O que você e sua empresa ganham com a cultura orçamentária?

Dentre as principais causas de morte de empresas, boa parte envolve a falta de planejamento como fator chave. Por causa do pouco preparado, milhares de negócios fecharam as portas nos últimos anos. Esse cenário continuará até o momento em que o planejamento se tornar prioridade.

E o que isso tem a ver com cultura orçamentária? Bem, muita coisa. A cultura orçamentária estimula o planejamento e prioriza a utilização de dados e indicadores de desempenho entre o time. Tem como objetivo tornar viável o alcance de melhores resultados por meio de um orçamento empresarial.

Garanto que, por mais que pareça, o tema não é complicado!

Confira a seguir o porquê a gestão e cultura orçamentária são importantes para a sua empresa alcançar melhores resultados.

Dentre as principais causas de morte de empresas, boa parte envolve a falta de planejamento como fator chave. Por causa do pouco preparado, milhares de negócios fecharam as portas nos últimos anos. Esse cenário continuará até o momento em que o planejamento se tornar prioridade.

E o que isso tem a ver com cultura orçamentária? Bem, muita coisa. A cultura orçamentária estimula o planejamento e prioriza a utilização de dados e indicadores de desempenho entre o time. Tem como objetivo tornar viável o alcance de melhores resultados por meio de um orçamento empresarial.

Garanto que, por mais que pareça, o tema não é complicado!

Confira a seguir o porquê a gestão e cultura orçamentária são importantes para a sua empresa alcançar melhores resultados.

Antes de mais nada, é preciso de gestão

A cultura orçamentária é o resultado do desenvolvimento da gestão orçamentária, por isso é essencial entender onde tudo começa.

De forma objetiva, a gestão orçamentária é o planejamento de receitas, custos, despesas, e investimentos futuros da empresa. Ou seja, é o ato de planejar seu desempenho financeiro para os próximos meses ou anos. Essa projeção (feita com planejamento orçamentário) é a luz que direciona estratégias e esforços direção dos melhores resultados financeiro-econômicos.

A cultura orçamentária entra no momento em que o processo de gestão orçamentária está posto em prática. Sendo o orçamento a estratégia que busca por um melhor desempenho e performance, seus colaboradores, ao estarem inseridos em uma cultura orçamentária, estarão engajados e comprometidos com melhores resultados.

Assim, a cultura orçamentária é o incentivo para que os colaboradores estejam alinhados com a estratégia da empresa e seu objetivo econômico e financeiro. E que, dessa forma, todos trabalharão para colocar em prática o que foi anteriormente planejado no orçamento.

Portanto, a ideia da cultura orçamentária é alinhar engajar todos os funcionários com o planejamento orçamentário criado.

Pequenas e médias empresas já começam a entender a importância de uma cultura voltada a resultados por meio de orçamento. Luis Felipe, fundador da Organizze, afirma que “o orçamento é a base para criar uma cultura que foque mais em resultado. Não tem como criar uma cultura focada em resultado se sua empresa não tem orçamento”.

Benefícios da cultura orçamentária para pequenas e médias empresas

A gestão orçamentária planeja — por meio dos números — o caminho para alcançar a meta principal. Já a cultura orçamentária garante o alinhamento e comprometimento de todos com o que foi planejado. No fim, a cultura orçamentária é consequência de uma equipe comprometida e alinhada (e, claro, de um planejamento orçamentário muito bem-feito).

Adotá-la trará para sua empresa diversos benefícios, bem como:

1) Comprometimento com os indicadores de desempenho

Um dos pontos importantes da gestão orçamentária é que não existe “achismo”. Tudo é medido, calculado; é preciso de métricas e metas antes mesmo de planejar. Ter essa ideia em forma de cultura fará com que todos pensem pela ótica Data Driven.

Pensar (e agir) sendo Data Driven é priorizar os dados e números. Algo factível e que pode ser provado. Em uma cultura orçamentária os indicadores financeiros (responsáveis por medir o desempenho das empresas) são constantemente utilizados.

2) Auxílio nas tomadas de decisões importantes

Um dos princípios pregados por uma cultura orientada a orçamento é que devemos basear nossas decisões em dados, indicadores e métricas (como dito no ponto anterior). Esse comportamento, ao ser espelhado em todas as equipes, torna a tomada de decisão mais ágil e certeira.

Do Marketing a Vendas, todos os setores, conhecendo e estando comprometidos com o orçamento, tomarão decisões que irão direcionar a empresa ao alcance da sua meta. Além do mais, poderão utilizar dos indicadores fornecidos pelo orçamento como base para criação de planos de ações.

3) Mais organização e foco na meta principal

Um dos problemas das empresas que não possuem uma meta (ou possuem mais de uma) é a falta de organização e, principalmente, de foco. Com base em uma análise prévia, a gestão orçamentária ajudará sua empresa a definir uma meta principal focada no que mais importa para seu negócio.

A partir disso, a cultura orçamentária se responsabilizará por propagar essa meta, garantindo que todos trabalhem em conjunto — em suas devidas áreas — para alcançá-la. Isso resultará em maior foco e maior organização nas equipes. Além disso, lembre-se de colocar metas de produtividade para garantir um bom desempenho da equipe.

Como implementar uma cultura orçamentária na sua empresa?

Quanto mais cedo implementa-se uma cultura, mais rápido ela é validada e mais fácil é propagada entre a equipe. Além disso, quando novos colaboradores entrarem na empresa, já estarão alinhados à cultura. Por isso, comece cedo!

Aqui vão algumas dicas valiosas para implementar a cultura orçamentária:

>  Crie um bom orçamento empresarial 

A primeira dica não poderia ser outra: antes de existir a cultura orçamentária, é necessário que exista um orçamento. É exclusivamente a partir dele que definimos metas de resultados, planos de ações e objetivos a serem alcançados. Assim, podendo replicar esses pontos forma de cultura.

> Utilize de tecnologia que facilitem o orçamento e controle financeiro

Insistir em planilhas pode não ser a melhor saída. Para agilizar e garantir melhor performance, invista em uma plataforma para controle financeiro, como a Conta Azul. Nela você pode controlar seu fluxo de caixa, gerar notas fiscais e analisar relatórios sobre a saúde financeira da empresa.

E, lembre-se: a gestão orçamentária é um passo além do controle financeiro. Por isso, utilize da metodologia e plataforma da Treasy para definir sua meta, traçar os objetivos e acompanhar seu orçamento. Garantindo, assim, o alcance de melhores resultados e performance financeira-econômica.

> Torne a liderança os propagadores da cultura

Se a liderança participa da elaboração do orçamento, nada mais justo do que se tornarem os propagadores dessa nova cultura. Então, trace um plano de ação para que os gestores (e diretores, também) insiram a discussão da cultura orçamentária no dia a dia. Para, assim, tornar o assunto cada vez mais rotineiro, e para que a importância fique evidenciada a todos.

> Estimule o uso de indicadores de desempenho

Alguns parágrafos atrás você entendeu o porquê os indicadores e métricas são tão importantes em uma cultura orçamentária. E para que o seu uso se torne recorrente, é necessário estimular a prática entre os colaboradores. Você pode fazer isso dando mentorias para as equipes, ou investindo em desenvolvimento profissional com cursos e palestras sobre o assunto.

Click me

Com um controle financeiro em dia, você estará a um passo de construir uma gestão orçamentária de excelência. E, a partir daí, a cultura orçamentária deve ser propagada entre todas as equipes.

Apenas dessa forma melhores resultados se tornarão o foco de todos, e os objetivos e metas serão alcançados.

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online  para você organizar sua empresa   <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>