Gestão do Negócio

Oportunidades de negócios por todo o Brasil

Gabriel Manes Gabriel Manes | Atualizado em: 07/07/2023 | 7 mins de leitura

Pesquisar oportunidades de negócios ajuda a empreender

Seja para concretizar o sonho empreendedor ou dar um novo rumo à empresa, identificar boas oportunidades de negócios é um passo importante para ser bem-sucedido. E a melhor notícia é que é possível descobrir na internet a área mais indicada para receber seu investimento na região em que mora.

Encontre oportunidades de negócios na internet

Não é de hoje que a internet serve como fonte de informação aos empreendedores. Da mesma forma que você a utiliza para encontrar fornecedores e serviços, seus clientes também podem localizá-lo na rede. Mas que tal antecipar o uso da tecnologia e recorrer a ela para identificar tendências e oportunidades de bons negócios?

Para entender melhor, vamos supor que você tenha formação técnica em segurança no trabalho e pense em abrir um negócio nessa área. Seria válido descobrir se há receptividade a essa ideia, não é mesmo? A ferramenta que pode ajudá-lo na tarefa é o Google Trends (que em português significa tendências).

Através da consulta no site, é possível buscar por palavras-chave relacionadas à sua ideia de empresa para verificar se há procura por ela na região em que mora. Caso identifique esse movimento, pode apostar nessa tendência ou oferecer um serviço complementar a ela. Obviamente, não é um fator definitivo para a sua decisão, mas contribui para ela.

Em seguida, vamos explicar como usar a ferramenta Google Trends, mas já adiantamos que ela pode revelar se há buscas no estado e também na cidade selecionada. Para entender, tomamos novamente o exemplo da empresa de segurança no trabalho. Veja abaixo, em palavras-chave direta ou indiretamente relacionadas à área pretendida, em quais cidades a busca pelo termo é mais popular:

  • Equipamentos de segurança: Diadema
  • Equipamentos de proteção individual: Rio de Janeiro
  • EPI: Belo Horizonte
  • EPIs: Curitiba
  • CIPA: Cuiabá
  • Uniformes profissionais: Curitiba
  • Segurança no trabalho: Fortaleza

Perceba no exemplo que Curitiba é a única cidade que se repete como a mais popular entre os seis termos pesquisados. Isso significa que só nesses locais uma empresa do setor terá sucesso? Não é nada disso, é claro. Mas a maior popularidade da palavra-chave em questão é um indicativo de interesse que deve ser levado em conta no seu plano de negócios.

Conforme abordamos antes, tendo as informações em mãos, é possível seguir a tendência ou complementá-la. No caso em questão, uma consultoria sobre segurança e saúde ocupacional pode ser uma boa ideia, assim como a promoção de treinamentos e palestras na área, por exemplo.

Como usar o Google Trends

O Google Trends é bastante intuitivo e fácil de usar. Para iniciar a sua experiência com a ferramenta, relacionamos a seguir os passos básicos:

  1. Acesse o site do Google Trends
  2. Ele estará em português, mas trará informações inicialmente sobre as buscas nos Estados Unidos. Você pode modificar essa configuração já na página inicial, clicando na seta ao lado do país e escolhendo “Brasil”. Mas a opção mais fácil é digitar o termo que busca na barra superior “Explorar tópicos”
  3. Em seguida, você poderá ajustar a busca às suas preferências
  4. Comece ajustando a opção “Todo o mundo” para “Brasil”
  5. Depois, defina o período de tempo desejado para a busca
  6. Em seguida, se desejar, pode selecionar uma categoria específica para a busca – o que não é necessário modificar
  7. A sugestão é que mantenha também inalterada a opção “Pesquisa na web”
  8. O primeiro gráfico indicará o interesse ao longo do período de tempo selecionado
  9. O segundo gráfico mostrará o interesse por sub-região. Quando os dados estiverem disponíveis, será apresentada uma ordem de popularidade, do estado mais popular para o menos popular para o termo
  10. Se desejar, clique na seta ao lado de “sub-região” e selecione “cidade”. Nem sempre a cidade mostrada pertencerá ao estado que lidera em popularidade
  11. Na parte superior da tela, será possível ainda escolher outro termo para comparar os resultados
  12. Outras opções, na parte inferior da tela, incluem a observação de tópicos relacionados e consultas relacionadas.

Para avaliar os resultados, é importante saber que os valores são calculados em uma escala de 0 a 100. Quanto maior o valor, maior será a popularidade. Ele também indica uma proporção maior de consultas e não uma contagem absoluta maior, o que permite equilibrar a análise em estados e cidades de porte populacional muito diferente.

Onde estão as boas oportunidades pelo Brasil?

De Norte a Sul do país, é possível localizar a partir do Google Trends boas oportunidades de negócios nas mais diversas áreas. Para obter melhores resultados no uso da ferramenta, lembre-se de pesquisar termos exatos e relacionados à sua atividade.

Como exemplo, caso queira abrir um escritório contábil, você pode buscar e encontrar resultados diferentes por termos mais óbvios, como “contador” e “contabilidade”, ou tentar palavras que remetem a tarefas executadas por esse tipo de negócio, como “declarar imposto”, “imposto de renda” e “IRPJ”. O mesmo se aplica a serviços de comunicação visual, como “cartão de visita”, ou de manutenção de computadores, como “backup”.

Em todos os casos, se existe uma busca pela tarefa, há um indicativo de demanda a atender. Pode estar aí a oportunidade que tanto procura para empreender, não acha?

Na tabela a seguir, vamos citar exemplos variados de buscas realizadas no Google Trends que podem se aplicar à sua atividade, com o estado e a cidade onde a popularidade é maior. A dica é que não pare por aí: explore todo o potencial da ferramenta para enriquecer a sua estratégia.

Atividade

Estado

Cidade

Assistência técnica

Amazonas

Manaus

Paisagismo

Roraima

Campinas

Jardinagem

Acre

Joinville

Hospedagem

Distrito Federal

Florianópolis

Pousada

Rio de Janeiro

Vitória

Nutricionista

Distrito Federal

Vitória e Niterói

Fisioterapia

Amapá

Teresina

Terapia ocupacional

Pará

Belém

Suplementos alimentares

Piauí

Belo Horizonte

Tecnologia de informação

Distrito Federal

Brasília

Manutenção de computadores

Minas Gerais

Diadema

Backup

Roraima

São José do Rio Preto e Blumenau

Marketing de conteúdo

Minas Gerais

Rio de Janeiro

Móveis para escritório

Santa Catarina

Diadema

Palestrante

Tocantins

Goiânia

Tradução

Amapá

Santos e Nova Iguaçu

Serviços de limpeza

São Paulo

Diadema

Zeladoria

Rio Grande do Sul

São José dos Campos

Comunicação visual

Santa Catarina

Curitiba

Cartão de visita

Tocantins

Santos e São Gonçalo

Brindes

Amapá

Macapá

Cervejaria

Santa Catarina

Petrópolis

Cerveja artesanal

Rio Grande do Sul

Porto Alegre

Quentinha

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Aluguel de roupas

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Segurança patrimonial

São Paulo

Diadema

Extintores

Roraima

Porto Alegre

Pneus

Tocantins

Londrina

Estacionamento

São Paulo

Jundiaí

Contabilidade

Roraima

Blumenau

Contador

Roraima

Florianópolis e Londrina

Tributos

Roraima

Porto Velho

Declaração imposto

Roraima

Caxias do Sul

Declarar imposto

Roraima

Santo André

Imposto de Renda

Roraima

Jundiaí

IRPJ

Roraima

Curitiba e Diadema

Equipamentos de segurança

Santa Catarina

Diadema

Equipamentos de proteção individual

Santa Catarina

Rio de Janeiro

CIPA

Roraima

Cuiabá

EPI

Roraima

Belo Horizonte

EPIs

Acre

Curitiba

Uniformes profissionais

Paraná

Curitiba

Segurança no trabalho

Pará

Fortaleza

Encontre o seu futuro negócio

Este artigo apresentou como o Google Trends pode ser usado para encontrar o seu negócio próprio. Como explicamos, a ferramenta não é definitiva e deve ser vista como uma informação a contribuir para a sua tomada de decisões. Antes de abrir sua empresa, não esqueça de elaborar um planejamento detalhado, pois dessa etapa depende o sucesso da sua proposta.

E na sua região, quais são as melhores oportunidades de negócios? Comente!

Leia também