O que é preciso para contratar um bom contador?

Sobre o que estamos falando?

  • A função do contador vai muito além de cuidar das obrigações contábeis da empresa. Afinal, com base nas apurações do negócio, esse profissional consegue propor soluções ao empreendedor, sendo seu braço direito na gestão da empresa;
  • Entenda porque o contador é tão importante, o que é preciso observar e qual a hora certa de contratar um;
  • A Conta Azul facilita a rotina da sua empresa e o contato com seu contador: com um sistema ERP online e simples de usar, todos os setores do seu negócio podem ser integrados com a contabilidade.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

 

Como contratar um bom contador é dúvida de muitos empreendedores, principalmente daqueles que estão em processo de formalização do negócio. 

Essa preocupação é de fato bastante relevante, considerando que esse profissional irá lidar com um setor muito importante da empresa: a contabilidade.

Mas, o que considerar na hora de contratar um contador? Experiência? Formação? Serviços que oferece? Tudo isso e mais alguns aspectos! 

E, para te ajudar a entender melhor como contratar um bom contador e tirar todas as suas dúvidas, desenvolvemos este conteúdo com os seguintes tópicos:

o-que-e-preciso-para-contratar-um-bom-contador

Por que é importante contratar um contador?

Com exceção do Microempreendedor Individual - MEI, toda empresa, precisa manter uma organização contábil, conforme o artigo 1179 da Lei nº 10.406, do Código Civil Brasileiro, que diz:

“O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.”

E, para organizar a contabilidade da sua empresa e propor soluções, como, por exemplo, a melhor forma de reduzir as despesas com estoque, a participação do contador é indispensável. 

Isso porque ele é o profissional responsável não somente por cuidar das obrigações contábeis de uma empresa, como também por auxiliar o empreendedor na gestão do negócio. 

No entanto, é preciso saber o que analisar na hora de contratar este profissional. 

O que é preciso para contratar um contador? 

Conheça seu nível de experiência 

Avalie o nível de experiência do contador que você está prestes a contratar, tanto em relação à contabilidade como também em outras áreas.

Faça uma análise das áreas que ele já trabalhou e quanto tempo está no mercado. Se possível, entre em contato com outros empreendedores que já trabalharam com ele para buscar recomendações.

É interessante também dar preferência aos profissionais que já trabalharam com o seu segmento ou ramos similares. 

Confira seu registro profissional

Para atuar como contador é necessário, além da graduação, o registro no Conselho Federal de Contabilidade - CFC. Então, antes de contratar este profissional, confira no site da CFC se ele está autorizado a oferecer esses serviços.

Isso é muito importante principalmente quando não se tem referências de outras pessoas que já utilizaram os serviços desse contador.

Precisando urgente de um contador? Então, a Conta Azul pode te ajudar nessa tarefa! Clique aqui e encontre um contador perto de você!

Veja como funcionará seu suporte

Sua empresa precisa de um profissional presente, principalmente se você estiver tendo muitos problemas com a contabilidade. 

Dessa forma, escolha um contador que, além de cuidar do pagamento dos impostos e das demais obrigações contábeis da empresa, tenha tempo para analisar com você as apurações do negócio. 

Descubra quais as tecnologias que o contador utiliza

Fuja de contadores que fazem tudo à mão. 

Para maior qualidade e rapidez nas atividades contábeis, é fundamental que o contador tenha a tecnologia como sua melhor aliada. 

Isso significa, na prática, contar com o apoio de um sistema que, dê preferência, possa ser integrado ao sistema que você utiliza para gerenciar a sua empresa.

“Mas eu ainda não tenho sistema.”

Se essa é a sua realidade, clique aqui e descubra como transformar a sua rotina com a Conta Azul!

Feche o contrato com seu parceiro

Para a segurança da sua empresa e também do próprio contador, formalize o contrato de prestação de serviços. Nele, deve conter a descrição completa do serviço, valores e até disponibilidade do profissional. 

E, caso você sinta dificuldades, não deixe de buscar orientação com profissionais da área jurídica. 

Entenda os serviços prestados

Nem sempre a sua empresa precisará apenas de uma DRE ou apenas de uma organização no pagamento dos tributos. 

Afinal, dependendo do estado da contabilidade do seu negócio, pode ser que seja interessante e necessário contratar outros serviços, como auditoria contábil e folha de pagamento, por exemplo. 

Como mencionamos anteriormente, não esqueça que tudo isso deve estar descrito no contrato de prestação de serviços. 

o-que-e-preciso-para-contratar-um-bom-contador-2

A Conta Azul facilita a sua vida e a do seu contador! 

Enviar malotes ao contador? Esquecer de pagar algum tributo? Ter dificuldades com a conciliação fiscal?

Muitas empresas passam por essas situações, tanto as que ainda estão se estruturando quanto as que já tem um certo tempo no mercado. 

Isso acontece, principalmente, pela falta de integração entre os processos da empresa com a contabilidade. O resultado, além de muito estresse, são as multas por esquecimento ou atraso no pagamento de tributo e outros problemas com o Fisco. 

Mas, com o ERP Conta Azul, você pode ter uma contabilidade organizada!

Trata-se de um sistema que centraliza os setores mais importantes da sua empresa, como vendas, estoque e financeiro em um único local e integra tudo isso com a contabilidade.

Dessa forma, quando uma venda é realizada, a baixa é dada automaticamente no estoque e essa movimentação também é atualizada no sistema do contador. 

Assim, a sua conciliação fiscal e o envio de todos os documentos, como as notas fiscais, são feitos de forma automática através do próprio ERP Conta Azul, sem a necessidade de impressão.

Outras vantagens da Conta Azul são:

  • Monitorar o estoque em tempo real e programar alertas das quantidades mínimas de cada produto ou insumo, para não ser pego de surpresa;

  • Acompanhar as vendas e emitir relatórios importantes, como os produtos mais vendidos;

  • Ter todas as informações dos clientes, como contato, endereço e preferências, salvas em único local;

  • Gerar orçamentos e propostas personalizadas;

  • Fazer a gestão completa de contratos, ideal para quem trabalha com prestação de serviços;

  • Emitir notas fiscais com poucos cliques e enviá-las ao contador automaticamente. 

O melhor de tudo vem agora: a Conta Azul cabe no seu bolso, pois foi desenvolvida para micro e pequenas empresas e é ideal para quem está começando agora!

Que tal experimentar essas e outras facilidades da Conta Azul sem pagar nada? Clique aqui e comece agora!

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

Cadastre-se em nossa Newsletter:*