Controle Financeiro

Não leve cartão vermelho ao reduzir custos

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 07/07/2023 | 4 mins de leitura

Não leve cartão vermelho ao reduzir custos

O universo do futebol não é muito diferente do universo corporativo. Os dois são regidos por regras bastante parecidas e, sim, os negócios podem aprender com o esporte. Afinal, ambos estão atrás de uma coisa: atingir bons resultados com os menores custos possíveis.

No caso das empresas, esse custo é financeiro e vital. Nenhum negócio quer sair da competição por estar no vermelho. Consequentemente, para sobreviver em um mercado tão agressivo, uma empresa precisa sempre repensar as formas de fazer uma boa gestão dos seus recursos.

É mais do que essencial que o empresário consiga encontrar as melhores fechar os custos sem prejuízos. Planejar, tanto no futebol quanto nos negócios é ter uma estratégia.

1. Seja o técnico do seu negócio

Aonde seu time quer chegar? Lembre-se que reduzir custos é aumentar investimentos. Sendo assim, como o técnico da sua própria marca, você deve saber exatamente a posição e a economia que você quer que seja feita. Nenhuma redução de custos é feita com eficácia, se não houver uma administração que saiba os propósitos e os objetivos dessas mudanças. Escrevas suas metas e as deixe bastante claras entre seus funcionários. Elas vão orientar cada decisão tomada na hora de atualizar o regime financeiro da sua empresa.

2. Envolva todo o time

Um jogador não faz um gol sozinho. Existem 10 outros jogadores trabalhando em harmonia com ele, para que o time conseguisse vitória na hora decisiva. Estão todos inseridos em um só plano estratégico.
Desta mesma forma, deve funcionar uma empresa. Adote um comportamento que incentive toda a empresa a seguir os seus mesmos hábitos. Pequenas economias, como utilizar menos papel, depender de menos serviços ou racionar certos recursos, podem fazer grandes diferenças de adotados coletivamente.
Se você é o técnico, seus funcionários devem formar o restante do time. Não é possível haver essas reduções mínimas em um ambiente sem cooperação e entendimento, onde cada um trabalha por si. Mantenha o diálogo, explique a importância das suas decisões aos seus subordinados. Confie nas jogadas do seu time.

3. Invista nos seus jogares

Uma das formas mais comuns de economia de gastos é pela redução de funcionários. No entanto, como gestor da sua empresa, o fator mais importante para ser analisado é o desempenho da sua equipe. Talvez a melhor forma planejar seus custos pode ser através da redução da carga horária dos seus subordinados. Antes de cada grande partida, os jogadores precisam descansar. Não é só para garantir que não haja lesões físicas durante o jogo, mas para que a mente esteja totalmente concentrada na estratégia. Da mesma forma, investir nas condições de seus funcionários pode ser uma maneira de se investir em uma melhor qualidade de trabalho. Na hora de entrar em campo, você vai querer que seu time esteja focado e determinado.

Esse investimento não precisa ser financeiro. Para fazer com que seus funcionários queiram vestir a camisa do time, aprecie o trabalho e os incentive a ser cada dia mais empenhado no serviço. Mostre que cada um é essencial para a vitória. Escute as necessidades de todos. Mostre que ganhar o título é uma vitória não só do líder, mas de todos os jogadores.

4. Escolha as jogadas certas

Seja qual for a maneira que você escolha para controlar os custos e não ser surpreendido na hora de fechar o mês, é importante ter em mãos as principais ferramentas. Afinal, não adianta nada ter um time bom, mas sem uma estrutura para planejar e por em prática sua estratégia.
Portanto, se alie de bons instrumentos para que você consiga ter uma boa administração de todos os seus recursos financeiros. O mais indicado para as empresas que querem fugir de qualquer risco de tomar um cartão vermelho em pleno jogo, é confiar em um software de gestão acessível. Uma empresa que quer melhorar seu desempenho e, ao mesmo tempo, reduzir ao máximo as despesas, precisa ter tempo para focar em estratégia.Contratar uma plataforma de controle financeiro pode poupar esforço, tempo e, sim, também é uma forma de reduzir custos futuros. Por isso, confie no seu jogo e só invista no que trará um retorno seguro para a sua empresa, para o seu time.

Tem alguma dúvida sobre como melhorar sua gestão financeira? Deixe um comentário e comece a ter controle total do seu negócio.

Leia também