Gestão do Negócio

O que é elevator pitch e como criar sua melhor apresentação

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 07/07/2023 | 6 mins de leitura | ← voltar

O que é elevator pitch e como criar sua melhor apresentação

Se você encontrasse um investidor em um elevador e tivesse um minuto ou menos para despertar seu interesse, estaria pronto para esse desafio? Essa situação ajuda a pensar em uma forma rápida e direta de apresentar o valor e o diferencial de sua empresa. No mundo das startups e dos investidores, o termo em inglês para isso é o elevator pitch.

A gente sabe que montar o próprio negócio é o sonho de muita gente, mas ter uma boa ideia somente não basta. É necessário investimento e, na maioria das vezes, o empreendedor não tem esse capital. Para isso, ele precisa convencer alguém a apostar em seu projeto. O convencimento desse investidor precisa partir de algum lugar, de um primeiro passo, capaz de despertar o interesse na sua proposta de valor.

O elevator pitch  é uma versão resumida do discurso de venda, o chamado pitch, que costuma ser utilizado por empreendedores em uma apresentação mais completa, com informações sobre mercado, descrição do problema, do produto ou serviço e até mesmo um perfil da equipe. O formato mais curto, por sua vez, é focado no valor do projeto e em sua capacidade de gerar lucro para quem resolver investir na ideia.

Conversa de elevador

Para ficar mais claro, pense que você criou um aplicativo com grande potencial de mercado e, certo dia, encontrou Mark Zuckerberg, o famoso CEO do Facebook, no elevador. Você vai comentar sobre o dia chuvoso ou vai aproveitar essa chance para tentar convencer um grande empresário a apostar em sua ideia?

Somado ao tempo limitado, há ainda o fato de que o fundador da maior rede social do mundo deve receber diversas dessas propostas diariamente. Diante disso, quais seriam os argumentos mais certeiros e convincentes? Qual a melhor postura e o que precisa ser priorizado na apresentação?

Apesar de o termo elevator pitch ter origem em um encontro hipotético dentro de um elevador para ilustrar o quão rápida deve ser a apresentação, a técnica pode ser utilizada em diversas ocasiões, como feiras, palestras e treinamentos, ou mesmo para resumir um projeto dentro de uma empresa, por exemplo. O mais importante é não perder a oportunidade, pois não é sempre que você encontra o Mark Zuckerberg no elevador, não é mesmo?

Como deve ser a conversa no elevator pitch ?

Neste momento, você pode estar se perguntando: encontrei o investidor, mas e agora? Não tem segredo. A apresentação deve reunir informações básicas da sua empresa e do seu produto e há vários modelos para fazê-la. Seguem dois deles:

PARA (público alvo)

QUE (necessidade ou uma oportunidade para)

O (produto ou serviço)

É COMO (categoria de produto ou serviço)

DIFERENTEMENTE DE (concorrente principal)

NOSSO PRODUTO (diferença principal)

OU

A (empresa)

resolve (problema)

por meio de (vantagens/benefícios)

para ajudar (público-alvo)

a alcançarem (objetivo).

O modelo de negócios envolve cobrar (clientes)

por (benefício que motiva compra).

Veja nos exemplos como seria uma apresentação sobre a ContaAzul de acordo com os dois modelos apresentados:

Exemplo 1:

O ContaAzul é um software de gestão simples e eficiente PARA micro e pequenas empresas brasileiras QUE têm pouco conhecimento sobre gestão e pouco tempo para cuidar das finanças. O ContaAzul é como um sistema ERP, mas DIFERENTEMENTE de soluções antigas, é 100% online e muito fácil de usar.

Exemplo 2:

A ContaAzul trabalha para resolver a gestão e o controle financeiro por meio de um sistema de gestão simples e 100% online, para ajudar micro e pequenos empresários a alcançarem o sucesso gastando pouco tempo e sendo mais eficientes.

Não é tão difícil assim, não mesmo? O importante é realmente conhecer e ter bem claros os objetivos e os diferenciais do seu negócio!

Persistência é fundamental

Não desista depois de um não. As respostas negativas virão e ajudarão você a melhorar a apresentação. Tendo retornos, é possível entender o que os investidores realmente querem, ver o que dá certo e o que deve ser alterado ou adaptado para a próxima conversa.

Como o tempo é curto, o primeiro passo para preparar o discurso é escolher bem as palavras, as que melhor definem seu negócio, com precisão e objetividade. Ninguém conhece melhor a cria do que o criador, não é verdade? Então passe ao investidor a confiança de que você sabe do que está falando, tem domínio sobre a solução que propõe e, principalmente, que acredita no seu potencial.

É necessário pensar bem no que vai falar e treinar, no entanto, o discurso não pode parecer decorado. Deve ser o mais natural possível, demonstrando a essência da sua proposta, a paixão pelo negócio e a crença de que ele vai dar certo. Não tente parecer outra pessoa, com falas com as quais não está acostumado, rebuscadas de mais ou de menos. Tanto a comunicação verbal quanto a visual, se feitas de forma verdadeira, são capazes de convencer o investidor.

Outro detalhe essencial é se concentrar e ser direto. Não entre em detalhes muito longos e não desvie do foco do discurso. Lembre-se: esse é o primeiro contato. Se a pessoa se interessar, existirão outras conversas nas quais todos os pontos poderão ser explicados com calma.

Um bom pitch elevator vai despertar a curiosidade do investidor e fazer com que ele queira saber mais sobre a ideia. É uma lógica parecida com a uma ação de e-mail marketing. Primeiro, é necessário atrair a pessoa pelo título da mensagem. Depois, com textos curtos e imagens, ela deve ser instigada a clicar em algum link, seja da venda de um produto, seja do site institucional.

Bom, o discurso da empresa está preparado e os principais detalhes foram inseridos. Falta apenas deixar claro qual o objetivo disso tudo: uma próxima reunião, um investimento ou uma parceria? Especifique exatamente o seu desejo e a sua demanda, sem medo da resposta que virá.

Erros a serem evitados

Um erro cometido por muitos empreendedores na hora de apresentar uma ideia é tratar esse momento como se fosse uma venda. No geral, as pessoas, quando são abordadas, fogem de “papo de vendedor”, se esquivam e nem terminam de ouvir os argumentos. Então, se atenha a mostrar o que você faz, sem tentar forçar uma situação. O investidor deve ser motivado a querer continuar a conversa.

Outro problema de muitos discursos é a falta de conteúdo. Ao mesmo tempo em que não é necessário inserir todos os detalhes do negócio no elevator pitch, ele também não deve vago. Os pontos mínimos devem ser apresentados, como o diferencial do produto ou serviço e um resumo do modelo de negócio escolhido.

Como podemos ver, elaborar um bom elevator pitch não é um bicho de sete cabeças. Muito pelo contrário. Basta conhecer bem sua proposta, o mercado, treinar o discurso e tentar, sem desistir no primeiro não. Se você ainda não tem uma apresentação dessas, monte logo uma, pois não sabemos quando vamos cruzar com um investir em potencial, concorda? Ah, e conte pra gente ali nos comentários se você já teve alguma experiência deste tipo e o que aconteceu!

Leia também