Gestão do Negócio

Aprenda o que é trabalho em equipe com lições do técnico Tite

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 07/07/2023 | 6 mins de leitura | ← voltar

Grupo mostra o que é trabalho em equipe

Uma nova forma de perceber o que é trabalho em equipe está em evidência no país. E tudo isso graças à paixão popular pelo futebol. No comando da nossa seleção, o técnico Tite vai além de técnicas e táticas para fazer do Brasil o primeiro classificado à próxima Copa do Mundo. Muitas de suas palavras e ações servem de ensinamento aos empreendedores.

O que é trabalho em equipe na visão de Tite

As lições de Adenor Bachi, o Tite, ultrapassam as quatro linhas do gramado e transitam com facilidade do futebol ao mundo empreendedor. Seu histórico recente na seleção brasileira mostra que, mesmo quando tudo parece perdido e sem rumo, é possível dar a volta por cima. E isso o técnico conseguiu com uma nova visão sobre o que é trabalho em equipe e o poder desse engajamento.

O grupo que Tite lidera carrega direta ou indiretamente as marcas do maior vexame do nosso país no futebol, com a derrota por 7×1 para a Alemanha em Belo Horizonte, na semifinal da Copa do Mundo de 2014. Depois daquele episódio, vieram outras eliminações e fracassos. A seleção canarinho era como uma empresa à beira da falência, mergulhada em uma crise sem fim.

Como pode, então, uma equipe desacreditada, desmotivada e com desempenho marcado pela falta de confiança, literalmente virar o jogo e se tornar quase imbatível? Sim, é verdade que não houve um título ainda para coroar esse trabalho, mas o Brasil saiu do fundo do poço para a liderança do ranking da Fifa, o que a aponta como a melhor seleção do mundo na atualidade.

Quando nos perguntamos sobre o que é trabalho em equipe, é provável que pensemos em um esforço conjunto para a concretização de um objetivo, certo? O conceito é esse, mas sua aplicação no cenário encontrado por Tite era no mínimo improvável.

Pense em você, como empreendedor, ter a missão de convencer seus colaboradores de que não são insuficientes como os resultados da empresa sugerem e que devem se unir para mostrar isso.

Some a isso o desafio adicional de um colaborador ser reconhecidamente mais valioso que os demais, o que tanto atrapalha o seu próprio desempenho, como contamina os demais com um sentimento de inferioridade e, talvez, inveja. Complicado tirar a empresa do buraco nessa situação, não é mesmo?

É aí que entra a lição de Tite sobre trabalho em equipe. Ele não desdenhou do clichê que diz que “nada se conquista sozinho”. O técnico eliminou o distanciamento existente entre a estrela do time e os demais atletas, colocou todos em condições de igualdade e, sem desmerecer ninguém, mostrou ao grupo o valor que ele tem quando cada um contribui com o que sabe fazer de melhor.

Será que na sua empresa predomina a noção de igualdade no valor de cada colaborador? Ou talvez a falta dela seja um entrave para o seu crescimento? Pense a respeito do que Tite (na foto abaixo, o registro de Lucas Figueiredo/CBF) deixa como lição sobre espírito de equipe.

Tite ensina o que é trabalho em equipe

Outras 5 lições de Tite aos empreendedores

Não é apenas o que é trabalho em equipe que o técnico Tite tem a ensinar aos empreendedores. Veja outras lições que ele deixa seja pela forma de trabalho ou pelas próprias palavras.

1. Conhecimento é demanda permanente

A vida é uma eterna oportunidade de aprendizagem, atualização e evolução. Você pode ser bom no que faz, mas quem disse que não pode se tornar ainda melhor? Foi nisso que Tite apostou durante o tempo em que esteve desempregado. Em 2014, inclusive, teve o seu ano sabático.

Que tal seguir esse exemplo? Não tenha receio de investir na sua qualificação e estudar, talvez até se reciclar, para encontrar novas formas de lidar com velhos problemas.

2. Liderança é algo que se conquista

Em um grupo heterogêneo, é preciso lidar com todo o tipo de colaborador e seus hábitos. Tanto no futebol quanto na empresa, sempre haverá aquele profissional menos interessado, talvez até fazendo o chamado “corpo mole”.

Como liderar pessoas de características tão diferentes e fazê-los render da mesma forma, com a mesma motivação? Pelo respeito das individualidades e valorização do trabalho, ensina Tite.

3. Enxergar o melhor das pessoas

Tal qual em um jogo de xadrez, na empresa por vezes é preciso movimentar as peças para fazer a sua estratégia funcionar. Mas isso só é possível ao enxergar o melhor das pessoas e potencializar suas virtudes.

Quantos talentos podem ser desperdiçados, seja no futebol ou no ambiente corporativo, por que seu líder não sabe extrair aquilo que eles podem dar? Tite não quer que seus atletas deem 100%. Ele confia e incentiva a irem além disso.

4. Você está no mercado por um objetivo

A valorização do capital humano, como se viu, é fundamental para que a empresa alcance os resultados aos quais se propõe. E isso, muitas vezes, significa retirar do time quem atrapalha o foco dos demais ou não tem a agregar.

As escolhas sobre quem entra em campo e quem fica de fora levam isso em conta para Tite. Já na sua empresa, o paralelo está nos ajustes que se fazem necessários. Desligue um colaborador se preciso for, mas não se esqueça de que você está no mercado por uma razão – e não é por caridade.

5. Acredite em si mesmo

Uma das lições mais marcantes de Tite vem da própria carreira como treinador, que começou lá em 1990, antes de completar 30 anos. Ele só chegou a um clube de primeira divisão em 2001, venceu, perdeu, passou por diversos times, foi demitido, se reinventou, mas não desistiu do sonho, que enfim chegou no ano passado, apresentado como técnico da seleção.

Na trajetória de qualquer empreendedor, a perseverança é uma característica marcante. Não permita que você se distancie desse sentimento positivo.

Considerações finais

Neste artigo, abordamos o que é trabalho em equipe pela atuação do técnico Tite na seleção brasileira. Também conferimos outras lições que ele deixa aos empreendedores na forma como lida com os obstáculos do dia a dia.

Inspirar-se em bons exemplos não é difícil. Por vezes, basta acreditar que é possível adaptar as ideias à sua realidade. E como Tite mostra, boa parte disso está relacionado à sua própria atitude. Então, seja o líder que a sua empresa precisa. 

E para você, qual a principal lição de Tite para os empreendedores brasileiros? Comente!

Leia também