Abertura de empresa

Nomes de negócios criativos: 4 inspirações e 4 dicas

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 26/01/2024 | 6 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Uma dúvida comum de muitas pessoas que estão dando os primeiros passos no mundo do empreendedorismo é: Qual nome escolher para minha empresa?
  • Para pensar em um bom nome, você deve elencar as principais informações sobre a empresa e pedir sugestões para colaboradores, clientes e até mesmo amigos/familiares;
  • Lembrando que a recomendação é sempre optar pelo simples e personalizado. E não esqueça de ser ousado! Sua marca merece um nome memorável.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Uma das maiores dificuldades para quem quer dar os primeiros passos no mundo corporativo é encontrar nomes de negócios criativos.

Isso não é exatamente uma revelação surpreendente. Com tantas empresas, startups, websites e outros tipos de negócios surgindo a todo momento, é natural que exista certa dificuldade ao buscar originalidade.

Apesar disso, existem técnicas que podem servir como alicerce para elaboração de nomes inovadores para organizações. E é exatamente sobre isso que falaremos neste artigo.

A seguir, conheça algumas dicas para estimular a imaginação e idealizar uma razão social ou nome fantasia que represente o seu negócio de forma única. Acompanhe o texto e confira.

4 nomes de negócios criativos para se inspirar

Ao longo dos anos, vários negócios se destacaram pela criação de bons produtos e atendimento qualificado. Mas certamente nenhum deles teria tanto sucesso sem seus nomes criativos e bem trabalhados.

Abaixo você confere uma lista de algumas grandes empresas do mundo e como foram definidas as suas denominações.

Apple

Quando Steve Jobs e Steve Wozniak decidiram dar início à companhia, a referência à maçã surgiu logo de cara.

“Mas o que uma fruta tem a ver com computadores?”, você deve estar se perguntando. Acontece que o ícone é uma referência a Isaac Newton e sua Lei da Gravidade, que representou uma verdadeira revolução científica na época.

“Pense diferente”, diz o slogan da Apple. Uma marca que transmite inovação.

Facebook

A primeira ideia de Mark Zuckerberg era avaliar as feições das garotas que estudavam em Harvard. Facebook é a junção das palavras face (rosto) e book (livro). Então o criador não teve dúvidas: deu início ao seu site, o The Facebook.

Mais tarde, o nome foi resumido para o que conhecemos hoje, mas ainda condiz perfeitamente com a função da rede social: um reduto de informações de usuários cujas fotos de perfil são um elemento fundamental.

Google

Enquanto os criadores do Google trabalhavam em seu inovador mecanismo de buscas, um aluno sugeriu um nome para o negócio: googolplex.

O motivo? Bom, esse é o termo utilizado pelos matemáticos para designar o número 10 elevado à 100ª potência, recorrente no cotidiano de programadores. O duplo “O” também remete à numeração, matéria-prima para desenvolvedores.

Mais tarde, o nome seria simplificado para apenas googol, por ser mais curto. O restante da história é apenas um mero acaso: ao pesquisar pelo domínio, o responsável pela escolha não sabia a ortografia correta do termo. E Sergey Brin e Larry Page acabaram gostando da ideia.

Twitter

Pouca gente sabe, mas Twitter se traduz como pio, o som emitido por alguns animais como o sabiá e a andorinha.

Aqui a ideia é a postagem de mensagens curtas e diretas, tão simples quanto o assobiar de um pássaro. A simbologia, também transmitida no logo, reflete os objetivos da plataforma.

Nomes criativos para o seu negócio: passo a passo

Referências a momentos históricos, junção de duas palavras e até mesmo um erro ortográfico. Você já viu que o nome de uma empresa pode surgir de diferentes formas.

Mas, a seguir, aprenderá a criar seu próprio processo para ter novas ideias.

1. Elenque as principais informações sobre a empresa

Essa ação funciona como uma espécie de planejamento. A partir de dados básicos sobre a organização, é possível estabelecer a mensagem que ela pretende transmitir.

Algumas das principais informações são:

  • Público para o qual a sua empresa se comunica
  • Produtos e serviços ofertados
  • Missão, valores e ideais
  • Nomes de empresas concorrentes
  • Principais objetivos do negócio.

Baseando-se nessas referências, você estará apto a iniciar o processo de composição do nome da marca. Lembre-se de que ele deve refletir os principais interesses do consumidor e, ao mesmo tempo, transmitir os princípios da corporação.

2. Peça sugestões

Vamos pressupor que você não tenha contratado um especialista ou feito uma pesquisa de mercado. Nesse caso, é interessante contar com o restante da sua equipe para criar um nome criativo para seu negócio.

Todos os sócios e colaboradores devem participar, até mesmo os funcionários de baixo nível hierárquico. O próprio Google surgiu a partir da sugestão de um aluno, então dê voz às pessoas.

Converse, considere e anote cada uma das sugestões. Mesmo que elas não sejam as melhores opções no momento, podem ser úteis para gerar novos insights mais tarde.

Esse processo também é conhecido como brainstorm (algo como “tempestade cerebral”) e tem como objetivo facilitar a conexão de referências e ideias para encontrar novas soluções.

A partir das ideias, em algum momento, você construirá algo proveitoso.

3. Opte pelo simples e personalizado

Nomes confusos dificilmente são lembrados pelos consumidores. Por isso, é recomendado escolher algo mais simples. Um nome curto também será mais facilmente inserido em um logotipo.

Tente se colocar no lugar do cliente. Pense em suas experiências, hábitos e costumes. E faça com que se sinta confortável ao ouvir o nome do seu negócio.

Não adianta utilizar palavras rebuscadas, com pronúncia complicada ou em idiomas complexos para a sua audiência. O ideal é trazer proximidade, pensando no cotidiano do seu público-alvo.

Outro detalhe importante: tome cuidado para que o nome não seja associado a outras marcas ou palavras ambíguas. Desse modo, o consumidor não corre o risco de acabar se confundindo. Ao observar o nome, ele deve relacioná-lo imediatamente ao seu nicho de mercado.

4. Seja ousado

A sua marca precisa de um nome memorável, então não se prenda às regras do idioma. Você não está elaborando palavras que serão incorporadas ao dicionário. Então ouse!

Tente encontrar palavras que refletem o seu produto e incorpore novas formas para escrevê-la. Ou, quem sabe, unir dois termos em apenas um, como a Petrobras. Também é válido encurtar, de modo similar à Natura, por exemplo.

Não tenha receio de utilizar a inventividade. Mesmo que a sua marca não seja conhecida agora, com um bom trabalho de branding, no futuro ela pode estar na mente dos consumidores.

Agora você está pronto para elaborar um nome criativo para o seu negócio. Se esse é o seu ponto de partida, prepare-se para alçar voos mais altos a partir de agora.

E se você pretende utilizar a imaginação também em outros pontos da sua empresa, veja também como encontrar criatividade e inovação para o seu negócio.

Leia também