Gestão do Negócio

Afinal, o que é uma Startup?

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 07/07/2023 | 2 mins de leitura

Afinal, o que é uma Startup?

Em cursos, workshops, palestras, na mídia e até em rodas de bate-papo sobre empreendedorismo, uma palavra parece estar em todos os lugares: startup. Mas afinal, o que é isso?

 

Esse conceito surgiu na década de 80, nos Estados Unidos e se refere a negócios de pequeno porte, recém-criados ou em fase de constituição, com atividades ligadas à pesquisa e desenvolvimento.

Essas jovens empresas tem a inovação como principal característica e não têm medo de arriscar. Geralmente iniciam tendo baixos custos e com uma equipe bem enxuta. Porém, podem gerar muito lucro e mais rápido do que uma empresa consolidada há anos no mercado.

Na verdade, apesar de atuarem em condições de extrema incerteza, são escalonáveis e têm muito potencial para crescer. Aliás, no Brasil e no mundo, o número de startups não para de subir, independente da área de atuação dos negócios.

Confira no infográfico abaixo o mapa de concentração das startups, os perfis mais comuns de negócios e como elas podem conseguir investimentos para crescerem cada vez mais:

preview

 

Leia também