Tem novidade ContaAzul para empresas que vendem produto. Os recursos de emissão de NF-e (nota fiscal eletrônica) agora incluem notas de exportação para empresas optantes pelo Simples Nacional, além de remessa e de retorno. Assim, além de emitir o documento fiscal com rapidez e eficiência, o emissor do ContaAzul está ainda mais completo. Entenda o que é cada um desses tipos de nota.
Nota fiscal de exportação
Para empresas optantes pelo Simples Nacional que vendem para o exterior, a nota fiscal tem algumas particularidades. É preciso detalhar informações de impostos na NF-e de exportação específicos desse tipo de operação. Nesses casos, por exemplo, não é necessário identificar a cidade de destino, onde está seu cliente, mas apenas o país. Assim, basta você informar, no cadastro do cliente no ContaAzul, que o endereço é de outro país para o emissor entender de que tipo de nota você precisa.
O passo a passo da emissão tem alguns ajustes, para dispensar campos como CNPJ/CPF e incluir o local de embarque da mercadoria para fora do país (onde está o porto ou o aeroporto, por exemplo). Nesse tipo de venda, é preciso assinalar a situação tributária do ICMS (isento / imune, no caso) e do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Tudo isso é facilitado pelo ContaAzul, e você pode partir para a próxima venda. É cliente e quer saber mais? Acesse nosso suporte.
Nota fiscal de remessa
Nem todo mundo sabe, então não custa relembrar. Nota fiscal de remessa é o documento fiscal que acompanha mercadorias em remessas simples, quer dizer, em movimentações nas quais não houve venda. Ela geralmente é isenta de tributos porque as operações comerciais aconteceram antes ou virão depois dessa movimentação — na venda, sim, há cobrança de impostos normalmente aplicada à nota.
Exemplos de notas de remessa são amostra grátis, brindes, doações, conserto, consignação, demonstração, depósito externo, industrialização (transformação de uma matéria-prima em outro produto em uma outra unidade da empresa, por exemplo), entre outros 15 motivos da remessa, que precisam ser definidos na nota. Por não envolver movimentação financeira, é isenta de impostos, e sua emissão é simplificada. É cliente e quer saber mais? Acesse nosso suporte.
Nota fiscal de retorno
Outro caso específico é um pouco diferente da simples remessa. A NF-e de retorno é o documento fiscal que acompanha mercadorias em movimentações de volta sem estorno — sem envolver o financeiro da empresa. Isso inclui questões como troca por erro ou defeito, retorno do conserto, de consignação, de demonstração, de depósito, de evento etc. (situação diferente da nota de devolução).
Sua empresa pode emitir notas fiscais de retorno para produtos entregues de forma errada pelo seu fornecedor e caso precise retornar um produto que sua empresa vendeu, você pode emitir uma nota fiscal de devolução de venda.
Quer saber mais sobre como os clientes ContaAzul resolvem isso em um processo simplificado? Acesse nosso suporte.
Diferenças: nota de remessa, de retorno e de devolução
As notas de remessa, retorno e devolução têm finalidades diferente. Em geral, as de remessa envolvem movimentações de saída de mercadoria da empresa sem operação de venda. As de retorno envolvem justamente o inverso, a devolução o caminho de volta dos bens sem envolver o financeiro e sem incidência de impostos.
A nota de devolução, já disponível no ContaAzul há mais tempo, é usada para acompanhar mercadorias que voltam à empresa com movimentação financeira.
Nem todos os motivos de remessa se aplicam à nota de retorno e vice-versa, já que itens como amostras grátis e brindes só saem da empresa. Sempre que tiver dúvidas, lembre-se de consultar seu contador!
Outros tipos de nota no ContaAzul
Além dessas, o ContaAzul tem suporte a diferentes tipos de nota fiscal. É a melhor alternativa ao emissor gratuito da Sefaz, que será descontinuado a partir de 1º de janeiro, porque facilita a geração do documento com integrações e armazenamento do histórico de clientes, vendas e notas emitidas. Também disponibiliza o Danfe (Documento Auxiliar da NFe) e enviar por e-mail ao cliente com um clique.
No fim do mês, na hora de separar a documentação do fechamento para encaminhar ao contador, cliente ContaAzul que está integrado à contabilidade faz o envio de notas fiscais e relatórios de lançamentos financeiros por dentro do sistema. Além de economizar com motoboy ou portador, tanto sua empresa quanto seu contador ganham tempo e simplicidade nesta etapa.
O ContaAzul emite notas fiscais de produto com suporte a certificado A1 e A3 tanto em vendas dentro do mesmo estado quanto nas interestaduais. No caso da NFS-e (nota fiscal eletrônica de serviço), o sistema está homologado para mais de 100 cidades. É possível ainda emitir notas fiscais de compra, para os casos em que sua empresa têm de tirar a nota no lugar do fornecedor. Saiba mais sobre nota fiscal eletrônica.Tem dúvidas? Deixe um comentário.