Gestão do Negócio

O que é brainstorming e como pode ser usado na sua empresa

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 07/07/2023 | 3 mins de leitura

O que é brainstorming e como pode ser usado na sua empresa

Como a criatividade nem sempre anda lado a lado com a alta produtividade das empresas, é preciso estimular a geração de ideias a fim de que os funcionários contribuam com mais frequência para a criação de soluções alternativas na resolução de problemas. E, nesse caso, uma ótima opção é o brainstorming, que pode ser uma excelente maneira de elevar a performance da empresa pela valorização e participação dos funcionários. Acompanhe agora como isso funciona no mundo corporativo.

O conceito

A técnica de brainstorming, que foi criada em 1942, vem sendo remodelada ao longo dos anos para servir aos propósitos das empresas. Visando estimular a geração de ideias, provocar transformações, buscar soluções inovadoras e estimular melhorias a partir de um debate saudável, o brainstorming explora a criatividade dos participantes sempre de maneira lúdica e bem estruturada.

O processo

Primeiramente, um problema é apresentado ao grupo, que deverá encontrar soluções de forma conjunta, debatendo prós e contras de cada ideia, até que se chegue a um resultado final. O consenso provavelmente será a melhor maneira de resolver a questão.

A técnica de brainstorming normalmente leva em consideração grupos pequenos — com no máximo dez participantes e um mediador, para manter o modelo de brainstorming durante toda a sessão e evitar possíveis dispersões da equipe. Além disso, esse mediador pode oferecer fontes de inspiração — como leituras, filmes, cases e estudos de mercado, que podem ser vistos antes da sessão ou em conjunto — para ativar o fluxo de ideias.

As técnicas

Como encontrar a melhor técnica de brainstorming para sua empresa pode levar algum tempo, resolvemos listar a seguir algumas ótimas opções que podem, a partir de hoje, ser testadas com sua equipe.

Afinidades

O modelo de brainstorming que leva em consideração o diagrama de afinidades é realizado com todos os participantes inserindo suas ideias em post-its, que depois são organizados por um mediador, de acordo com afinidades. Cada grupo de ideias é, então, discutido pelos participantes a fim de que, ao fim da sessão, a melhor ideia seja selecionada.

Canvas

Baseado no Business Model Canvas, essa tática mostra toda uma nova perspectiva de como fazer brainstorming, separando as ideias sobre um diagrama em que são elencados os problemas, os resultados esperados e os objetivos. O modo de visualização já deixa tudo mais simples, sendo mais fácil fazer conexões e estabelecer sentido entre as ideias.

Gamification

Os jogos sempre são excelentes recursos para estimular a criatividade das pessoas. Por isso, sua dinâmica pode ser emprestada ao brainstorming a fim de facilitar a participação de todos. Ao propor uma competição entre os participantes, o mediador pode esclarecer o que é brainstorming e lançar desafios a serem superados, fazendo com que todos coloquem a criatividade para trabalhar.

Online

Fato é que o tempo costuma ser escasso nas empresas. E isso faz com que muitas pessoas simplesmente odeiem dinâmicas em grupo para fazer brainstorming. Nesse caso, é possível utilizar ferramentas colaborativas online — como redes sociais, Google Drive ou, ainda, Mural.ly — para simplificar a colaboração conjunta, lançando-se ideias na nuvem, sem a necessidade de mobilizar todos os funcionários para um local específico.

Resta ressaltar que existem várias outras técnicas de brainstorming que podem ser utilizadas na sua empresa. Basta que você determine o melhor modelo para sua equipe e o coloque em prática para testar sua eficácia em relação à produção de criatividade e inovação, sempre focado nos objetivos da sessão.

Quer melhorar ainda mais a inovação na sua empresa? Conheça agora mesmo nosso guia de Inovação para Pequenas Empresas e estimule a geração de ideias no seu negócio!

 

E não deixe de voltar aqui para nos contar que técnica funcionou melhor para sua equipe! Participe!

Leia também