O jogo do empreendedor

O jogo do empreendedor

Se você ainda não sabe como dar o passo inicial para abrir o seu negócio, conheça uma maneira divertida que pode ajudar-lhe a percorrer a trilha do empreendedorismo — da casa zero, até o sucesso.Um sistema de gestão que conecta as áreas da sua empresa: do financeiro ao comercial

Sem termos complicados e excesso de “contabilês”, jogos educativos voltados ao micro e pequeno empreendedor ensinam dicas de estratégia de negócios, finanças e a descomplicar a burocracia.

Para esclarecer as principais dúvidas de futuros empresários, o Sebrae/PR desenvolveu o jogo “Trilha do empreendedor”. Nesse aplicativo, você escolhe as características desejadas de seu personagem virtual, como sexo, cor de cabelo, roupa, cor de pele e carro. A partir daí, começa uma sequência de perguntas que vão lhe ajudar no processo de empreendedorismo.

Durante as oito fases, você deve responder perguntas sobre o modelo de negócio a localização; o investimento necessário; mercado; fornecedores, clientes e concorrentes; organização dos dados, o registro da empresa e, por último, a administração. Durante as etapas, são oferecidas dicas e materiais educativos que lhe mostrarão os melhores caminhos desta jornada. Lembre-se: é importante que você seja honesto em suas respostas, pois elas direcionarão o jogo de acordo com o seu perfil. É possível baixar o aplicativo pela loja da Apple, ou no Google Play ou ainda acessar pelo site da Trilha do Empreendedor.

Com o mesmo nome, mas com uma didática diferente, no jogo Trilha do Empreendedor do portal UOL Economia você encarna o papel de um explorador e conhece as ferramentas necessárias para não se perder durante a aventura de empreender. O game incentiva a refletir sobre como identificar oportunidades de negócios e apresenta orientações práticas:

  • Conheça o mercado em que vai atuar;
  • Procure um ramo onde você é experiente;
  • Gostar da atividade é essencial;
  • Procure formas de se destacar no mercado.

Como abrir uma empresa? Passo a passo para tirar as ideias do papel  Preparamos um guia para descomplicar o processo de abertura do seu negócio Baixar o guia agora

Além disso, aborda estratégias para a abertura de um negócio, entre elas, pesquisa de mercado, público-alvo, plano de marketing, recursos financeiros e cálculo de investimentos. No fim da trilha do empreendedor, placas indicam o caminho burocrático para o registro da empresa.

Um grande ponto positivo desses jogos é que, mesmo que você tenha dúvidas ou não saiba a resposta, você não perde pontos, nem é eliminado. Afinal, para empreender, é necessário arriscar e, principalmente, saber aprender com os erros.

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?