Tem novidade ContaAzul para quem tem empresa sedida na capital catarinense e presta serviços. É a emissão NFS-e sem certificado digital para Florianópolis e Joinville com o ContaAzul para ter mais controle e produtividade em seus negócios. O ContaAzul é o primeiro sistema de gestão 100% online a permitir isso sem precisar acessar o site da prefeitura nem , com muito mais organização e agilidade, além da integração com o financeiro, vendas, contabilidade e relatórios.
A chamada NFPSe (nota fiscal de prestação de serviços eletrônica) ou NFS-e (nota fiscal de serviços eletrônica) em Floripa é uma obrigação legal para empresas que oferecem serviços na cidade. Assim como outros tipos de nota eletrônica, é um documento que existe apenas digitalmente, como um arquivo de computador (XML). Assinado digitalmente, ele formaliza a prestação de um serviço para uma empresa ou consumidor final.
É nessa assinatura eletrônica que existe uma oportunidade. Via de regra, as notas eletrônicas precisam de um certificado digital para ser validadas pelo governo, o que exige a compra de um certificado junto a empresas autorizadas. Mas no caso das empresas de serviço, algumas prefeituras adotam exceções, dispensando essa obrigação.
É o caso de Florianópolis e de Joinville, onde é possível emitir a partir de um software baixado do site da prefeitura, o chamado Sistema de Geração e Emissão de Notas Fiscais de Prestação de Serviço Eletrônicas. O que o ContaAzul agora é capaz de fazer é encurtar esse caminho para você, e emitir NFS-e totalmente online, sem precisar baixar nem instalar programas, e ter tudo dentro de um único sistema de gestão e controle financeiro.
Olha só o que uma de nossas clientes está dizendo sobre a nova funcionalidade:
“O ContaAzul proporcionou melhoria para emissão de nota fiscal de prestação de serviço em nossa empresa e facilitou nosso trabalho, pela agilidade”.
Letícia Rocha, da Motobombas Florianópolis. Já emitiu mais de 190 notas online, sem precisar de certificado digital.
NFS-e online e sem certificado em Florianópolis e Joinville
Os principais pontos deste artigo são:
- Emissão da NFS-e sem certificado em Florianópolis e Joinville pelo ContaAzul
- Para usar, basta ter dados de acesso ao site da prefeitura.
- Suas próximas NFS-e emitidas pelo ContaAzul desta forma ficam sincronizadas com o site da prefeitura e armazenadas por 5 anos.
Mas vamos aos detalhes.Para emitir sua nota sem certificado digital, é preciso que sua empresa atenda a alguns pré-requisitos:
- Ter CNPJ registrado e regular, com sede em Florianópolis ou em Joinville, em atividades de prestação de serviço.
- Estar com a inscrição municipal regular, junto à prefeitura.
- Possuir cadastro aprovado e senha válida no sistema emissor de NFPS-e da prefeitura da capital catarinese.
O passo a passo é simples emitir NFS-e sem certificado. Em seu primeiro acesso ao ContaAzul, você terá a opção de gerar nota sem certificado. Basta preencher CNPJ e senha do site da Prefeitura. Se já tem sua conta configurada, vai ver essa opção acessando as notas de serviço (pelo menu “Vendas” e “Notas Fiscais de Serviço”).
Pronto.

Basta emitir suas notas. Se clientes e serviços prestados já estiverem registrados no ContaAzul, como no caso de contratos ou vendas recorrentes, a NFS-e sai em poucos segundos — literalmente em um clique.
Nota fiscal válida e sem erro
Sua empresa ganha produtividade a partir de um esforço cuidadoso de nosso time de engenheiros para garantir que tudo funciona e que suas notas saiam de uma forma muito mais fácil do que pelo sistema da prefeitura. O ContaAzul usa protocolos seguros para se comunicar com a Prefeitura da cidade e emitir a nota por você. A comparação que gostamos de fazer é com um assistente virtual, que recolhe os dados da nota do ContaAzul — como cliente, serviço vendido, valor e alíquota de imposto — e acessa o sistema da prefeitura para criar a nota em seu lugar.
A emissão é efetivamente realizada pelo site da prefeitura, mesmo que você não tenha acessado diretamente o site. Isso assegura que a nota sem certificado digital seja também segura. Antes, esse processo em Florianópolis e Joinville exigia a importação manual do arquivo para o site da prefeitura.
Depois de validadas, as notas são sincronizadas entre ContaAzul e site da prefeitura automaticamente. Assim, são atualizados automaticamente suas vendas, contas a receber e fluxo de caixa do ContaAzul. O envio de documentos ao contador também é mais ágil e preciso, se você tem a integração com o contador ativada. Fica mais eficiente o trabalho para quem usa boleto registrado, emitir e enviar tudo para o cliente por dentro de nosso software.
Gostou da novidade? Vamos emitir notas fiscais pelo ContaAzul sem certificado digital para Florianópolis e Joinville? Aprenda o passo a passo.Ainda não é cliente? Comece agora.