O que é e como fazer o planejamento operacional de uma empresa? + Modelo grátis

Sobre o que estamos falando?

  • O planejamento operacional é feito a curto prazo e considera as atividades operacionais que devem ser executadas para atingir os objetivos da empresa;
  • É o plano operacional que guia o empreendedor no dia a dia do negócio, indicando os principais desperdícios na operação que precisam ser ajustados;
  • Conte com a Conta Azul Pro para colocar o seu planejamento operacional em prática. Modernize a sua empresa, otimize tarefas manuais e tenha o controle total do seu negócio.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

O planejamento operacional compreende um conjunto de ações estratégicas pré-estabelecidas pelo dono do negócio. E, como é focado em setores e atividades específicas da empresa, ele tem um tempo curto para execução.

É por meio do planejamento operacional que você identifica o que está precisando de fato na sua empresa para que os seus colaboradores trabalhem melhor e atinjam os objetivos do negócio.

No entanto, nem sempre o empreendedor saberá por onde começar o seu plano operacional. Isso porque esse documento é complexo e leva bastante tempo para ser finalizado. 

Neste conteúdo, entenda a importância de um bom plano operacional e baixe um modelo gratuitamente e faça o seu!

Por que contar com um bom plano operacional para seu negócio? 

O planejamento operacional indica o que, na prática, deve ser feito para que o objetivo central da empresa seja alcançado.

Enquanto o planejamento estratégico define as ações macro, o operacional, como o próprio nome já diz, estabelece as atividades operacionais que devem ser executadas para atingir os resultados esperados do negócio. Quer um exemplo?

O empreendedor possui uma loja de roupas e, ao montar o planejamento estratégico, ficou definido que a prioridade do próximo semestre é apostar no marketing digital para conquistar novos clientes. 

Com base nisso, o seu planejamento operacional apontará as principais ações de marketing digital que devem ser desenvolvidas para alavancar as vendas, como patrocinar as postagens e produzir mais vídeos.

O planejamento operacional guiará você diariamente a tirar do papel, de uma forma assertiva, o planejamento estratégico da sua empresa. 

Afinal, todas as ações e atividades operacionais dependem de recursos. E, ao mensurar todos esses custos, é possível organizar o financeiro e a sua equipe para colocá-las em prática. 

Modernize a sua empresa com a Conta Azul Pro: plataforma de gestão completa, online e fácil de usar!

Baixe grátis seu Modelo de Planejamento Operacional!

Você já entende o que é e qual a importância do planejamento operacional, mas ainda não sabe por onde começar? Ou então, não tem tempo disponível para elaborar um?

Fazer um planejamento operacional do zero realmente leva bastante tempo. Para ajudar empreendedores como você, que precisam estruturar o operacional da empresa o quanto antes, o time de especialistas da Conta Azul desenvolveu um modelo pronto! 

Para ter acesso ao material, basta preencher o formulário abaixo e fazer o download do material. Não perca tempo e garanta logo o seu! 

 

Planeje sua empresa para crescer com um sistema de gestão

Ao criar um bom planejamento operacional para o negócio, as suas tomadas de decisão serão mais direcionadas, o empreendedor estará preparado para possíveis imprevistos e ajustes necessários. Com isso, as chances da sua empresa se desenvolver aumentam consideravelmente.

No entanto, isso não adiantará se você gerenciar o seu negócio à base de anotações manuais. Isso é coisa do passado: conte com a Conta Azul Pro para acelerar o crescimento da sua empresa!

A Conta Azul Pro é uma plataforma online completa, desenvolvida pensando nos desafios das  empresas. Ideal para quem já está no mercado ou começando agora, ela permite que você monitore as suas vendas e o estoque em tempo real. 

Assim, o dono de qualquer negócio pode dar adeus às surpresas desagradáveis, como descobrir que um item acabou somente após a venda. Isso porque, a Conta Azul Pro, todos os setores são integrados e atualizados automaticamente. 

Quando uma venda acontece, esse lançamento é registrado não só no estoque, como também no financeiro e enviado diretamente ao contador. Tudo isso sem você precisar fazer nenhuma ação a mais. É só vender e pronto.

Além disso, com a Conta Azul Pro a conciliação fiscal e das vendas também são automáticas e o empreendedor consegue emitir mais de dez tipos de notas fiscais sem complicação. E, para acompanhar melhor o desempenho do seu negócio, com poucos cliques, é possível gerar relatórios completos e detalhados.

A Conta Azul Pro oferece todo o suporte que precisa para colocar em prática o seu planejamento operacional. Clique aqui e teste grátis!

Baixe também

Newsletter

Faça agora a gestão financeira do
seu negócio em um único lugar