Controle Financeiro

O que a Nath Finanças tem a ensinar sobre Gestão Financeira

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 07/07/2023 | 7 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • Nathália Rodrigues é orientadora financeira e youtuber. A principal missão da administradora, com os quase 300 mil inscrito no canal, é ensinar educação financeira de maneira fácil e prática para quem não entende do assunto;
  • Em vídeos bem humorados, Nath Finanças aborda assuntos relacionados à gestão financeira e investimentos, além de algumas curiosidades, como a lista dos bilionários que perderam tudo;
  • O controle financeiro é fundamental para qualquer empresa. Afinal, sem saúde financeira é impossível crescer. Conte com a Conta Azul Pro para gestão e expansão dos negócios. Sem burocracia, tarefas manuais ou retrabalho.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Quantas vezes você ouviu que precisava guardar dinheiro e controlar os gastos? Ou então, que não podia extrapolar o limite do cartão de crédito? Agora, a pergunta mais importante: alguém já te disse como fazer isso de um jeito que funciona na prática?

Nem todo mundo tem acesso à educação financeira e, foi pensando nisso, que Nathália Rodrigues, de 23 anos, criou um canal no Youtube para falar sobre esse assunto. Diferente de alguns outros canais do mesmo nicho, o Nath Finanças é voltado para pessoas de baixa renda.

Para quem pensa em montar uma empresa com pouco dinheiro, as dicas da jovem empreendedora são fundamentais para transformar esse sonho em realidade. 

Continue lendo para conhecer um pouco mais sobre Nathália e confira as 5 dicas infalíveis sobre controle financeiro para pôr em prática agora mesmo. Boa leitura!

o-que-a-nath-financas-tem-a-ensinar-sobre-gestao-financeira
Fonte: Revista Claudia

Conheça a Nath Finanças

“[Foi por isso que] Eu criei o Nath Finanças, para falar sobre e com pessoas de baixa renda, e são finanças reais para pessoas reais.”

Nathalia Rodrigues, a Nath Finanças, nasceu em uma família simples na cidade de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. Com as contas apertadas, era comum para a família comprar no cartão no crédito, pagar a fatura, ficar sem dinheiro e usar o cartão novamente. Era sempre o mesmo ciclo, todos os meses. 

Muito jovem, começou a trabalhar como vendedora em uma loja de calçados. Nath também conciliava o trabalho com o curso de administração em uma faculdade particular, onde ganhou uma bolsa de estudos. 

Nathalia diz que nunca se sentiu representada na internet quando o assunto era finanças para pessoas de baixa renda. Para ela, tudo era muito generalista e faltavam dicas práticas. Foi isso que estimulou a criação do canal no Youtube em 2018. Porém, apenas no ano seguinte, ela conseguiu gravar os primeiros vídeos.

Foi conquistando seguidores aos poucos até que em 2020, um meme fez com que o nome de Nathália ficasse entre os mais comentados no Twitter. A piada era bem simples: os usuários estavam colocando a frase “Nath Finanças, eu falhei com você” e, em seguida, relatavam os gastos feitos. 

nath-financas
Fonte: Twitter @nathfinancas 

A partir daí, não só o canal do Youtube, mas também as redes sociais começaram a crescer: só no Twitter, Nath conquistou 200 mil seguidores em poucos dias. Hoje, ela é graduada em administração de empresas, youtuber, escritora e podcaster. Além disso, também começou a investir, inclusive, em criptomoedas. 

Após conhecer um pouco mais sobre a vida da Nath das finanças, chegou a hora de aprender com ela dicas incríveis sobre gestão financeira. Continue a leitura! 

Quem é Luiza Trajano? 6 lições para aprender com o Magazine Luiza

5 principais dicas para uma gestão financeira saudável 

 

1. Fique de olho na fatura do cartão

Se você evita acompanhar a fatura do cartão de crédito porque tem medo de ver o valor, saiba que ter clareza sobre os gastos é o primeiro passo para uma gestão financeira eficiente, seja pessoal ou empresarial.

Então, encare: olhe a fatura e analise todos os gastos. O objetivo é entender se o que foi comprado era realmente necessário, ou não.

No início, pode não ser fácil. Mas, depois que essa atitude virar um hábito, o controle de gastos fica mais simples, sem extrapolar o limite do cartão de crédito e, com o passar do tempo, fazer compras à vista.

Para quem tem ou pensa em abrir uma empresa, fazer esse controle é muito importante. O que acontece é que se for feito de forma manual, é possível se perder em meio as contas e até esquecer os pagamentos. A saída é sempre contar com uma plataforma de gestão financeira que registre todos os gastos de forma automática.

Faça a gestão financeira da sua empresa com quem entende do assunto: clique aqui para conhecer a Conta Azul Pro!

2. Estabeleça metas viáveis

Quem foi que disse que é necessário guardar 30 ou 40% do salário? Se você consegue juntar apenas 10% do que ganha no mês, ótimo, continue!

Defina metas na própria realidade e evite frustrações. Dessa forma, você sentirá mais estímulo para juntar mais dinheiro e, com tempo, poupar muito mais do que os 30% que todo mundo fala. 

3. Não deixe dinheiro parado na poupança

Ao deixar o dinheiro parado na poupança, mesmo que um valor pequeno, você deixa de  ganhar dinheiro. 

Por isso, não perca a oportunidade de fazer o dinheiro render, para que a sua reserva financeira aumente cada vez mais. Uma dica é começar nos investimentos oferecidos pelas contas digitais que, segundo Nath, rendem de acordo com o CDB – Certificados de Depósito Bancário.

Como investir seu pró-labore?

4. Separe os gastos pessoais dos empresariais

Essa aqui é uma dica que todo mundo sabe, no entanto, colocar em prática é algo praticamente impossível para muitos empreendedores. 

Por ver o dinheiro entrando na empresa diariamente, alguns donos de negócio acreditam que não existe tanto problema em pegar do caixa um valor aqui, outro ali. O que acaba acontecendo é que muitos só se dão conta dos efeitos negativos dessa prática quando já estão no prejuízo. 

Portanto: os gastos da empresa devem ser pagos pela empresa e, as suas contas pessoais, por você mesmo

Entenda como organizar suas finanças para abrir uma empresa

5. Acompanhe os gastos

Sabia que você pode estar ganhando ou gastando mais do que imagina? 

Por fim, essa é uma das dicas mais importantes: monitore, pelo menos semanalmente, todos os gastos, sejam eles do cartão de crédito ou pagamentos à vista. 

Como falamos, a clareza é indispensável para fazer a gestão financeira de forma eficiente, pois será possível identificar quais são os gastos essenciais e supérfluos. Encontrar saídas para cortar ou reduzir gastos também é muito mais simples quando se tem controle financeiro.

Estoque e vendas em tempo real é com o App Conta Azul de Bolso! Saiba mais aqui.

NATH-FINANCAS-claudia
Fonte: Revista Claudia

Saiba como fazer um controle financeiro assertivo da sua empresa

Monitoramento dos gastos e receitas: essa é uma das dicas mais importantes que podemos aprender com a Nath. Sob o ponto de vista dos negócios, trata-se de um processo essencial para a saúde financeira da empresa. 

Afinal, com um bom controle financeiro, é possível pagar as contas em dia, planejar investimentos para o negócio, ter uma reserva para imprevistos e dar adeus às multas por atraso. 

Conte com a Conta Azul Pro para fazer uma gestão financeira eficiente e ter o controle total dos gastos da sua empresa! Trata-se de uma plataforma completa e online para empresas, feita para empreendedores que estão começando agora ou para quem já está no mercado e deseja modernizar o negócio.

Com a Conta Azul Pro, é possível:

  • Monitorar as vendas e o estoque em tempo real. Podendo até programar alertas para ser notificado quando os itens atingirem as quantidades mínimas;

  • Emitir mais de dez tipos de notas fiscais e enviá-las ao contador sem precisar de malotes;

  • Cadastrar todas as informações dos clientes, fornecedores e parceiros;

  • Acessar o estoque e as vendas pelo App Conta Azul de Bolso, de forma gratuita;

  • Controlar entradas e saídas em tempo real. Assim como no estoque, é possível programar notificações com as datas de vencimento das contas;

  • Conciliar vendas e toda a parte fiscal de forma simplificada.

A Conta Azul Pro é a melhor parceira do empreendedor. Aproveite para testar todas essas facilidades, gratuitamente e sem compromisso: clique aqui e comece agora!

Leia mais

Leia também