiros?

Na sequência, descubra quatro palestras que vale a pena assistir para se inspirar.

1. Paul Tasner

Co-fundador da PulpWorks, empresa que produz embalagens biodegradáveis, Paul Tasner se tornou empreendedor aos 66 anos, após ser demitido de seu antigo emprego.

Em uma fala durante um TED Talks, ele fala sobre empreender em qualquer idade e sobre seu desejo inicial de encontrar outros empresários de primeira viagem com a idade dele.

“Queria me conectar com eles. Eu não tinha nenhum modelo a seguir. O jovenzinho desenvolvedor de aplicativos do Vale do Silício não era meu modelo”, afirma.

2. Dame Stephanie Shirley

Outra palestra que vale a pena conferir é de Dame Stephanie Shirley, filantropa e empreendedora britânica que é pioneira em tecnologia da informação.

Na década de 1960, ela fundou a Freelance Programmers, uma empresa de software formada principalmente por colaboradores mulheres, com o objetivo de superar as questões de gênero na época.

Em uma palestra para o TED Talks, ela afirma: “Uma coisa é idealizar um empreendimento, mas todos nesta sala sabem que tornar essa ideia real é algo bem difícil e requer capacidade, autoconfiança e determinação extraordinárias”.

3. Elon Musk

Criador da Tesla Motors e um dos empreendedores mais renomados do mundo, Elon Musk também deu uma palestra durante uma conferência TED para falar sobre os processos inovadores utilizados na criação de seus negócios.

Um de seus conselhos é prestar atenção ao feedback negativo e pedir por ele. “Pode soar como conselho simples, mas dificilmente alguém faz isso, e ele é incrivelmente útil”.

4. Steve Jobs

Que tal finalizar a lista com Steve Jobs, que foi fundador da Apple e um dos empreendedores mais respeitados do mundo?

Vale a pena assistir ao discurso de Jobs em uma formatura na Universidade de Stanford, em 2005, em que ele aborda a importância da intuição e de encontrar oportunidades a cada desafio ou erro.

“Tenham a coragem de seguir seu coração e suas intuições, porque eles de alguma maneira já sabem o que vocês realmente desejam se tornar”, aconselha.

E aí, gostou das dicas de palestras de empreendedorismo?

Reserve algumas horas para assistir aos conteúdos sugeridos, inspire-se nas histórias e lições de grandes empreendedores e comece 2020 cheio de ideias para a sua empresa.

Se você gostou do conteúdo ou tem outra palestra para sugerir aos leitores do blog, deixe seu comentário abaixo.

Leia também