Gestão do Negócio

O que é responsabilidade social?

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 07/07/2023 | 3 mins de leitura | ← voltar

O que é responsabilidade social?

Respeito, obrigação ou como forma de retribuição a responsabilidade social tem modificado a vida das empresas e a forma que a sociedade tem de enxerga-las. Mas afinal, o que é responsabilidade social?

Responsabilidade social é um compromisso que a empresa se coloca de buscar um mundo mais justo através de ações que irão contribuir para o bem estar da comunidade dentro e fora da sua empresa. Sendo assim ela não só visa o lucro, mas de forma voluntária se propõe a levar em conta os interesses da comunidade local e da sociedade em geral.

A busca de ações para tornar isso possível são as mais amplas possíveis e em todas as áreas como educação, meio – ambiente, saúde , cultura , moradia criando ou contribuindo também para programas sociais na busca de trazer benefícios para os funcionários da própria empresa e para a comunidade melhorando a qualidade de vida da população. Pode ser confundido por filantropia mas é uma forma do poder privado contribuir para a melhoria da vida da população em geral e para o planeta.

Passando de ações pontuais para ações de forma integradas , de forma corporativa hoje estas empresas buscam uma gestão mais transparente e de qualidade minimizando assim os impactos negativos que elas possam causar .

O conceito de Responsabilidade social corporativa perpassa toda a cadeira produtiva começando com os cuidado ao adquirir matéria –prima, sua transformação ,o produto final da empresa, os funcionários, a família destes e a comunidade em geral observando os fatores ambientais e sociais.

Responsabilidade social nas empresas esta cada vez mais ligada a desenvolvimento sustentável. Isto não diz respeito só ao meio ambiente mas também a relação entre a empresa , funcionários e comunidade visto que iste possibilita que todas as pessoas possam buscar agora e sempre ter uma qualidade de vida sócio- econômico e cultural num nível satisfatório.

E então, sua equipe de colaboradores dentro da empresa sabe o que é responsabilidade social?

Leia também