Você sabe o que é pivotar? Entenda mais sobre o assunto

Sobre o que estamos falando?

  • Todo gestor precisa saber identificar quais tipos de mudanças deve fazer no planejamento estratégico para que a empresa cresça;

  • Nesse sentido, é essencial entender o que é pivotar e qual é a hora certa de partir para esse movimento;

  • A Conta Azul Pro é a plataforma completa que ajuda você a ter um bom controle financeiro para tomadas de decisão assertivas. Faça o teste grátis, conheça!

Experimente grátis a Conta Azul!


 

Todo negócio nasce de uma boa ideia, mas às vezes é necessário mudar durante o caminho. Por isso, é importante entender o que é pivotar e qual é o momento certo de acelerar o crescimento da empresa, mas sempre de uma forma saudável.  

Não basta apenas ter um bom planejamento estratégico: o dono de negócio também precisa cuidar bem da sua gestão financeira, estar de olho nos seus dados e nas tendências do mercado. Essa é a melhor maneira de se arriscar “com o pé no chão”, sem cometer grandes erros. 

Neste conteúdo, você verá qual o significado de pivotar, quando realizar essa mudança e como as finanças organizadas auxiliam essa tomada de decisão. Continue a leitura e confira! 

O que é Pivotar

O que é pivotar?

Pivotar é quando o empreendedor decide mudar a área de atuação do negócio a fim de alcançar o sucesso. O que pode ocorrer por conta de uma análise do mercado ou até mesmo para superar um momento de crise.

Um bom exemplo é uma empresa de sistemas de vendas que antes vendia apenas para pequenas lojas de comércio e decidiu desenvolver aplicativos de agendamento para clínicas de saúde. 

Perceba que o nicho mudou completamente, no entanto, o core, ou seja, a base do negócio, continuou sendo a tecnologia. Essa é uma característica marcante da pivotagem. 

A Netflix é outro bom exemplo. Inicialmente, a marca funcionava como um serviço de aluguel de DVD nos anos 90. Após quase 20 anos, ela se tornou um dos maiores serviços de streaming e mostrou para o mundo o que é pivotar com sucesso. 

Ao analisar os números, se o dono de negócio percebe que o caminho trilhado não está rendendo bons frutos, ele pode e deve estudar uma oportunidade para pivotar sua empresa. 

Assumir o risco de empreender vale a pena, mesmo quando o projeto não deslancha. Caso você se depare com a inviabilidade, saiba que há uma forma de ter um crescimento estruturado com um novo modelo de negócios. 

Além disso, ainda haverá uma vantagem: você já saberá onde está o erro e terá identificado quais são as melhores oportunidades para alavancar seu negócio.

Se você deseja entender um pouco mais sobre os desafios de crescimento de uma empresa, baixe gratuitamente o nosso e-book sobre Gestão Empresarial

Qual momento certo para pivotar? 

O primeiro passo para entender se existem condições favoráveis para sua empresa pivotar é identificar se é preciso mudar o direcional do negócio ou apenas fazer ajustes pontuais

Afinal, não é porque você está passando por desafios que determinado nicho de mercado ou seu produto/serviço não são rentáveis. É indispensável entender o que está acontecendo na empresa, levantar os erros e acertos e, por fim, estudar o cenário econômico do negócio como um todo.

No caso da Netflix, era bem claro que a tecnologia estava dominando aquele setor e que, uma hora outra, os DVDs desapareceriam do mercado. Essa pode ser a mesma situação da sua empresa? Talvez sim e talvez não: sem uma boa análise, não é possível encontrar uma resposta. 

Mas, em resumo, quando o planejamento estratégico não está gerando faturamento suficiente para pagar os custos mínimos do negócio por um longo período de tempo, pode ser um sinal de que chegou a hora de pivotar. 

Se o seu produto é funcional e resolve um problema real no mercado, mas a produção dele se torna muito cara quando feita em baixa escala, por exemplo. Então, nessa situação, uma boa saída seria ir para o varejo para baratear os custos e continuar atendendo seus clientes. 

Uma empresa precisa atender aos desejos ou necessidades do seu público-alvo, mas precisa fazer isso de forma sustentável. Ou seja, é indispensável ter certeza de que a marca pode se manter ativa. Se a prática mostrou que a sua ideia não consegue dar conta dessas situações, pivotar pode ser a solução. 

É importante ter essa clareza na identificação dos resultados, principalmente para você que veio até aqui procurando entender o que é pivotar e se essa é uma possibilidade viável para fazer o seu negócio funcionar. 

O que é Pivotar

Ter controle e planejamento do seu negócio é essencial para qualquer mudança 

Depois de entender o significado de pivotar e o momento para aplicar essa mudança, é importante saber que este processo está diretamente ligado ao controle financeiro

Até porque, assim como para iniciar um negócio é fundamental estar amparado por um sólido planejamento, ao redirecionar o seu modelo de negócios também é necessário estudar a nova ideia com atenção. 

Quanto mais consistente e avaliado for esse plano, maiores serão as chances de você desenvolver um projeto promissor. Mas, para isso, é necessário monitorar as finanças, saber quanto entra e quanto sai da empresa, bem como ter uma reserva de emergência para imprevistos. 

Ter um sistema ERP online, como a Conta Azul Pro, facilita muito a vida de qualquer empreendedor. Com a plataforma, você terá controle total sobre o dinheiro da empresa, podendo emitir relatórios e acompanhar os números em tempo real.

A Conta Azul também pode ser integrada com o seu contador, sem contar com outros diversos recursos que facilitarão a sua gestão financeira, como emissão de nota fiscal, controle de vendas e de estoque e geração de relatórios

Gerencie a sua empresa e se prepare para crescer com uma plataforma completa! Teste gratuitamente a Conta Azul Pro!

Leia mais

 

Faça agora a gestão financeira do seu negócio em um único lugar