Gestão de Pessoas

10 dicas de como motivar uma equipe de vendas

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 8 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Como ter uma equipe de vendas motivada de verdade é uma dúvida de muitos empreendedores;

  • Adotando algumas ações simples, é possível incentivar seus colaboradores,  deixá-los satisfeitos e vender mais;

  • Para isso, é preciso ter organização e planejamento financeiro para investir em capacitações e treinamentos.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

 

Todo bom gestor sabe que ter um time capacitado, bem disposto e satisfeito com o trabalho que exerce é um grande diferencial no mercado. Nesse contexto, saber como motivar uma equipe de vendas é muito importante. 

Afinal, colaboradores motivados atendem o público com prazer e convencem os clientes de forma natural. O que contribui para que eles sintam confortáveis e defendam a sua marca. O resultado não poderia ser outro: o faturamento aumenta e mais pessoas são atraídas, excelentes condições para que a empresa cresça cada vez mais.

Para ajudar você no desafio de motivar a equipe de vendas, separamos 10 dicas simples de colocar em prática, mas essenciais para mostrar aos colaboradores que o esforço deles vale muito. Boa leitura! 

Como motivar equipe de vendas

Como motivar uma equipe de vendas: tudo o que você deve fazer

Manter a motivação da equipe de vendas é um desafio, mas sim, você pode superá-lo e vender mais. Nos próximos tópicos, falamos mais sobre ações para conquistar a confiança e empenho dos seus vendedores.

1. Analise as metas e comissões

Para que a remuneração por comissão e a política de metas realmente sirvam de motivação para equipe de vendas, elas precisam ser bem planejadas. Assim, os resultados serão positivos tanto para os colaboradores quanto para o empreendedor.

Isso porque, se o salário fixo for muito pequeno, em uma época em que há pouco movimento de clientes, o vendedor pode ficar desmotivado. Por outro lado, se o salário for alto e a comissão for menor, ele pode se acomodar, já que um maior volume de vendas não fará tanta diferença para o seu bolso.

No caso das metas, o segredo também é encontrar o equilíbrio. O objetivo a ser alcançado deve ser ousado a ponto de ser desafiador e de justificar o prêmio, mas alcançável. Caso contrário, os vendedores não terão entusiasmo para vender mais, já que, no final, jamais conseguirão a bonificação.

Seguindo o princípio das metas SMART (acrônimo em inglês cuja tradução é “inteligente”) você consegue criar uma política inteligente de metas. Veja só:

  • Specific (específica): deve ser definido um número a ser atingido, seja de produtos vendidos ou de receita, deixando a meta o menos genérica possível;

  • Measurable (mensurável): para saber se a meta foi alcançada, seu controle de vendas precisa estar 100% afiado;

  • Attainable (atingível): se a meta for impossível de alcançar, acabará desmotivando a equipe;

  • Relevant (relevante): deixe bem claro que, vendendo mais, o colaborador está ajudando no crescimento da empresa em que trabalha, o que também será bom para ele;

  • Time based (temporal): as metas de vendas devem ser permanentes, então estabeleça uma periodicidade para as premiações (mensais, trimestrais, semestrais ou anuais).

Conseguir manter esse equilíbrio entre salário, comissão e metas evita uma alta rotatividade na equipe de vendas, o que não seria nada bom para seu negócio. Quanto mais os vendedores conhecerem a empresa, a marca e o produto, mais eficientes eles serão.

2. Conheça a equipe

Antes de qualquer coisa, você precisa conquistar o respeito e admiração dos seus colaboradores. Uma das melhores maneiras para isso é tratando-os de acordo com as suas características individuais, e não com frieza e superficialidade.

Além disso, essa é uma maneira de como incentivar a equipe de vendas com empatia, leveza e proximidade.

3. Desenvolva a inteligência emocional

A inteligência emocional é a capacidade de perceber e comunicar emoções, uma qualidade fundamental quando estamos em contato com outras pessoas. E não seria diferente no trato com os seus funcionários

O segredo é se aproximar da equipe e tentar entender o que eles estão sentindo. Pode ser que algum vendedor esteja passando por uma situação difícil e com alguma preocupação, o que também afeta a sua performance no trabalho, mesmo que ele não queira. 

Mostrar que você está ali para ouvi-lo e não julgá-lo vai fazer toda a diferença. E assim também fica muito mais fácil buscar maneiras de resolver conflitos ou problemas como a falta de motivação.

4. Entenda como funciona a operação

Se você assistiu a qualquer filme que mostre um ambiente de trabalho, já deve ter notado que os chefes normalmente são pintados como pessoas desagradáveis. Mas sabemos que essa não é a realidade em muitas empresas. 

Para evitar essa imagem negativa, aproveite oportunidades para arregaçar as mangas e mostrar aos vendedores que você também entende como o trabalho deles funciona. Será uma chance para todos aprenderem algo novo: compartilhe situações semelhantes que já enfrentou e reforce que compreende o dia a dia deles. 

 

Aproveite para entender melhor como funcionam os processos e descobrir gargalos que, sem essa aproximação do operação, não seria possível. 

5. Treine sua equipe

Não dá para contratar um funcionário novo e esperar que ele aprenda tudo num estalar de dedos. É preciso tempo para aprender os processos de uma empresa, já que é impossível   incentivar equipe de vendas cobrando por um procedimento que ninguém ensinou a fazer.

Por isso, treine muito bem os novos colaboradores quanto às rotinas de trabalho da empresa, para não desmotivá-los logo de cara. E faça capacitações também com os vendedores que já tem algum tempo na casa. Aprender novas técnicas também pode ser um ótimo estímulo.

6. Invista no desenvolvimento

Além de capacitar os vendedores, para estimular a equipe de vendas é necessário investir no desenvolvimento profissional de cada um, indo além dos treinamentos pontuais.

Para isso, você pode oferecer descontos em cursos de formação, voltados à gestão de pessoas, habilidades de liderança e outras capacidades socioemocionais.

7. Dê feedbacks

Procure estabelecer uma periodicidade de feedbacks sobre o trabalho dos seus vendedores. Afinal, muitos colaboradores podem estar cometendo falhas sem se dar conta disso. Apontar os pontos positivos e as oportunidades de melhoria ajuda no desenvolvimento e motivação da equipe de vendas. 

Reforce os aspectos positivos do trabalho que eles vêm realizando e tenha sensibilidade na hora de fazer críticas. Se tiver alguma observação negativa a fazer, procure enfatizar que se trata de um comentário construtivo, com o objetivo de fazê-lo crescer.

Apesar de aqui estarmos falando sobre motivação para equipe de vendas, a prática do feedback é benéfica também para todos os setores da empresa.

8. Incentive

Uma outra ideia de como motivar equipe de vendas é demonstrar incentivo. Um exemplo simples é, quando um funcionário está se destacando, não espere as reuniões de feedback para parabenizá-lo, faça isso publicamente.

Só tome cuidado para não exagerar e criar um ambiente excessivamente competitivo, o que pode prejudicar a harmonia da equipe.

Pense também em outras formas de incentivo, como dar folgas e bônus pontuais, além das comissões. Brindes também são bem-vindos.

9. Crie um bom ambiente de trabalho

Para que o time trabalhe em harmonia, procure investir em um bom ambiente de trabalho. 

A empresa pode organizar confraternizações no final do ano ou de cada semestre, começar um clube de livros ou de filmes com os colaboradores ou qualquer outra medida que faça sentido para seu negócio e sua equipe.

Dessa forma, os vendedores podem não encarar o trabalho apenas como algo chato e que precisam fazer, será agradável e estimulante. 

10. Tenha fluxos e processos claros e bem definidos

Não é porque este tópico está no final que ele é menos importante, pelo contrário! Um dos principais pilares da organização de uma empresa são os processos.

Isso significa que todos saberão exatamente o que e porque fazer, com clareza. Outra vantagem é que, com os processos e suas respectivas etapas definidas, você sabe de quem cobrar a responsabilidade. 

Vale lembrar que essa estrutura é fundamental para a performance não apenas da equipe de vendas, mas da empresa como um todo. 

Como motivar a equipe de vendas

Colha os frutos de uma equipe motivada!

Seguindo os tópicos acima e adotando uma política inteligente de comissões e metas, você tem tudo para obter o máximo rendimento da sua equipe de vendas. Mas lembre-se de que isso não é suficiente para alcançar os resultados.

Os melhores vendedores dificilmente serão capazes de vender um produto que ninguém quer ou que está muito caro. Então, além de saber como manter equipe de vendas motivada, certifique-se também da qualidade da sua proposta de valor.

E também não adianta ter uma equipe super qualificada se a gestão financeira da empresa não está organizada. Um negócio funciona como um grande organismo, e tudo precisa estar operando bem para que os resultados positivos sejam alcançados

Para ajudar você na organização financeira, fizemos uma planilha bem completa para acompanhar as vendas e ter mais controle sobre seu negócio. Clique aqui para conferir!

Leia mais

 

 

Leia também